0

MEC e CAPES abrem 40 mil vagas para curso de alfabetização

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), lançou nesta terça-feira, 8 de dezembro, o curso on-line ‘Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)’, abrindo 40 mil vagas para professores da área de alfabetização 

 

Noticia completa em anexo:

CURSO de alfabetização, EDUCAÇÃO BÁSICA

0

Análise e validação dos cadastros dos professores pré-inscritos nos cursos ofertados via PARFOR.

Estão abertas, a partir de hoje (13/02/2020), na Plataforma CAPES de Educação Básica a análise e validação dos cadastros dos professores pré-inscritos nos cursos ofertados via PARFOR.

A Análise da Manifestação de Interesse em formação vai de 13 de fevereiro a 13 de março

Atenção Secretários e Secretárias de educação dos Municípios;

Atenção coordenadores e Coordenadoras do PARFOR das redes Municipais de Educação.

Atenção Secretaria Estadual de Educação e coordenadores e Coordenadoras do PARFOR da rede Estadual de Educação

Antes de validar as pré-inscrições verifiquem se a pessoa pré-inscrita é funcionário (efetivo, ou contrato) de sua secretária e está em sala de aula, ou em outro ambiente de aprendizagem desenvolvendo suas atividades docentes.

Gilvando Araújo de Brito

Secretário Executivo do FEPAD/AP

0

ABERTO CADASTRO PARA PROFESSORES INTERESSADOS EM CURSAR LICENCIATURAS

Publicado: Quinta, 26 Dezembro 2019 08:37, Última Atualização: Quinta, 26 Dezembro 2019 08:43

 

A partir desta quinta-feira, 26, até o dia 31 de janeiro de 2020, a CAPES recebe os dados de professores em exercício na rede pública que queiram cursar licenciatura na área em que atuam.

Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020.

Os interessados devem cadastrar seus currículos na Plataforma CAPES de Educação Básica e preencher os formulários, que pedem dados sobre sua formação e atuação profissional. Essas informações serão analisadas e validadas pelas Secretarias de Educação às quais os candidatos estão vinculados.

A manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias ainda não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é de que norteiem o atendimento gradativo das demandas. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados por essas informações.

A iniciativa contribui para o alcance da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A meta aborda as estratégias que preveem consolidar e ampliar plataformas eletrônicas e implementar cursos e programas especiais, para assegurar formação superior aos professores que estão em exercício, mas que possuem somente formação de nível médio.

Confira o Manual do usuário e o Tutorial para interesse em formação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fonte: CAPES
Site: www.capes.gov.br
Link: http://www.capes.gov.br/36-noticias/10101-aberto-cadastro-para-professores-interessados-em-cursar-licenciaturas