DOCENTES

Prof. Ms. Agerdânio Andrade de Souza
Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, na área de Química aplicada. Graduado em Química com atribuição em licenciatura plena (2013) e (Física) pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR. É integrante do Laboratório de Desenvolvimento de Instrumentação e Automação Analítica (Grupo DIA), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq. Policial Militar Ambiental – Batalhão de Polícia Militar Ambiental- BPA. Atualmente Revisor de Texto Braille do Instituto Federal. Transcritor e Ledor Braille (Curso do INEP, 2017); Tem experiência na área de Química, com ênfase no Desenvolvimento de Material didático de Estruturas Orgânicas para Alunos Deficientes Visuais, atuando também na educação especial e ensino de Química e Direto. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação e desenfreamento de material didático para DV aplicável ao ensino de Química, Fitoterápicos, Analises de Biomonitorameto de atividade Leishmanicida e Imunomoduladora por CG e LC/MS/MS.Coordenador de pesquisa e Estudo de Interculturalidade Indignas nas escola de Macapá, Vinculado ao IFAP/Campus Macapá. Atuação no Centro de Educação Temáticas de Educação Ambiental, da Polícia Ambiental do Estado de Rondônia em atividade conjunta a FUNAI, ICMBio e SESDEC em Pesquisa e Ensino de Ciência as Comunidades, Rurais e Indignas, com Interculturalidade Indígena e Educação Ambiental no Estado de Rondônia e Amazonas de 2011-2015.

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Email: as.ac@hotmail.com

 

Profa. Dra. Carina Santos de Almeida
Professora de História Indígena e Ensino de História. Atua na área de Ciências Humanas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Oiapoque, com formação de professores indígenas dos povos do Amapá e norte do Pará (Karipuna, Palikur-Arukwayene, Galibi-Marworno, Galibi-Kal’ina, Wajãpi, Apalai, Wayana, Tyrió e Katxuyana). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC) e pesquisadora colaboradora no Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC). Dedica-se aos estudos sobre a decolonialidade, os povos indígenas na América e o indigenismo no Brasil no decorrer do século XX.  Participa como especialista de área desde 2014 da Ação Saberes Indígenas na Escola (SECADI/MEC) com o povo Palikur-Arukwayene (Amapá).

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E-mail: carina_almaid@yahoo.com.br

 

Profa. Ma. Claudiane de Menezes Ramos
Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professora na Universidade Federal do Amapá (Campus Binacional do Oiapoque), no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, manejo da biodiversidade agrícola, Gestão Ambiental e Territorial, educação ambiental e Manejo de Fibras Vegetais no alto rio Negro.

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E-mail: uclaudiane@gmail.com

 

Profa. Dra. Elissandra Barros da Silva
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa do CNPq. Mestre em Letras / Linguística, pela Universidade Federal do Pará, Área de Descrição de Línguas Indígenas. É docente efetiva do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, que atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi-Kalinã, Apalai, Waiana, Tiriyó e Kaxuyana. Foi Coordenadora do PIBID – Área de Linguagens e Códigos (2010-2012) e atualmente coordena a Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE) entre os Palikur e o Projeto de Extensão Saberes Indígenas na Escola Palikur (SIEP). Participa de grupos de pesquisa com foco na descrição e documentação de línguas indígenas, em especial Parikwaki (Palikur) e Kuruaya. E líder do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA-CNPq) e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) e do Grupo de Estudos de Línguas Indígenas do Goeldi. Atua principalmente nas áreas de Linguística, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas, Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena.

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E-mail: elissbarros22@gmail.com

 

Profa. Ma. Evilania Bento da Cunha
Professora da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque, atua na área de Geografia – Ciências Humanas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela UESC, Especialização em Pedagogia da Alternância e educação do Campo pela UFMG, Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA, atua na área de Memória e Saberes, é Doutoranda no programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA, cadastrada na Linha de Pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia. Foi professora de Geografia na educação escolar indígena ka’apor – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MARANHÃO, professora de geografia nas escolas Famílias Agrícolas de São João do arraial e Pedro II – Piauí, conselheira da Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Piauí – AEFAPI, Educadora Popular voluntária da Rede de Educação Cidadã – RECID. atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena, Ensino de Geografia, Território/territorialidade, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

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E-mail: evilaniageo@yahoo.com.br; evilania@unifap.br

 

Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos
Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS, do Museu Nacional-UFRJ – (2011). Atualmente sou professora do magistério superior do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Universidade Federal do Amapá -Campus Binacional do Oiapoque; Professora do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGLET – na linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia; Consultora linguista do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas-PRODOCLIN uma iniciativa do Museu do Índio (FUNAI-RJ) e UNESCO; Desenvolve pesquisa na área de Linguística com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia, documentação e análise de línguas indígenas, educação escolar indígena.

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E-mail: mgelsama.santos@gmail.com

 

Prof. Dr. Glauber Romling da Silva
Desde 2015 é professor adjunto (classe C, nível 1) da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Binacional em Oiapoque e membro do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI). Tem pós-doutorado (Unicamp, 2015), doutorado (UFRJ-University of Ottawa, Canadá, 2013) e mestrado (UFRJ, 2009) em linguística na linha de pesquisa “línguas indígenas”. É Bacharel e Licenciado em Letras Português-Latim (UFRJ, 2007). Foi coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (2016-17) e coordenador de pesquisa, extensão e ações comunitárias (2015-16) do Campus Binacional em Oiapoque (Unifap). Foi coordenador (2009-13) do projeto de documentação “Documentation of the Paresi-Haliti Language (Arawak)” através do “Endangered Languages Documentation Program” da “School of Oriental and African Studies” (University of London). Foi coordenador do projeto “Documentação de uma Língua Arawak do Sul: o Paresi-Haliti” através do “Projeto de Documentação de Línguas Indígenas” (PRODOCLIN, 2009-13), com sede no Museu do Índio-RJ/FUNAI. Trabalhou como parecerista das revistas LIAMES (Unicamp), Linguística (UFRJ), Veredas (UFJF), dentre outras. Tem publicações sobre as línguas Paresi-Haliti (Arawak), Pirahã (Mura), Kheuól do Uaçá (Crioula) e Kuikuro (Karib), nas áreas de documentação linguística, sintaxe, fonologia e fonética. Atualmente coordena o projeto “Atualização da Base de Dados Linguísticos da Língua Kheuól do Uaçá: uma Abordagem Bidialetal (Unifap)” A pesquisa atual engloba documentação linguística, multilinguismo e descrição de línguas indígenas.

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E-mail: glauberomling@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Janielle da Silva Melo da Cunha
Professora dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amapá, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFGD, com tese na área de bioprospecção de recursos naturais aplicados ao metabolismo, diabetes e síndrome metabólica. Mestre em ensino de ciências pela UFMS. Formada em ciências biológicas pela UFMS. Membro do corpo editorial e revisora do Journal Science and Knowledge in Focus. Avaliadora da Revista Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia Ethnoscientia. Integrante do Grupo de Estudos em Biotecnologia e Bioprospecção Aplicados ao Metabolismo, GEBBAM. Membro do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino, NUPHCE. Tem experiência como professora de biologia com ênfase em etnofarmacologia, síndrome metabólica, diabetes, anatomia e fisiopatologia humana, zoologia, ecologia, etnobiologia, práticas educativas, ensino de ciências e biologia, formação de professores e interculturalidade. Desenvolve projetos voltados a bioprospecção de recursos naturais aplicados ao metabolismo, diabetes e síndrome metabólica, e, formação de professores em contextos interculturais.

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E-mail: janiellecunha@hotmail.com

 

Profa. Me. Jussara de Pinho Barreiros
Graduada em Educação Artística pela UFPA (1990), especialista em Ensino Superior pela UNAMA (1994), mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela UNIFAP (2012) e doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência pela PUC-SP (2016-Atual), pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, liderado pela Profa. Dra. Maria Helena Roxo Beltran (GPHCE), estudante integrante do Grupo de Estudos sobre a Institucionalização das Ciências no Brasil, liderado pela Profa. Dra. Márcia Helena Mendes Ferraz, linha de pesquisa: História, Ciência e Cultura. Professora assistente da Universidade Federal do Amapá, lotada no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (UNIFAP/CCLII), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE), liderado pela Profa. Dra. Eliane Leal Vasquez, linhas de atuação: Ensino de Ciências, Qualidade de Vida e Cultura Indígena, e, História da Ciência, Instituição e Cultura. Tem experiência em pesquisa em Direito Ambiental e Políticas Públicas, em particular, com destaque na análise do estudo para o Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque (2009) e o Projeto Etnoconservação de Quelônios (2009), como questões tratadas sobre políticas socioambientais em terras indígenas. No ensino na educação superior, atua com disciplinas, com ênfase em: Arte Indígena, Ensino de Arte na Educação Escolar Indígena e Ensino de Arte na Educação Superior Indígena e faz parte do Conselho Editorial da Science and Knowledge in Focus, periódico eletrônico publicado pela UNIFAP.

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E-mail: jussaraw-ap@ig.com.br

 

Profa. Me. Maria Adriana Leite
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Especialização em metodologia do ensino de Matemática e Física (2011), especialização em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (2011) e Especialização em educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Pará (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

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E-mail: m.adrianaleite@gmail.com

 

Profa. Ma. Mary Gonçalves Fonseca
Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Norte de Minas – FUNM. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Doutoranda em Educação: Currículo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Bolsista CAPES. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação escolar indígena e etnologia.

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E-mail: marypitinha@yahoo.com.br

 

Prof. Me. Ramiro Esdras Carneiro Batista
Graduado em Pedagogia e especializado em Inspeção Escolar pelo Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco/CEIVA-INCISOH/MG. Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pará/UFPA. Professor efetivo em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, atuando com formação docente em nível superior de nove etnias indígenas da Amazônia oriental. Possui experiência técnica e docente em fundamentos da educação, ministrando disciplinas referentes à história, legislação, estrutura e funcionamento do ensino brasileiro. Foi Diretor do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente/CAIC/MG; Secretário Municipal de Educação de Januária/MG; e Especialista de área no Programa Saberes Indígenas na Escola/SIE/SECADI/MEC. É Titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Cabo Orange/CONPARNA/AP; Membro da Associação Brasileira de Antropologia/ABA; e da Comissão Mineira de Folclore/CMS/MG. Colabora nos Grupos de Pesquisa Cidade, Aldeia & Patrimônio/CNPq/UFPA; Gerenciamento Costeiro Pós-colonial na Amazônia/GERPCAM/CNPq/UFPA; e Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene/NUKEPA/CNPq/UNIFAP. Tem como áreas de interesse para pesquisa educação e escolarização, literaturas e narrativas decoloniais, antropologia da guerra ameríndia e gestão socioambiental em comunidades rurais.

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E-mail: jjesdras@bol.com.br

 

Profa. Ma. Rosilene Cruz de Araújo
Possuo Graduação em História pela Universidade de Pernambuco – UPE (1996), Graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – Ciências Matemática e da Natureza pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2006), Especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF (2006), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2011), Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UNB. Atualmente sou Professora do Magistério Superior, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Amapá, atuo na Área de Ciências Humanas (História e Antropologia) e Educação; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena;Desenvolvo pesquisa com povos indígenas, atuando como pesquisadora indígena do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática – GECIM da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

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E-mail: anhamona.tuxa@hotmail.com

 

Profa. Ma. Silvana Costa Santa Rosa
Atua como professora substituta no curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo programa de Pós -graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe. Integrante da equipe do projeto Educação em Ciências na Perspectiva da Educação Intercultural: Investigando e Construindo Possibilidades, projeto financiado pelo Cnpq (Processo nº 429682/2016-6). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior (2017) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (2016). Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação Escolar Indígena, Formação de Professores, Formação de Professores Indígenas.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8175589U6

E-mail: silvana.csr@gmail.com

 

Profa. Dra. Solange Rodrigues da Silva
Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Mestrado e Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, tendo dedicado seus estudos desde o ano de 2010 ao Ensino de Geografia com comunidades indígenas, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia na educação escolar indígena; contibuições da Geografia para educação ambiental em escolas indígenas; contribuições da Geografia para educação intercultural no contexto de escolas indígenas. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

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E-mail: so_ufms@hotmail.com

 

Prof. Me. Tadeu Lopes Machado

Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestre e doutorando em Sociologia e Antropologia (área de concentração em Antropologia Social) pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGSA/UFPA. Tem interesse em pesquisa na área de etnologia indígena focalizando os estudos para intercâmbio, comércio, parentesco, relações de troca, redes de sociabilidades, relações de gênero, territorialidade e estudo de fronteiras com povos indígenas. Já atuou como professor do Ensino Médio, vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEED/AP). Atualmente é professor Assistente B1 da Universidade Federal do Amapá, atuando na área de Antropologia no Colegiado de Licenciatura Intercultural Indígena no Campus de Oiapoque.

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E-mail: tlopesm@hotmail.com

 

Prof. Me. Vinicius Cosmos Benvegnu
Professor Substituto no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, Oiapoque/AP. Mestre em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil, com ênfase em Análises Clínicas e Toxicologia. Estagiou no Núcleo das Comunidades Indígenas e Minorias Étnicas do Ministério Público Federal – RS. (NUCIME/MPF). Trabalhos relacionados com minorias étnicas e populações rurais, e temas sobre desenvolvimento, colonialidade/modernidade, segurança e soberania alimentar e saúde.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251469E6

E-mail: vcbenvegnu@yahoo.com.br

 

 

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