0

Tutorial de como assinar um documento de forma digital na forma da Lei (Assinatura de documento )

Certificação Digital (Tutorial de como assinar um documento)

(Assinatura de documentos) (Assinatura eletrônica e digital, na forma da Lei nº 14.063 de 23/09/2020.fulcro na Ordem de Serviço 03/2021 – Reitoria) https://assinador.iti.br/assinatura/index.xhtml

Publicado em: 10 de jun de 2021 às 15:35

Publicado em: 12 de maio de 2022, às 20h57

Passo 01 – Cadastrar no gov.br

Uma conta gov.br garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Passo 02 – Cadastrar no gov.br Ou através dos Bancos Credenciados

Passo 03 – Cadastrar no gov.br Criar uma CONTA

Opções de cadastro

Selecione uma das opções e siga as orientações para criar sua conta gov.br.

Passo 04 – No gov.br Acesso a conta (Exemplo)

Seja bem-vindo(a), MARQUINHOS SILVA ALBUQUERQUE

Gerencie informações, privacidade e segurança da sua conta gov.br

Passo 05 – No gov.br Assinatura de documento

Escolha um arquivo para assinar

Escolha apenas arquivos .DOC ou .DOCX ou .ODT ou .PDF com até 100MB.

Certificação Digital _ (Assinatura de documentos) (Assinatura eletrônica e digital, na forma da Lei nº 14.063 de 23/09/2020.fulcro na Ordem de Serviço 03/2021 – Reitoria)

Para assinar:

1. Clique no PDF e posicione sua assinatura
  2. Clique no botão “Assinar Digitalmente”
  3. Confirme o código recebido por mensagem SMS
  4. Salve o documento assinado clicando em “Baixar documento assinado”

Por Marquinhos

Acesso a chave móvel digital

E  possível o documento ser assinado mais de uma vez, basta que o cidadão envie o mesmo documento que assinou para que você possa assina-lo.

Veja os Exemplos:

• Tela de Acesso quando um documento mostra-se que foi assinado.

• Tela de Informações adicionais

• Tela de quando um documento é assinado e assinado em uma única véz.

• Tela quando mostra que é possível assinar + de 1 vez, no entanto o documento já torna-se válido com apenas uma autenticação, aplicando-se a Lei nº 13.726/2018, grosso modo, poderia ser resumida em uma simples explicação: sanar o exagero burocrático praticado pelas repartições públicas em todas as suas esferas. É daí que nasceu o nome dado a ela: desburocratização.

• Tela de quando um documento não é assinado e enviado de forma simples

Marquinhos Albuquerque

Assessor Web Master, Imperatriz, MA, 35 anos. Atualmente é Membro da CIS/UNIFAP.e Coordenador Geral do Projeto Social Ensinar e Aprender - PROSEAR 65/2019 (Extensão e Pesquisa), da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Ex-Chefe/Gestor da Divisão de Esportes-DESPORT. Com foco na interface entre a Gestão, Liderança; Educação; Sistema da Informação; Sites CMS WordPress (PhP, MySQL/SQL); realizado sua aplicação nas Instituições: Fundação Universidade Federal do Amapá (2015 e 2017), Escola Municipal do Ensino Fundamental Vera Lúcia Pinon Nery (2015) e Escola Municipal do Ensino Fundamental Lucia Neves Deniur (2014). Foi Professor, temporario no IFAP, aulas no PARFOR, e na Rede e-Tec.