Projeto Pororoca: Escrita Criativa promove oficinas e inicia atividades em escolas amapaenses

Os encontros de capacitação dos monitores do Projeto Pororoca: Escrita Criativa já aconteceram, reunindo três oficinas que serviram como preparação para as atividades que o projeto levará às escolas e à comunidade. As oficinas aconteceram simultaneamente em salas separadas durante os dias 06, 19 de agosto e 03 de setembro na UNIFAP. A oficina ministrada pelo professor Daniel Borges, intitulada Palavras em Movimento: Oficina de Escrita Imaginativa, propõe exercícios de escrita orientada que estimulam a imaginação e a invenção literária, acolhendo também o desenho como expressão. Os participantes experimentam a criação a partir de temas inusitados, explorando a potência da palavra como jogo. Ao final, os textos e imagens se tornam parte de uma experiência coletiva de autoria. A professora Ana Paula Arruda, em sua oficina Tramas e enredos à vista, apresentou estratégias para pensar a estrutura narrativa e a criação de personagens, despertando o olhar reflexivo sobre o processo de contar histórias por meio das imagens-texto. Encerrando a etapa formativa, o professor Osmando Brasileiro conduziu uma Oficina de Poesia Dadaísta, voltada à experimentação de técnicas de composição baseadas no recorte de palavras de jornais e revistas, reorganizando-as livremente para formar poemas, numa proposta lúdica de criação.

Coordenado pelos professores doutores Daniel Borges, Rosileni Pelaes, Ana Paula Arruda e Osmando Brasileiro, com a colaboração de monitores discentes dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, o Projeto Pororoca é um curso de extensão sem fins lucrativos que acontece desde novembro de 2023. Seu objetivo é introduzir os discentes da UNIFAP e membros da comunidade externa e de escolas públicas desde o Ensino Fundamental até a modalidade EJA, às técnicas da linguagem literária, estimulando a criação e o aperfeiçoamento de produções artísticas. Para isso, conta com a participação de autores amapaenses e o contato direto com suas obras e experiências na cena da escrita local.

As ações do Projeto Pororoca retornam às escolas para atuar em pelo menos uma instituição de ensino por mês. A primeira dinâmica em escola, deste ano, já aconteceu: no dia 10 de setembro, a equipe esteve na Escola Maria Cavalcante, trabalhando com turmas do Fundamental II e levando a experiência da escrita criativa para despertar talentos e incentivar a expressão literária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima