Sobre o curso de Licenciatura Intercultural Indígena

O Parfor Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atender à rede pública de educação básica ou às redes comunitárias de formação por alternância, que oferecem educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e educação bilíngue para pessoas surdas.

No estado do Amapá, mais especificamente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), foi aprovada, através do edital n. 23/2023/CAPES/MEC, a oferta de 70 vagas para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Este curso visa atender estudantes indígenas de diferentes povos situados no Amapá e no norte do Pará, como os povos Apalai, Wayana, Tiriyó, Kaxuyana, Wajãpi, Galibi-Marworno, Karipuna, Palikur e Galibi Kali’nã, oriundos das Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi, na região de Oiapoque, da Terra Indígena Wajãpi e do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

O primeiro Processo Seletivo Especial do PARFOR Equidade ocorreu no primeiro semestre de 2024 para ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, instituído por meio do Edital n. 01, de 12 de abril de 2024/UNIFAP (Processo Seletivo Licenciatura Intercultural Indígena). As aulas presenciais serão realizadas no Campus Marco Zero da UNIFAP, localizado em Macapá-AP. Durante os períodos intercalados, nos meses de janeiro, fevereiro e junho de 2024, serão realizadas atividades práticas e vivenciais nas aldeias polos selecionadas pelos discentes indígenas.

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena possibilita a formação específica em Educação Escolar Indígena, bem como em Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Natureza. Os egressos estarão habilitados para atuar como docentes da educação básica em escolas indígenas de suas aldeias de origem. O objetivo do curso é formar, em nível de Educação Superior e do Ensino Médio, docentes e gestores indígenas para atuar na Educação Escolar Indígena, com vistas ao exercício integrado da docência, da gestão e da pesquisa, assumida como princípio pedagógico.