Prof. Dr. Ramiro Esdras Carneiro Batista

Graduado em Pedagogia e Especializado em Serviço de Inspeção Escolar pelo Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco (CEIVA); Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado em curso na mesma instituição, área de concentração em Antropologia Social, na linha de pesquisa Povos Indígenas e Populações Tradicionais. Professor do quadro permanente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuando com formação docente em nível superior de nove etnias indígenas da Amazônia oriental. Possui experiências profissionais em gestão de unidades e sistemas de ensino; docência na educação básica e superior; além da atuação em agremiações comunitárias e sindicais e distintos conselhos de controle e acompanhamento de políticas sociais. É titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Cabo Orange (CONPARNA); membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); e da Comissão Mineira de Folclore (CMFL); atuando também como assessor para relações transfronteiriças do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Amapá (SINDSEP), na região de Oiapoque/AP. Atualmente, colabora nos Grupos de Pesquisa Cidade, Aldeia & Patrimônio (UFPA/CNPq); Gerenciamento Costeiro Pós-colonial na Amazônia (UFPA/CNPq); e História Indígena e do Indigenismo na Amazônia (UFPA/CNPq), inquirindo temas como antropologia da guerra ameríndia, educação e escolarização brasileira, gestão socioambiental em comunidades tradicionais e literaturas e narrativas decoloniais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0809460177410652

E-mail: jjesdras@bol.com.br