70º Congresso Nacional de Botânica

20 a 25 de outubro de 2019 – Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL.

Título: Extensão no sul do Estado do Amapá – “Para não dizer que não falei das flores e dos polinizadores também”

Autoras: Daniele Costa; Angélica Costa; Mellissa Sobrinho.

Resumo: A conscientização de crianças e jovens na preservação do meio ambiente é crucial para que esta geração se envolva em ações de conservação da natureza. Em meio a isso, o projeto de extensão “Para não dizer que não falei das flores… E dos polinizadores também”, UNIFAP/DEX, com apoio do PIBEX e do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da UNIFAP/MZG, foi criado com o objetivo de divulgar ciência, popularizando-a, difundindo conhecimentos sobre plantas com flores e polinizadores, e conscientizar para a conservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. O trabalho foi desenvolvido no decorrer do segundo semestre de 2018 em quatro escolas públicas localizadas na zona rural dos municípios de Laranjal do Jari e Mazagão, no Estado do Amapá, sendo três destas inseridas na Reserva Extrativista do Rio Cajari, uma unidade de conservação de uso sustentável da natureza. As escolas do campo receberam aulas expositivas sobre o tema polinização, envolvendo conceitos sobre flores, polinizadores bióticos, reprodução de angiospermas e serviços ecossistêmicos. Foram contempladas quatro turmas de 5º ano e três de 7º ano do Ensino Fundamental I e II, respectivamente, alcançando cerca de 100 alunos, com os quais foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao tema, como caça-palavras, quebra-cabeças, desenhos e visualização de abelhas e flores do entorno das escolas através de lupas de bolso e de mesa, dentre outras. As atividades realizadas serviram de apoio para estimular o interesse dos alunos para o tema tratado. Surpreendentemente, não foi tarefa fácil para os alunos campesinos desenharem as flores das plantas das quais mais apreciavam as frutas, pois este tipo de observação nunca lhes fora incentivado; mostrou-se assim aos alunos que flor vai além dos desenhos que são ensinados desde a infância, que estas estão presentes em nosso meio, que desempenham papel biológico e que precisamos delas para, dentre outros razões, apreciar as frutas que gostamos. Dentre as atividades vinculadas aos polinizadores, destaca-se a realizada com as abelhas, quando foi ressaltada a importância ecológica destes agentes polinizadores no meio ambiente e a utilização de seus serviços prestados à natureza, com benefícios diretos ao ser humano. Divulgar conhecimentos científicos sobre flores e polinizadores é, sobretudo, tentar ajudar a manter a espécie humana, perpetuando-a no planeta Terra em harmonia com uma natureza respeitada e preservada.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Escolas do campo; Extensão universitária.
(Apoio DEX/PROEAC/UNIFAP)

Pôster