Apresentação

Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Amapá – Campus Mazagão (NEA – UNIFAP/MZG)

 

Campus da UNIFAP, no município de Mazagão, sedia o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Amapá – Campus Mazagão (NEA – UNIFAP/MZG). Este núcleo resulta da parceria entre um grupo de docentes da UNIFAP/MZG com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Amapá (Embrapa Amapá) e do Instituto Federal do Amapá (IFAP) , que realizam atividades de forma multidisciplinar voltadas para a agroecologia e a produção orgânica. O Núcleo desenvolve ações integradas de ensino, pesquisa e extensão junto a agricultores familiares e populações tradicionais do Território Sul do Estado do Amapá, mais precisamente nos municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

A criação do NEA – UNIFAP/MZG foi possível através de Chamada Pública do CNPq, Edital N. 21/2016, que disponibilizou recursos de custeio, capital e para seleção de bolsistas. O Núcleo também tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Programa Rede Ciências – Edital N. 006/2017), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP (Programa de Auxílio ao Pesquisador – Edital N. 14/2017; Programa de Iniciação Científica – Edital N. 09/2017) e da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Programa Institucional  de Bolsas à Extensão Universitária – Edital N. 27/2017; Edital N. 001/2019).

Além UNIFAP/Mazagão, Embrapa Amapá e IFAP, há parceria com outras instituições, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e organizações de agricultores familiares e extrativistas do sul do Amapá.

As ações desenvolvidas pelo NEA – UNIFAP/MZG são articuladas em dois eixos principais:

1 – Educação ambiental: consiste em atividades de ensino e de extensão por meio, principalmente, de cursos, oficinas e palestras sobre polinização; meliponicultura; plantas medicinais; plantas alimentícias não convencionais (PANC); associativismo e cooperativismo; sistemas agroflorestais (SAF); criação orgânica de frangos e galinhas de postura caipiras; técnicas de fotografia, filmagem, edição e montagem de exposição itinerantes de fotos e vídeos; e realização de diagnósticos participativos.

2 – Produção vegetal e animal na perspectiva agroecológica: consiste em atividades de pesquisa e de extensão visando a implantação de viveiro para produção e distribuição de mudas de espécies frutíferas, melitófilas, medicinais e PANC; implementação de bancos comunitários de sementes crioulas; oficina sobre produção integrada em sistema de aquaponia; introdução de caixas de abelha sem ferrão; implantação de unidade produtiva de aves caipiras orgânicas; dia de campo sobre criação de frangos caipiras orgânicos; curso de implantação e manejo de sistemas de irrigação de baixo custo; levantamento de dados para a identificação do perfil socioeconômico do agricultor familiar; e criação de uma comissão de produção orgânica na região.

As atividades são direcionadas, principalmente, para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, discentes e docentes de Escolas Família Agrícola, discentes e docentes de graduação da UNIFAP/Mazagão, agricultores familiares e extrativistas do sul do Amapá.

Do ponto de vista da produção acadêmica, foram desenvolvidas teses junto às atividades do Núcleo e monografias, produzidas por meio dos trabalhos de Iniciação Científica de alunos de graduação do Curso de Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia. O NEA – UNIFAP/MZG dispunha de planejamento para o biênio 2018 e 2019, que foi prorrogado até outubro de 2020 pelo CNPq. Ao final desse período, serão avaliadas as atividades realizadas e uma nova etapa e conjunto de ações poderão ser elaboradas, a depender de vários fatores, principalmente das demandas levantadas neste triênio e da disponibilidade orçamentária para a realização de novas atividades.

O professor Galdino Xavier, docente da UNIFAP – Campus Mazagão, responde pela coordenação do NEA – UNIFAP/MZG. Informações sobre as atividades e demais eventos do Núcleo podem ser obtidas pelo e-mail <neaunifapmzg@gmail.com>, Facebook (NEA – UNIFAP/Mzg) ou diretamente junto ao coordenador (<galdinoxpf@gmail.com>; (31) 9 9924 4255).