Grupos de Pesquisa

Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas (NEPI/UNIFAP) – Cadastrado no CNPq

Líderes do grupo: Dra. Carina Santos de Almeida e Dra. Elissandra Barros da Silva

Objetivos:

O NEPI consiste em um espaço acadêmico de referência institucional para compartilhar, dialogar e discutir conhecimentos e saberes que envolvem a temática indígena em diferentes âmbitos e contextos, possibilitando intercambiar ideias e elaborar análises interpretativas sobre tais sociedades, além de reunir um conjunto diverso de pesquisadores que desenvolvem estudos “com” e “sobre” povos indígenas. A Universidade Federal do Amapá está inserida num contexto regional demográfico complexo, onde estão presentes uma diversidade linguística e cultural significativa de povos indígenas, quais sejam, Apalai, Waiana, Karipuna, Galibi-Marworno, Palikur-Arukwayene, Tiriyó, Kaxuyana, Galibi-Kali’na e Wajãpi. Considerando a autonomia e a vitalidade destas sociedades e suas redes de relações sociais, culturais, políticas e econômicas no tempo e no espaço, acredita-se que a sistematização de estudos acerca da presença imemorial destes povos possibilitará produzir conhecimentos sobre a temática indígena à luz das novas abordagens, reflexões, teorias e metodologias.

Linhas de Pesquisa: a) Línguas Indígenas; b) Cultura, Sociedade e Decolonialidade; c) Povos Indígenas e os processos educacionais.

Membros: Carina Santos de Almeida, Cilene Campetela, Cristiana Nogueira Menezes Gomes, Eduardo Alves Vasconcelos, Elissandra Barros da Silva, Evilania Bento da Cunha, Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos, Fernando Orphão de Carvalho, Gelsama Mara Ferreira dos Santos, Glauber Romling Silva, Meire Adriana Silva, Rosilene Crus Araújo, Sâmela Ramos da Silva, Solange Rodrigues e Vinicius Cosmos Benvegnú.

Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) – Cadastrado no CNPq

Líderes do grupo: Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos e Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes

Objetivos: O Núcleo tem por objetivo o fortalecimento da pesquisa em linguística indígena na região Norte. As principais atividades desenvolvidas pelo grupo dizem respeito à Documentação, Descrição e Análise de línguas sulamericanas, bem como à Educação Escolar Indígena. O Núcleo preocupa-se com a formação de recursos humanos para a área em que atua, oferecendo diversos cursos para acadêmicos indígenas e não-indígenas. Promove também eventos que atinjam a comunidade não acadêmica, visando discutir assuntos relativos a questão indígena.

Linhas de Pesquisa: a) Descrição de Línguas Indígenas; b) Documentação de línguas indígenas; c) Educação Escolar Indígena; d) Linguagem, sociedade, cultura e identidade; e) Teoria e Análise Linguística.

Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA) – Cadastrado no CNPq

Líderes do grupo: Profa. Dra. Elissandra Barros da Silva

Objetivos: O NUKEPA articula em um grupo de pesquisa as ações e projetos que já estão sendo realizados pelos pesquisadores que o constituem e abre espaço para a integração e diálogo de diversas áreas/pesquisadores que trabalham com/sobre os Palikur-Arukwayene. Além disso, objetiva fomentar a pesquisa com e entre os Palikur-Arukwayene, produzir conhecimento científico com e sobre este povo, além de formar perquisadores indígenas e possibilitar que as pesquisas realizadas sobre o povo também retornem para a aldeia como fonte de estudos e conhecimento para a comunidade indígena.

Linhas de Pesquisa: a) Documentação e Descrição da Língua Parikwaki; b) Educação e narrativas Palikur-Aukwayene; c) Histórias e memórias Palikur-Arukwayene.

nukepa-simples-cor-fundotransp-P