Unifap participa de encontro do MEC com universidades parceiras do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI)

Seminário ocorreu na primeira semana de setembro e ofereceu um espaço de troca de experiências, atualização e reflexão sobre as melhores estratégias de trabalho com as crianças na educação infantil.

Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, realizou-se o Encontro MEC e Universidades Parceiras – ProLEEI 2025. O evento foi uma iniciativa fundamental para fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovem a leitura, a escrita e a linguagem oral com crianças de 4 e 5 anos. Reconhecendo a importância de assegurar uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, o seminário ofereceu um espaço de troca de experiências, atualização e reflexão sobre as melhores estratégias de trabalho com as crianças na educação infantil. Além disso, ao integrar o ProLEEI ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o encontro reforçou o compromisso do governo e dos entes federativos com a valorização da educação infantil, a promoção da equidade e o respeito às especificidades de cada faixa etária. 

O coordenador do programa, professor doutor Rosivaldo Gomes, destacou: “O projeto está institucionalizado por meio de uma portaria que traz importantes reconhecimentos para a formação de profissionais da educação infantil. Foram três dias dedicados a discussões, debates, metodologias e reflexões sobre avaliações. Temos muitas novidades previstas para 2025 e 2026. Você, professor cursista, está convidado a participar conosco.” Na oportunidade, o professor também apresentou os materiais complementares referentes à edição de 2024, elaborados pela equipe LEEI Norte, coordenados pela professora Adelma Barros, em parceria com a equipe local da Universidade Federal do Amapá. Os materiais se apresentam como
complementares àquilo que já está posto na Política Nacional de Educação Infantil e visam contribuir para o contato das crianças com práticas de leitura, escrita e oralidade na educação infantil.

Assim, o seminário contribuiu para aprimorar a prática pedagógica, fortalecer a rede de profissionais e promover uma aprendizagem mais efetiva e inclusiva para nossas crianças.

* Texto: Aretha Barros (Assessoria de Comunicação / ProLEEI Amapá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima