0

SOLICITAÇÃO DE AJUSTE DE MATRÍCULA

Caros acadêmicos, com nossos cumprimentos, vimos informar que solicitações extraordinárias de matrícula devem ser feitas OBRIGATORIAMENTE até as 12h do dia 09/08/2022 preenchendo-se o formulário disponível no link abaixo. Informamos, ainda, que nenhuma outra solicitação será atendida após esse período.

https://forms.gle/hzTmD1wPdM4FgtjL9

Pedimos atenção, sobretudo, aos acadêmicos que não conseguiram efetivar matrícula em disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Materna, Didática da Língua Materna e Práticas Pedagógicas.

Lembramos sempre que matrícula é atividade sob responsabilidade discente respeitando-se o Calendário Acadêmico, que somente serão atendidos pelas coordenações de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês as solicitações baseadas em justificativas (solicitadas no formulário).

Permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas.
Ao tempo em que os acolhemos, desejamos-lhes ótimo semestre 2022.1.

Cordialmente,
Prof. Antonio Almir Silva Gomes (letrasfrances@unifap.br)
Prof. Marcos Paulo Torres Pereira (letrasingles@unifap.br)

0

MANIFESTAÇÃO DO COLEGIADO DE LETRAS SOBRE O CRONOGRAMA DO EDITAL DE CONSULTA PRÉVIA PARA ESCOLHA DE REITOR/A E VICE-REITOR/A DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, QUADRIÊNIO 2022 2026

Em reunião ocorrida no dia 28 de junho de 2022, o Colegiado dos Cursos de Letras (Francês e Inglês) decide manifestar posição contrária ao Cronograma do Edital de Consulta Prévia para escolha de Reitor/a e vice-reitor/a da UNIFAP, considerando que:
a) Num contexto que apresenta o funcionamento de quatro campi espalhados pelo estado do Amapá (além do Marco Zero, em Macapá, temos os campi de Santana, Mazagão e Oiapoque), o período de 05 a 12 de julho para a campanha das chapas à Reitoria da UNIFAP é extremamente exíguo;
b) A campanha das chapas dar-se-á numa situação de final de semestre na UNIFAP, em que algumas disciplinas de cursos deverão ter encerradas suas aulas, seja em modo presencial ou mesmo remoto. Tal situação torna a campanha algo secundário no horizonte do corpo discente, por exemplo, que prioriza as atividades de avaliação de encerramento das disciplinas;
c) A data proposta para a realização da eleição de chapa à Reitoria da UNIFAP é dia 13 de julho, justamente o último dia do semestre letivo. Isso, para toda a comunidade acadêmica, torna o próprio ato da eleição algo secundário a boa parte da comunidade acadêmica, desmobilizando todo o processo de campanha das chapas.

Entendemos, no âmbito de Colegiado dos Cursos de Letras, que um processo plenamente democrático e inclusivo de escolha da candidatura à Reitoria de uma Universidade pública com a história da UNIFAP deve necessariamente passar por um período razoável para a campanha eleitoral com a apresentação das chapas, a divulgação das respectivas propostas, a elaboração de uma agenda ampla de debates entre as candidaturas e a participação massiva da comunidade acadêmica nesse processo. Entretanto, o atual Cronograma do Edital de Consulta Prévia desconsidera todo esse trâmite e põe em risco o próprio processo eleitoral. Por uma Universidade pública, gratuita, inclusiva, democrática e socialmente referenciada.

0

Acadêmicas do curso de Letras Português Francês da UNIFAP são aceitas na Universidade Jean Jaurès (Toulouse, França)

Samya Tirza Barbosa e Sâmela Rodrigues, acadêmicas do curso de Letras Português-Francês da Universidade Federal do Amapá, foram aceitas na Universidade Jean Jaurès localizada na cidade de Toulouse, França, como acadêmicas de mobilidade em acordo bilateral, para ingresso no 1º semestre acadêmico 2022/23.

Samya cursará 1 (um) semestre no curso de Literatura Francófona e outras artes e Sâmela 2 (dois) semestres no curso de Ensino de Língua Estrangeira.

Samya, Sâmela,

Voem, sonhem, acreditem, aprendam, ensinem; sejam felizes nessa etapa de suas vidas. São os votos do curso de todos os docentes do curso de Letras Português Francês da UNIFAP.