0

Grupo de Pesquisa Saberes e Poéticas Orais da Amazônia Amapaense realiza atividade em Mazagão Velho

O Grupo de Pesquisa “Saberes e Poéticas Orais da Amazônia Amapaense” – liderado pelo Prof. Dr. Daniel Lima Borges, que tem a colaboração das professoras Dra Rosileni Pelaes e Dra Ana Paula Arruda, além do professor Dr. Yurgel Caldas, e que conta ainda com a participação de alunos da graduação do Curso de Letras do campus Marco Zero e do Polo quilombola de Mazagão – esteve realizando trabalho de campo em Mazagão Velho durante as festividades de Nossa Senhora da Piedade, nos dias 11 e 12 de julho. Trata-se de um importante evento que faz parte do calendário de festas religiosas e populares envolvendo a comunidade mazaganense e, por extensão, toda a sociedade amapaense. Na ocasião, o grupo de pesquisa produziu material audiovisual e textual, incluindo a aplicação de técnicas de entrevista, que será utilizado para a realização de um minidocumentário sobre a festa religiosa em tela. O material também servirá para a elaboração de artigos e outros textos que tematizem os saberes orais produzidos no Estado do Amapá, destacando um conhecimento popular que muitas vezes não circula no meio acadêmico.

0

Acolhida aos acadêmicos dos Cursos de Letras Português e Inglês e Letras Português e Francês.

Coordenações dos Cursos de Letras Português e Inglês e de Letras Português e Francês, respectivamente Profa. Rosileni Pelaes de Marais e Prof. Antonio Almir Silva Gomes, acolheram nesta manhã os acadêmicos ingressantes de ambos os cursos (Turma 2024), ocasião em que destacaram a excelência dos cursos e a expectativa de que tenham todos ótima experiência de formação sólida baseada na dicotomia teoria e prática.

Os acadêmicos ingressantes (Turma 2024) são oriundos de escolas públicas e privadas, dos distintos bairros da capital e de cidades do estado do Amapá e também de cidades circunvizinhas do estado do Pará.

0

Projeto de Extensão Pororoca: Escrita Criativa realiza segunda estapa de encontros em Escolas da Educação Básica

ENCONTRO SANTANA – 24 DE MAIO DE 2024

No dia 24 de maio de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” promoveu um evento especial na Escola Estadual Everaldo Silva Vasconcelos Junior, no município de Santana. O convidado foi o multiartista e pedagogo Fábio Nescal, que conduziu a dinâmica intitulada “Conto e Encanto: A arte de contar histórias”. Durante o encontro, Fábio Nescal encantou os participantes com suas habilidades narrativas, destacando a importância da contação de histórias da cultura local na educação. O evento reuniu alunos do 6º ano e professores, proporcionando uma manhã de imersão no mundo das histórias.

 

ENCONTRO CUTIAS DO ARAGUARI – 04 DE JUNHO DE 2024

No dia 04 de junho de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” levou sua iniciativa ao município de Cutias do Araguari, realizando um encontro na Escola Lourimar Simões Paes. A escritora amapaense Pat Andrade foi a convidada especial do evento, retornando com sua aclamada palestra “Literatour: um passeio pela nossa literatura”. Durante o encontro, Pat Andrade guiou os participantes por um fascinante percurso através da literatura regional, destacando obras e autores que capturam a essência da cultura local. A presença de Pat Andrade e sua abordagem envolvente proporcionaram aos alunos e professores uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura amapaense.

 

ENCONTRO ESCOLA MARIA MERIAN  – 27 DE JUNHO DE 2024

No dia 27 de junho de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” realizou mais um encontro cativante, desta vez na Escola Estadual Maria Merian dos Santos, em Macapá. A escritora e multiartista Rute Xavier foi a convidada especial, ministrando sua oficina de contação de histórias com o tema “Escrita Criativa: Leitura, Releitura e Imaginação”. Alunos e professores tiveram a oportunidade de explorar novas formas de expressão literária e desenvolver suas habilidades de escrita criativa, engajados ativamente nas atividades propostas e discutindo o poder transformador da imaginação na escrita.

0

Professores do curso participam da ABRALIC em Manaus-AM

No período de 01 a 05 de julho, aconteceu em Manaus o XIX Encontro da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), que teve como tema geral Redes, margens e rios. Estiveram presentes os professores Marcos Paulo Torres Pereira e Yurgel Pantoja Caldas. O prof. Marcos Paulo ofertou o minicurso “Literatura de Resistência: memória e cultura em identidades narrativas afro-amazônicas” e apresentou a comunicação “Processos político-sociais em imaginários amazônicos: histórias de Encantados nas Literaturas do Norte”. Já o prof. Yurgel Caldas esteve na mesa-redonda intitulada “Historiografia Literária: outras margens”, na qual proferiu a palestra  “Historiografia literária no Amapá: uma perspectiva necessária”. 

0

Projeto de Extensão Pororoca: Escrita Criativa realiza série de encontros em Escolas da Educação Básica

ENCONTRO UEAP – 25 DE ABRIL DE 2024

No dia 25 de abril de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” realizou um encontro de sucesso na Universidade Estadual do Amapá (UEAP). O evento contou com a presença do renomado professor de Letras e especialista em Literatura, Osmando Brasileiro, que ministrou a palestra intitulada “A poesia: ontem, hoje e sempre”. Os participantes também tiveram a oportunidade de vivenciar uma dinâmica envolvente que incentivou a produção poética, resultando em um ambiente de criatividade e troca de experiências literárias. A iniciativa, que visa fomentar a escrita criativa e a apreciação literária entre os participantes, atraiu um público diversificado, composto por estudantes, professores e entusiastas da literatura.

ENCONTRO MAZAGÃO VELHO – 08 DE MAIO DE 2024

No dia 08 de maio de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” realizou mais um inspirador encontro no município de Mazagão Velho, direcionado aos alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O encontro teve como palestrante convidada a escritora e multiartista Pat Andrade, que apresentou a palestra intitulada “Literatour: um passeio pela nossa literatura” e explorou a riqueza e diversidade da literatura regional, proporcionando aos participantes uma imersiva viagem pelas obras de literatura amapaense.

ENCONTRO ESTHER VIRGOLINO – 16 DE MAIO DE 2024

No dia 16 de maio de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” promoveu seu terceiro encontro da edição, desta vez na Escola Estadual Esther Virgolino. A palestrante convidada foi a renomada poeta amapaense Carla Nobre, que ministrou a palestra intitulada “Poemas Concretos e Amazônia no Lirismo da Imagem”, destacando a importância da imagem na construção do lirismo poético. A atividade proporcionou aos estudantes uma nova perspectiva sobre a poesia, estimulando a criatividade e a apreciação pela literatura, e também revelando como as imagens podem intensificar a expressão poética.

0

Treinamento DELF / DALF

Curso de Letras sedia entre os dias 20 a 24 de maio treinamento DELF / DALF realizado pela Aliança Francesa-Sede Belém-PA com apoio da Embaixada da França. Além dos professores do curso, participaram professores associados à Associação de Professores de Francês do Estado do Amapá (APROFAP), professores da UNIFAP no Campus Binacional do Oipoaque e professores da Universidade Estadual do Amapá. O treinamento é parte integrante do planejamento do curso de Letras Português e Francês para, com o apoio da Embaixada da França e da Aliança Francesa, tornar-se o centro aplicador DELF/DALF no estado do Amapá.

 

O Curso foi executado pelo professor Manoel Garcia da Aliança Francesa Belém e contou com um total de 18 participantes provenientes das instituições de ensino mencionadas.

0

Curso de Letras em festa!!!

Na noite da última terça feira, 23 de abril, egressos dos cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês, em cerimônia promovida pelo Governo do Estado do Amapá, assumiram seus cargos de professor efetivo do Estado em razão de aprovação, classificação e convocação em Concurso Público executado pela Fundação Getúlio Vargas ainda em 2022. A presença massiva de nossos egressos nas salas de aula de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Francesa, na capital e nas demais cidades do Estado, é para nós motivo de muito orgulho e certeza de dias melhores, em termos qualitativos, na Educação Pública, já que se trata de egressos formados em um curso com olhar perene na qualidade da formação docente e nas múltiplas realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.

 

Parabéns a cada uma e a cada um dos novos professores de línguas do Estado do Amapá!

0

Docentes do curso de Letras realizam projeto de pesquisa com docente da Université de Guyane

O projeto “Narrativas de Vida e Legados do Garimpo na Amazônia” se concentra na coleta e análise de narrativas orais de ex-garimpeiros no contexto da fronteira Brasil e Guiana Francesa. A equipe de pesquisa busca explorar as complexas interações entre línguas, culturas e identidades que se estabelecem na diversa rede cultural da região amazônica. Este contexto fornece uma oportunidade única para aprofundar a compreensão das experiências humanas e suas expressões da/na pela língua.

 

Equipe de Pesquisa:

Prof. Dr. Daniel Batista Lima Borges (Coordenador / UNIFAP)

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (Membro / UNIFAP)

Prof. Dr. Rosuel Lima-Pereira (Membro Université de Guyane)

Jeiza Marcely Bentes de Souza (Monitora / UNIFAP)

0

Curso Preparatório Celpe-Bras 2024.1

Professor Dr. Olaci Carvalho, coordenador na Unifap do exame de proficiência Celpe-Bras, realizou entre os dias 15 a 18 de abril de 2024 curso preparatório para cidadãos estrangeiros que prestarão a edição 2024.1 do exame.

 

“O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa”. (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras)

 

No contexto da Unifap, a aplicação do exame é realizada pelo curso de Letras desde o ano de 2001, colocando-o entre os primeiros centros aplicadores do Brasil. Nesta edição 2024.1, a aplicação acontecerá no dia 23 de abril.

0

PIBID – Seminário de Socialização das Ações do PIBID/UNIFAP – Edição 2022/2024

Discentes dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Francês vinculados ao subprojeto do PIBID de Letras apresentaram no dia 28 de fevereiro de 2024 os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Projeto. Dentre as questões, os discentes relataram suas experiências exitosas, suas múltiplas aprendizagens no contexto prático da docência e do planejamento de ações de ensinar e de aprender. O evento contou com a participação da coordenadora geral do PIBID, a Profa. Arthane Menezes Figueiredo, e da professora responsável pelo subprojeto no curso de Letras, Profa. Dra. Ana Paula Costa de Arruda.