0

CLII PROMOVE O “WEBINÁRIO” DIÁLOGOS INDIGENISTAS – CRIMINALIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS EM PARCERIA COM FUNAI E MPF/AP

O “Webinário Diálogos Indigenistas: criminalização de práticas tradicionais” será realizado nos dias 09 e 29 de abril de 2021, e tem o objetivo de abordar situações e processos jurídicos envolvendo a criminalização de práticas tradicionais, com ênfase nos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará. No dia 09 o foco será as narrativas de indígenas sobre situações ou processos judiciais que os envolvem, com o intuito de apresentar ao público os impactos e reflexos – objetivos e subjetivos – que tais processos judiciais desencadeiam, principalmente quando estes não consideram as especificidades socioculturais desses povos. No dia 29 abordaremos os aspectos jurídicos e processuais desses e de outros casos envolvendo indígenas, também na perspectiva de criminalização de práticas tradicionais.

Durante o Webinário várias instituições do judiciário e representantes do movimento indígena debaterão aspectos relevantes para lançar luz a temas tão complexos e, ao mesmo tempo, tão caros aos povos indígenas e seus direitos.
Instituições confirmadas no debate:
✅ Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)
✅ Ministério Público Federal
✅ Justiça Federal do Estado do Amapá
✅ Defensoria Pública da União
✅ Procuradoria Federal junto à FUNAI no Amapá
✅ Ministério Público do Estado do Amapá
✅ Defensoria Pública do Estado do Amapá
✅ Fundação Nacional do Índio
Participe, divulgue e venha conosco dialogar sobre direitos, especificidades socioculturais, criminalização e tratos processuais.

📌Faça sua inscrição através deste link⬇️

https://forms.gle/Awgjz4BHeWmEiTzw9

ou Inscrição (google.com)

Venha conhecer um pouco mais sobre a realidade dos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará a partir deles mesmos, seus desafios e formas de enfrentamento às violações, na perspectiva de construção de novas realidades, com respeito aos seus modos de vida e no diálogo com o Estado e o Judiciário!

O evento será transmitido pelo Youtube no Canal do CLII e haverá certificação. Os certificados somente serão emitidos para aqueles que participarem dos dois dias de evento e preencherem o formulário de frequência.
Para mais informações acesse as redes sociais do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

𝙄𝙣𝙨𝙩𝙖𝙜𝙧𝙖𝙢: https://www.instagram.com/clii_unifap
𝙁𝙖𝙘𝙚𝙗𝙤𝙤𝙠: https://www.facebook.com/CLIIUnifap
Youtube: www.youtube.com.br/CLIIUNIFAP

0

CLII CONVIDA PARA II ASSEMBLEIA REMOTA DO DIA 25 DE MARÇO DE 2021

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá convida os docentes e acadêmicos do CLII para uma Assembleia remota em que discutiremos a etapa remota do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena: período de realização da etapa, matrículas, funcionamento e demais dúvidas dos acadêmicos.
A Assembleia remota será às 19 horas do dia 25 de março e ocorrerá de forma virtual, na plataforma Google Meet. O link para acesso é: meet.google.com/xub-bvzf-mzb

Contamos com a participação de todos!
Cordialmente: Coordenação do CLII

0

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM E-BOOK VOLUME 2 DA COLETÃNEA DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá abre
chamada para a publicação em E-book do Volume 2 da Coletânea com os Trabalhos de
Conclusão de Curso (TCC) produzidos no CLII.

I – Poderão ser submetidos os TCCs defendidos e aprovados até a finalização desta chamada;
II – Na autoria do trabalho deverá constar o nome do(s) alunos(s) como autor(es). O orientador
do trabalho poderá ser o segundo ou terceiro autor (no caso de trabalhos em dupla).
III – O TCC será publicado na forma de artigo em capítulo de livro, cabendo aos autores
realizarem as devidas alterações no original para obedecer a este formato;
IV – O capítulo deve ser inédito, não sendo permitida sua publicação anterior de forma on line
ou impressa;
V – Cada trabalho será avaliado por uma dupla de pareceristas ad hoc, cabendo a estes
APROVAR sem alteração, APROVAR com alterações ou REPROVAR os trabalhos
submetidos;
VI – Após a análise dos pareceristas, os trabalhos aprovados serão publicados no volume 2
da coletânea.
VII – Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail: coordenacao.clii@gmail.com e
confirmados em seu recebimento;
VIII – Período de submissão dos trabalhos: até às 23h59 do dia 10 de maio de 2021;
X – Diretrizes para autores: Orientações para autores do E-book 2 da coletanea do CLII

0

ASSEMBLEIA DO CLII EM 02/02/2021 E PLANEJAMENTO 2021/1

No dia 02 de fevereiro de 2021 o CLII, às 19 horas, através do GoogleMeet, realizamos o primeiro encontro virtual do nosso curso, onde participaram os discentes com acesso à internet. Esse encontro foi inspirado nas Assembleias dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará e representa uma ressignificação acadêmica nestes novos tempos de distanciamento social. A CLII construiu esse espaço remoto em tempos de pandemia para que possamos interagir, conversar, informar e dialogar sobre o Planejamento de Curso para 2021. Conversamos sobre a importância e necessidade da vacinação para que, em um futuro próximo, possamos retornar às aulas presenciais, A Assembleia do CLII apresentou o portfólio com as atividades remotas que serão ofertadas neste primeiro semestre e ministrada pelos docentes do Curso. Esperançamos vencer a Covid-19, com a vacinação garantida a todos, enquanto isso não ocorrer, iremos nos reunir e interagir virtualmente em uma grande Assembleia Remota.

0

Acompanhe o CLII nas Redes Sociais!

Parentes,
Nesse momento de pandemia que estamos atravessando instalou-se o distanciamento social para a preservação da saúde e da vida de todos. Essas mudanças impactaram as atividades do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena e nossas interpessoais, que agora estão ocorrendo de forma virtual. Mesmo nesse contexto, o CLII quer estar presente na vida dos acadêmicos e de suas comunidades, e estamos utilizando as ferramentas possíveis para que isso ocorra. Acompanhe nossa página no Facebook (Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Unifap | Facebook), no Instagram (Licenciatura Indígena – Unifap (@clii_unifap) • Fotos e vídeos do Instagram) e no nosso Canal do YouTube (CLII – UNIFAP – YouTube) com o Webinário do Clii, Da rede à rede, realizado em 2020. Assim, o CLII iniciará uma série de postagens com conteúdos próprios, produzidos pelo CLII, com temáticas relativas ao Curso e aos povos indígenas.
Fiquem ligados em nossas redes sociais.
Nos encontramos na rede!
0

TESTAGEM PARA O COVID-19: COMUNICADO AOS DISCENTES DO CLII E À TODA COMUNIDADE ACADÊMICA DO CAMPUS OIAPOQUE

Quando ocorrerá: nos dias 16 e 17/12/2020
Local: Atendimentos para testagem ocorrerão na Sede do Campus Oiapoque, BR 156/UNIFAP (cidade de Oiapoque) e na Aldeia Manga (Terra Indígena Uaçá).
Quem puder, faça a testagem para o Covid-19.
Use máscara e previna-se!
Maiores informações poderão ser acessadas com a Direção do Campus Oiapoque, responsável pela Ação de Testagem do Covid-19.
0

COLETÂNEA DOS TCCs DO CLII: CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM E-BOOK

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (CLII/UNIFAP) publicará uma coletânea em E-book com os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos no CLII. Esta chamada refere-se aos volumes I e II da coletânea. Cada E-book será constituído por 10 capítulos, selecionados a partir dos TCCs do CLII, seguindo os seguintes critérios:

I – Poderão ser submetidos os TCCs defendidos e aprovados até o lançamento desta chamada;

II – Na autoria do trabalho deverá constar o nome do(s) alunos(s) como autor(es). O orientador do trabalho poderá ser o segundo ou terceiro autor (no caso de trabalhos em dupla).

III – O TCC será publicado na forma de capítulo de livro;

IV – O capítulo deve ser inédito, não sendo permitida sua publicação anterior de forma on line ou impressa;

V – Cada trabalho será avaliado por uma dupla de pareceristas ad hoc, cabendo a estes APROVAR sem alteração, APROVAR com alterações ou REPROVAR os trabalhos submetidos;

VI – Após a análise dos pareceristas, os 10 (dez) primeiros trabalhos aprovados serão publicados no volume I da coletânea. Os demais trabalhos aprovados serão organizados no volume II.

VII – Havendo mais trabalhos aprovados do que os 20 previstos nos dois primeiros números, estes serão publicados no volume III, com a concordância dos autores, em uma data posteriori.

VIII – Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail: coordenacao.clii@gmail.com e confirmados em seu recebimento;

IX – Período de submissão dos trabalhos: até às 23h59 do dia 01 de fevereiro de 2021;

X – Diretrizes para autores (acesse aqui) CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO CURSO DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA