A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DISCENTE NO CLII

A participação dos discentes nas reuniões de colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) é fundamental para garantir que as vozes dos estudantes sejam ouvidas e para promover uma gestão acadêmica participativa e democrática. A representação discente oferece uma perspectiva única sobre as necessidades e desafios enfrentados pelos estudantes, contribuindo para a formulação de políticas e decisões que impactam diretamente o cotidiano acadêmico. Por meio dessa participação, os discentes podem apresentar demandas, sugestões e pontos de vista sobre questões pedagógicas, administrativas e estruturais, colaborando para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e alinhado às especificidades culturais e educacionais dos povos indígenas. Além disso, a atuação dos representantes discentes fortalece o senso de pertencimento e a responsabilidade coletiva na comunidade acadêmica. Ela também desempenha um papel educativo, desenvolvendo habilidades como liderança, comunicação e negociação, que são fundamentais para o exercício da cidadania e para a atuação em diferentes contextos comunitários e sociais. Portanto, a presença ativa dos discentes nas reuniões de colegiado do CLII não é apenas um direito, mas uma oportunidade para consolidar a valorização da diversidade, fortalecer os princípios democráticos e enriquecer as práticas de ensino e gestão no curso.

EZEQUIEL HORTENCIO DA SILVA, do povo Karipuna, representante da turma (2024 A)

WYRAPAARA WAIAPI, do povo Wajãpi, vice representante da turma (2024 A)

HIAGO VALBER DOS SANTOS, do povo Karipuna, representante da turma (2024 B)

WYRAMAPI WAIAPI, do povo Wajãpi, representante da turma (2022 B)

MARTINHO JUNIOR DOS S. DAMASCENO, do povo Karipuna, representante da turma (2022 A)

WESLEY NUNES DE SOUZA, do povo Galibi-Marworno, representante da turma (2022 B)

FRANCIANE DOS SANTOS BATISTA, do povo Karipuna, vice representante da turma (2020)

REZILDO NUNES, do povo Galibi-Marworno, vice representante da turma (2020)