VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial

Imagem1

No decorrer dos dias 26 a 29 de setembro de 2018, ocorreu na Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero, Macapá/AP, o VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial: limites e desafios da sustentabilidade ambiental no século XXI (CBEAAGT), que teve como objetivo debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias de trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável. No dia 26, a partir das 14 horas, ocorreu o credenciamento e das 18h30min às 19h00min o cerimonial de abertura. Durante o dia 27, no período da manhã, houve a I mesa redonda com o tema: Educação patrimonial e comunidades tradicionais e a I palestra sobre Ecopedagogia e ética ambiental na educação formal e informal, à tarde, após os debates da II mesa redonda sobre conflitos socioambientais e populações tradicionais, tiveram exposições de trabalhos em painéis do eixo 1 a 5, das 16:30min às 18:00min no ginásio poliesportivo. Das 19h45min às 20h30min ocorreu a II palestra, que tratava de Geotecnologias aplicadas ao planejamento e gestão ambiental, encerrando as atividades. Durante o dia 28, pela manhã, retomou-se as atividades com a III mesa redonda, com o tema Planejamento e gestão dos recursos hídricos e a III palestra sobre Planejamento, gestão ambiental e desenvolvimento, à tarde deu-se prosseguimento a mais uma etapa de exposições de trabalhos dos demais eixos temáticos (de 6 a 10); ainda à tarde, ocorreu a IV mesa redonda com o tema Sociodiversidade e biotecnologias alternativas. A partir das 18h00min até às 18h30min, aconteceu a conferencia de encerramento com o tema Planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Na manhã do dia 29 foram ofertados minicursos com certificação de 4 horas, assim finalizando o VI CBEAAGT.

Entre os diversos trabalhos e temáticas apresentados no evento, foi exposto o trabalho intitulado “PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES… E DOS POLINIZADORES TAMBÉM: AÇÃO NA RESEX RIO CAJARI, ESTADO DO AMAPÁ”, apresentado pelas discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UNIFAP- Campus Mazagão, Angélica da Costa e Daniele da Costa, e pela docente Mellissa Sobrinho, integrantes do NEA-UNIFAP/MZG. Este trabalho relatou ações em duas escolas no sul do Amapá, em turmas de 5º e 7º ano do Ensino Fundamental I e II, respectivamente, tendo como objetivo divulgar conhecimentos científicos sobre reprodução de plantas e sobre polinizadores e onde foram trabalhadas diversas atividades para a melhor compreensão do tema.

Texto: Angélica da Costa e Daniele da Costa