0

Grupo de Pesquisa Saberes e Poéticas Orais da Amazônia Amapaense realiza atividade em Mazagão Velho

O Grupo de Pesquisa “Saberes e Poéticas Orais da Amazônia Amapaense” – liderado pelo Prof. Dr. Daniel Lima Borges, que tem a colaboração das professoras Dra Rosileni Pelaes e Dra Ana Paula Arruda, além do professor Dr. Yurgel Caldas, e que conta ainda com a participação de alunos da graduação do Curso de Letras do campus Marco Zero e do Polo quilombola de Mazagão – esteve realizando trabalho de campo em Mazagão Velho durante as festividades de Nossa Senhora da Piedade, nos dias 11 e 12 de julho. Trata-se de um importante evento que faz parte do calendário de festas religiosas e populares envolvendo a comunidade mazaganense e, por extensão, toda a sociedade amapaense. Na ocasião, o grupo de pesquisa produziu material audiovisual e textual, incluindo a aplicação de técnicas de entrevista, que será utilizado para a realização de um minidocumentário sobre a festa religiosa em tela. O material também servirá para a elaboração de artigos e outros textos que tematizem os saberes orais produzidos no Estado do Amapá, destacando um conhecimento popular que muitas vezes não circula no meio acadêmico.

0

Acolhida aos acadêmicos dos Cursos de Letras Português e Inglês e Letras Português e Francês.

Coordenações dos Cursos de Letras Português e Inglês e de Letras Português e Francês, respectivamente Profa. Rosileni Pelaes de Marais e Prof. Antonio Almir Silva Gomes, acolheram nesta manhã os acadêmicos ingressantes de ambos os cursos (Turma 2024), ocasião em que destacaram a excelência dos cursos e a expectativa de que tenham todos ótima experiência de formação sólida baseada na dicotomia teoria e prática.

Os acadêmicos ingressantes (Turma 2024) são oriundos de escolas públicas e privadas, dos distintos bairros da capital e de cidades do estado do Amapá e também de cidades circunvizinhas do estado do Pará.

0

Projeto de Extensão Pororoca: Escrita Criativa realiza segunda estapa de encontros em Escolas da Educação Básica

ENCONTRO SANTANA – 24 DE MAIO DE 2024

No dia 24 de maio de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” promoveu um evento especial na Escola Estadual Everaldo Silva Vasconcelos Junior, no município de Santana. O convidado foi o multiartista e pedagogo Fábio Nescal, que conduziu a dinâmica intitulada “Conto e Encanto: A arte de contar histórias”. Durante o encontro, Fábio Nescal encantou os participantes com suas habilidades narrativas, destacando a importância da contação de histórias da cultura local na educação. O evento reuniu alunos do 6º ano e professores, proporcionando uma manhã de imersão no mundo das histórias.

 

ENCONTRO CUTIAS DO ARAGUARI – 04 DE JUNHO DE 2024

No dia 04 de junho de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” levou sua iniciativa ao município de Cutias do Araguari, realizando um encontro na Escola Lourimar Simões Paes. A escritora amapaense Pat Andrade foi a convidada especial do evento, retornando com sua aclamada palestra “Literatour: um passeio pela nossa literatura”. Durante o encontro, Pat Andrade guiou os participantes por um fascinante percurso através da literatura regional, destacando obras e autores que capturam a essência da cultura local. A presença de Pat Andrade e sua abordagem envolvente proporcionaram aos alunos e professores uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura amapaense.

 

ENCONTRO ESCOLA MARIA MERIAN  – 27 DE JUNHO DE 2024

No dia 27 de junho de 2024, o projeto de extensão “Pororoca: Escrita Criativa” realizou mais um encontro cativante, desta vez na Escola Estadual Maria Merian dos Santos, em Macapá. A escritora e multiartista Rute Xavier foi a convidada especial, ministrando sua oficina de contação de histórias com o tema “Escrita Criativa: Leitura, Releitura e Imaginação”. Alunos e professores tiveram a oportunidade de explorar novas formas de expressão literária e desenvolver suas habilidades de escrita criativa, engajados ativamente nas atividades propostas e discutindo o poder transformador da imaginação na escrita.

0

Professores do curso participam da ABRALIC em Manaus-AM

No período de 01 a 05 de julho, aconteceu em Manaus o XIX Encontro da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), que teve como tema geral Redes, margens e rios. Estiveram presentes os professores Marcos Paulo Torres Pereira e Yurgel Pantoja Caldas. O prof. Marcos Paulo ofertou o minicurso “Literatura de Resistência: memória e cultura em identidades narrativas afro-amazônicas” e apresentou a comunicação “Processos político-sociais em imaginários amazônicos: histórias de Encantados nas Literaturas do Norte”. Já o prof. Yurgel Caldas esteve na mesa-redonda intitulada “Historiografia Literária: outras margens”, na qual proferiu a palestra  “Historiografia literária no Amapá: uma perspectiva necessária”.