0

Semana dos Povos Indígenas: conhecendo nossas raízes

O professor Antonio Almir Silva Gomes participou da Semana dos Povos Indígenas: conhecendo nossas raízes realizada na semana de 17 a 21 de abril pelo Instituto Federal do Amapá, Campus Porto Grande. Em conferência intitulada Povos e Línguas Indígenas do Estado do Amapá destinada a alunos do Ensino Médio Técnico, o professor refletiu sobre a necessidade e a importância do reconhecimento de nossa diversidade enquanto nação representada, também, pelas populações indígenas. Ao final, a compreensão de que muito podemos aprender com as ciências e conhecimentos indígenas que nos rodeiam.

0

Atividades Práticas Discentes

Numa parceria inédita entre as Escolas das comunidades Torrão do Matapi e Tessalônica, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá (PPGLET-UNIFAP), os cursos de Letras Português e Francês e Letras Português e Inglês do Campus Marco Zero e a Secretaria Estadual de Educação (SEED-AP), foi realizado o II Encontro Extensionista “PPGLET em Ação: atividades de extensão para além dos muros da Universidade”.

Ao longo de cinco sábados entre os meses de março e abril, mestrandos e graduandos tiveram a oportunidade de conviver, de aprender, de compartilhar experiências e conhecimentos com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio daquelas escolas.

Nos encontros, foram realizadas oficinas de Língua Francesa, de Redação e de Escrita Criativa, de Línguas e Culturas Indígenas, de Contação de Histórias, de Leitura e Interpretação Textual. Certamente, tratou-se de oportunidade ímpar a todos os envolvidos, ocupando a língua em suas múltiplas faces seu lugar de destaque.

Na oportunidade, cabe, sobretudo, agradecer a todos os alunos das escolas e suas diretoras, nomeadamente, professora Zilma Santos de Jesus (Escola Estadual Tessalonica) e professora Dilvana da Silva Castro (Escola Quilombola Estadual Antônio Figueiredo da Silva). Todos juntos, por uma educação de qualidade, emancipadora e de oportunidades e justiça social sempre!

0

OFICINA SOBRE PRAAT

Professora Suzana Santo do curso de Letras ministrou oficina intitulada Análise acústica dos sons do Português Brasileiro: manuseando o programa PRAAT. Como parte da programação do II Seminário de Estudos Linguísticos na Amazônia (II SELA), a oficina, com duração de 4 horas, teve como objetivo instrumentalizar discentes ao uso do programa para fins de realização de pesquisas em fonética acústica. Ao longo da oficina, a professora discutiu, por exemplo, questões relacionadas à prosódia, entonação, frequências fundamentais da onda sonora. Segundo a professora, tratou-se de oportunidade ótima aos discentes de conhecerem esse programa tão utilizado atualmente na área de fonética acústica.