DOCENTES

Prof. Dr. Agerdânio Andrade de Souza

Professor do Magistério Superior, na Universidade Federal do Amapá- UNIFAP, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena-CLII. Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Londrina-UEL/Paraná, na área de Química Analítica Aplicada. Graduado em Química, com atribuição em Licenciatura Plena (2013) e (Física) pela Universidade Federal de Rondônia ?UNIR. É integrante do Laboratório de Desenvolvimento de Instrumentação e Automação Analítica (Grupo DIA), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq. Atuações como; Policial Militar Ambiental – Batalhão de Polícia Militar Ambiental- BPA/Rondônia. Revisor de Texto Braille do Instituto Federal do Amapá- IFAP. Transcritor e Ledor Braille do INEP (Curso do INEP, 2017). E com experiência na área de Química, com ênfase no Desenvolvimento de Material Didático de Estruturas Orgânicas para Alunos Deficientes Visuais-DVs, atuando também na Educação Especial e Ensino de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação e Desenvolvimento de Material Didático para DV; Ensino de Química, Fitoterápicos, Analises de Biomonitorameto de atividade Leishmanicida e Imunomoduladora por CG e LC/MS/MS. Atualmente, Coordenador do Projeto de Pesquisa “A INTERCULTURALIDADE DO ENSINO DE QUÍMICA”; Coordenador do PIBID/Química/2020, no Campus Binacional Oiapoque; e na Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA), do Campus Binacional. Outras atuações como Coordenador do NAPNE/2017-2018/IFAP; Pesquisa e Estudo de Interculturalidade Indignas nas Escola de Macapá, Oiapoque e na UNIFAP, Vinculado ao IFAP/Campus Macapá. Atuação no Centro de Educação Temáticas de Educação Ambiental, da Polícia Ambiental do Estado de Rondônia em atividade conjunta a FUNAI, ICMBio e SESDEC, em Pesquisa e Ensino de Ciência nas Comunidades, Rurais e Indignas, com Interculturalidade Indígena e Educação Ambiental no Estado de Rondônia e Amazonas de 2011-2015. Colaborador, nos Projeto de Pesquisa e/ou extensão ? Laboratório de Formação de Professores em Práticas Transdisciplinares, ? Pratica Sustentáveis em TI verde, usando o SIPAC de forma eficiente no Campus Oiapoque; ? O INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO NÃO INDÍGENA: Diálogos sobre educação e o ensino de matemática; ? Projeto TURÉ e ? POVOS INDÍGENAS: Diálogos sobre História e recortes do presente.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8707701Z3

Email: as.ac@hotmail.com

Profa. Dra. Carina Santos de Almeida

Professora de História Indígena e Ensino de História. Atua na área de Ciências Humanas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Oiapoque, com formação de professores indígenas dos povos do Amapá e norte do Pará (Karipuna, Palikur-Arukwayene, Galibi-Marworno, Galibi-Kalina, Wajãpi, Apalai, Wayana, Tyrió e Katxuyana). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC) e pesquisadora colaboradora no Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC). Dedica-se aos estudos sobre povos indígenas na América e o indigenismo no Brasil no decorrer do século XX. Participa como especialista de área desde 2014 da Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC) com o povo Palikur-Arukwayene (Amapá).

Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759251D2

E-mail: carina_almaid@yahoo.com.br

Profa. Dra. Claudiane de Menezes Ramos

Bióloga, Indígena Baré. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora na Universidade Federal do Amapá (Campus Binacional do Oiapoque), no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, manejo da biodiversidade agrícola, Gestão Ambiental e Territorial, educação ambiental, ecologia histórica, segurança e soberania alimentar.

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/7776410206386771

E-mail: uclaudiane@gmail.com

Profa. Dra. Cristiane do Socorro dos Santos Nery

Professora Efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP – Campus Binacional do Oiapoque), do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas (UNIFAP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Aperfeiçoamento em Materiais Virtuais Interativos pela Universidade do Noroeste do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática (GECIM/UNIFAP). Linhas de Pesquisa: Formação de Professores, Educação Matemática e Saberes Indígenas. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Formação de Professores Indígenas e Interculturalidade; Educação Escolar Indígena; Produção de Materiais Didáticos; Etnomatemática e Educação Matemática. Professora do CLII desde 2017.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4754278141188631

Email: csfsantos30@gmail.com

Profa. Dra. Elissandra Barros da Silva

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa do CNPq. Mestre em Letras / Linguística, pela Universidade Federal do Pará, Área de Descrição de Línguas Indígenas. É docente efetiva do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, que atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi-Kalinã, Apalai, Waiana, Tiriyó e Kaxuyana. Foi Coordenadora do PIBID – Área de Linguagens e Códigos (2010-2012) e da Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE) entre os Palikur-Arukwayene. Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial – Conexão de Saberes. Participa de grupos de pesquisa com foco na descrição e documentação de línguas indígenas, em especial Parikwaki (Palikur) e Kuruaya. E líder do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA-CNPq) e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) e do Grupo de Estudos de Línguas Indígenas do Goeldi. Atua principalmente nas áreas de Linguística, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas, Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265327E5

E-mail: elissbarros22@gmail.com

Profa. Dra. Evilania Bento da Cunha

Professora da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque, atua na área de Geografia – Ciências Humanas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela UESC, Especialização em Pedagogia da Alternância e educação do Campo pela UFMG, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA, atua na área de Memória e Saberes, é Doutoranda no programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA, cadastrada na Linha de Pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia. Foi professora de Geografia na educação escolar indígena kaapor – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MARANHÃO, professora de geografia nas escolas Famílias Agrícolas de São João do arraial e Pedro II – Piauí, conselheira da Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Piauí – AEFAPI, Educadora Popular voluntária da Rede de Educação Cidadã – RECID. atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena, Ensino de Geografia, Território/territorialidade, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266830H3

E-mail: evilaniageo@yahoo.com.br; evilania@unifap.br

Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS, do Museu Nacional-UFRJ; mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Professora efetiva adjunta nível 03, classe C, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP – Campus Binacional do Oiapoque; Professora do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGLET – na linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia; Líder do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas – NELI – da Universidade Federal do Amapá, grupo de pesquisa criado e registrado no DGP do CNPq desde 2012. Membro do Núcleo de Pesquisas Linguísticas – NUPELI. Coordena o projeto de extensão: O uso da nova ortografia Kheuol Galibi-Marworno e Karipuna; e o projeto de pesquisa: Criação de Base de Dados Linguísticos da Língua Kalinã do Oiapoque. Atua em pesquisas nas áreas de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe, documentação, descrição e análise de línguas indígenas, educação escolar indígena.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701641E6

E-mail: gelsama.santos@gmail.com

Prof. Dr. Glauber Romling da Silva

Professor adjunto (classe C, nível 3) da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Binacional em Oiapoque e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) no campus Marco Zero – Macapá, na linha de pesquisa “descrição e análise de línguas indígenas” . Desde 2021 é líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Laboratório de Descrição e Documentação de Línguas e Culturas da Universidade Federal do Amapá” e membro do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) desde 2015. Atualmente é membro da Comissão de Línguas Indígenas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Tem pós-doutorado (IEL-Unicamp, 2015), doutorado (UFRJ-University of Ottawa, Canadá, 2013) e mestrado (UFRJ, 2009) em linguística na linha de pesquisa “línguas indígenas”. É Bacharel e Licenciado em Letras Português-Latim (UFRJ, 2007). Foi coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (2016-17) e coordenador de pesquisa, extensão e ações comunitárias (2015-16) do Campus Binacional em Oiapoque (Unifap). Foi coordenador (2009-13) do projeto de documentação “Documentation of the Paresi-Haliti Language (Arawak)” através do “Endangered Languages Documentation Program” da “School of Oriental and African Studies” (University of London). Foi coordenador do projeto “Documentação de uma Língua Arawak do Sul: o Paresi-Haliti” através do “Projeto de Documentação de Línguas Indígenas” (PRODOCLIN, 2009-13), com sede no Museu do Índio-RJ/FUNAI. Trabalhou como parecerista das revistas Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, LIAMES (Unicamp), Linguística (UFRJ), Veredas (UFJF), Diacrítica (Universidade do Minho), dentre outras. Tem publicações sobre as línguas kheuól do Uaçá (karipuna e galibi-marworno), paresi-haliti (Arawak), pirahã (Mura), e kuikuro (Karib), nas áreas de documentação linguística, (re)vitalização de línguas indígenas, sintaxe, fonologia e fonética. Atualmente coordena o projeto “Base de dados linguísticos das línguas do Amapá e Norte do Pará: léxico, gramática e textos” A pesquisa atual engloba descrição, documentação e (re)vitalização de línguas indígenas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7064125487666222

E-mail: glauberomling@yahoo.com.br

Profa. Dra. Jussara de Pinho Barreiros

Professora adjunta do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional de Oiapoque. Doutora em História da Ciência pela PUC-SP (2020), mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela UNIFAP (2012), graduada em Educação Artística pela UFPA (1990) e especialista em Ensino Superior pela UNAMA (1994). Tem experiência em pesquisa em História da Ciência, Direito Ambiental e Políticas Públicas, com ênfase nos assuntos: Estudo sobre o Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque (2009) e o Projeto Etnoconservação de Quelônios no contexto da políticas socioambientais em terras indígenas; O ritual do Turé como objeto de estudo da História da Ciência. No magistério superior, ministra disciplinas da área de Ciências das Linguagens e Códigos na formação inicial de professores indígenas, com foco em: Arte Indígena, Ensino de Arte na Educação Escolar Indígena e Ensino de Arte na Educação Superior Indígena. É membro do Conselho Editorial da Science and Knowledge in Focus, periódico eletrônico publicado pelo Curso de Graduação em Matemática da UNIFAP, Seção 2: Ciência, Povo Indígena e Saber. Na pesquisa e ações extensionistas atua na equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/CNPq).

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770942Z6

E-mail: jussaraw-ap@ig.com.br

Profa. Ms. Maria Adriana Leite

Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena(CLII) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Mestre em Linguagens e saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Especialização em metodologia do ensino de Matemática e Física (2011), especialização em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (2011) e Especialização em educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Pará (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362886P2

E-mail: m.adrianaleite@gmail.com

Profa. Dra. Mary Gonçalves Fonseca

Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Norte de Minas – FUNM. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutora em Educação: Currículo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Bolsista CAPES. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação escolar indígena e etnologia. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- Campus Binacional de Oiapoque desde o ano de 2014.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483840H2

E-mail: marypitinha@yahoo.com.br

Prof. Dr. Ramiro Esdras Carneiro Batista

Leciona na área de Fundamentos da Educação Escolar Indígena do CLII/UNIFAP. Licenciado em Pedagogia e mestre em Antropologia. Possui experiências profissionais em docência, gestão, extensão e pesquisa na educação básica e superior. Colabora em diferentes grupos de pesquisa, inquirindo temas afeitos a antropologia da guerra; história social da educação; gestão socioambiental em comunidades tradicionais;  e literaturas, memórias e narrativas de caráter decolonial.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0809460177410652

E-mail: ramiro.esdras.carneiro@gmail.com

Profa. Ms. Rosilene Cruz de Araújo

Possuo Graduação em História pela Universidade de Pernambuco – UPE (1996), Graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – Ciências Matemática e da Natureza pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2006), Especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF (2006), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2011), Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UNB. Atualmente sou Professora do Magistério Superior, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Amapá, atuo na Área de Ciências Humanas (História e Antropologia) e Educação; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena;Desenvolvo pesquisa com povos indígenas, atuando como pesquisadora indígena do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática – GECIM da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208254H6

E-mail: anhamona.tuxa@hotmail.com

Profa. Dra. Solange Rodrigues da Silva

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Mestrado e Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, tendo dedicado seus estudos desde o ano de 2010 ao Ensino de Geografia com comunidades indígenas, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia na educação escolar indígena; contribuições da Geografia para educação ambiental em escolas indígenas; contribuições da Geografia para educação intercultural no contexto de escolas indígenas. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Oiapoque.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250818Z1

E-mail: so_ufms@hotmail.com

Prof. Dr. Tadeu Lopes Machado

Graduado em Ciências Sociais pela UNIFAP. Tem mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFPA. Tem interesse de pesquisa em etnologia indígena, voltando os estudos para: educação escolar indígena; interculturalidade, política indígena, intercâmbio, comércio, parentesco, relações de troca, redes de sociabilidades, territorialidade e estudo de fronteiras com povos indígenas. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP) e também no Grupo de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e pluridisciplinares (DINA/Museu Paraense Emílio Goeldi). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculado ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Campus de Oiapoque (CLII-UNIFAP), e é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UNIFAP), atuando na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8897864973913477

E-mail: tlopesm@hotmail.com

Prof. Dr. Agerdânio Andrade de Souza

Área: Ciências Exatas e da Natureza
Email: agerdanio.souza@unifap.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3385329853720743

Profa. Dra. Carina Santos de Almeida

Área: Ciências Humanas
Email: carina.almeida@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/4662671081661224

Profa. Dra. Claudiane de Menezes Ramos

Área: Ciências Exatas e da Natureza
Email: claudiane@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/7776410206386771

Profa. Dra. Cristiane do Socorro dos Santos Nery

Área: Ciências Exatas e da Natureza
Email: crisnery@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/4754278141188631

Profa. Dra. Elissandra Barros da Silva

Área: Linguagens e Códigos
Email: elisbarros@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/1619329641405340

Profa. Dra. Evilania Bento da Cunha

Área: Ciências Humanas
Email: evilania@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/0733572676250382

Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos

Área: Linguagens e Códigos
Email:mara_fsantos@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/5592692094319420

Prof. Dr. Glauber Romling da Silva

Área: Linguagens e Códigos
Email:glauber.silva@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/7064125487666222

Profa. Dra. Jussara de Pinho Barreiros

Área: Linguagens e Códigos
Email:jussara.barretos@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/0371929976427800

Profa. Ms. Maria Adriana Leite

Área: Ciências Exatas e da Natureza
Email: mariaadriana@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/3468924613261119

Profa. Dra. Mary Gonçalves Fonseca

Área: Educação
Email: maryfonsecaunifap@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2890448453796191

Prof. Dr. Ramiro Esdras Carneiro Batista

Área: Educação
Email: esdras@unifap.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0809460177410652

Profa. Ms. Rosilene Cruz de Araújo

Área: Educação
Email: rosilene.araujo@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/2825213550525038

Profa. Dra. Solange Rodrigues da Silva

Área: Ciências Humanas
Email:solangerodrigues@unifap.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/6332395999705998

Prof. Dr. Tadeu Lopes Machado

Área: Ciências Humanas
Email: tadeu@unifap.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8897864973913477

Este post tem um comentário

  1. Carina Almeida

    O nosso Curso funciona através de concurso público. Acompanhe os editais.

Deixe um comentário