Grupos de Pesquisa & Laboratório de Extensão

GRUPOS

O objetivo central do Grupo é compreender a sociabilidade contemporânea na perspectiva dos estudos culturais. A proposta é observar a produção e constituição e interfaces de processos sociais e políticos, envolvendo as disputas e reconhecimento de sentidos permeados pela produção simbólica que integra as práticas políticas e sociais nas dimensões institucionais, esferas públicas e nos espaços sociais, investigando fenômenos midiáticos, religiosos, educacionais, linguísticos e políticos na interface com o campo cultural. O interesse está na compreensão da tessitura de processos socioculturais envolvendo identidades, representações, memórias e imaginários que permeiam processos de reconhecimento político e as relações de poder, envolvendo grupos marcados pelos marcadores de gênero, sexualidade, raça-etnia, religião e territórios, a partir da apropriação/relação/interface entre os distintos campos sociais, político, midiático,  religioso, artístico, literário.
Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2867450170852175
O NEPI consiste em um espaço acadêmico de referência institucional para compartilhar, dialogar e discutir conhecimentos e saberes que envolvem a temática indígena em diferentes âmbitos e contextos, possibilitando intercambiar ideias e elaborar análises interpretativas sobre tais sociedades, além de reunir um conjunto diverso de pesquisadores que desenvolvem estudos ¿com¿ e ¿sobre¿ povos indígenas. A UNIFAP está inserida num contexto regional demográfico complexo, onde estão presentes uma diversidade linguística e cultural significativa de povos indígenas Apalai, Waiana, Karipuna, Galibi-Marworno, Palikur, Tiriyó, Kaxuyana, Kali¿na e Wajãpi. Considerando a autonomia e a vitalidade destas sociedades e suas redes de relações sociais, culturais, políticas e econômicas no tempo e no espaço, acredita-se que a sistematização de estudos acerca da presença imemorial destes povos possibilitará produzir conhecimentos sobre a temática à luz das novas abordagens, reflexões, teorias e metodologias.
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/444589488496971
O grupo de pesquisa se destina a promover estudos de teóricos que abordam o problema interpretativo com vista a dinamizar a inovação metodológica. Usufruindo dos clássicos, dinamizando o ler, reler, pensar e repensar, muita das vezes, às avessas. O grupo se guia pelo sentido da indisciplinaride, termo que expressa a explosão das certezas epistemológicas que regem os campos científicos a ponto destes se tornarem ideologias.
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0031719315013253
O Citicom tem como foco de investigações a interface entre Comunicação (área originária) e Ciências Sociais e Humanas. A partir do campo comunicacional, a cidade torna-se recorte preferencial de observação das práticas culturais e das dinâmicas comunicacionais na cultura contemporânea. O grupo conta com pesquisadores de diversas áreas (Comunicação, Geografia, Turismo, Educação, Artes, Design Gráfico, Tecnologia de Informática, Secretariado, História, Moda, Medicina Veterinária) e nos diversos níveis da pós-graduação e da graduação, em instituições de ensino e pesquisa no Brasil (UFMT, UFSB, Unemat, Unifap, IFMT/Cuiabá e Ufob) e no exterior (UEM/Moçambique). O Citicom-UFMT é registrado desde 2017 no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq/MCTI). Com base na prática de pesquisa, o grupo busca atualizar-se constantemente na relação com o ensino de graduação e de pós-graduação e aplicar conhecimentos em atividades de extensão à comunidade. O Citicom-UFMT conta com pesquisadores de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação, com projetos de pesquisa e atividades acadêmicas que induzem enfaticamente as linhas de pesquisa em Comunicação e Mediações Culturais e em Epistemes Contemporâneas do PPGECCO-UFMT. No Citicom-UFMT, busca-se criar um ambiente de pesquisa com presença de pesquisadores interessados em investigar teoricamente a cidade a partir de seus empirismos/problemas cotidianos. As pesquisas desenvolvidas no grupo têm sido publicadas em periódicos e livros organizados com avaliação por pares em países como Brasil, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Espanha, Portugal, Alemanha, China e EUA. O Citicom-UFMT também publica a revista-laboratório ConexãoCuiabá (CNXCBA), de jornalismo de cidade e jornalismo cultural.
Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4697447223916653
O grupo se dedica ao estudo das dinâmicas artísticas compreendidas como fenômenos socioculturais fundamentais no contexto amazônico. A partir de perspectivas do Sul Global, investiga-se a dimensão simbólica que permeia a criação e a circulação de saberes, observando como pessoas e grupos sociais mobilizam a arte para a constituição de sentidos e identidades. A proposta aborda a produção de dispositivos visuais e artefatos não apenas como expressão estética, mas como vetores de inovação e tecnologias sociais. Dessa forma, busca-se compreender as interfaces entre práticas artísticas e processos de formação humana, analisando a arte como campo de conhecimento capaz de gerar transformações e reconhecimento cultural em diálogo com as complexidades e interações entre os contextos locais e globais.
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6525393533253057
O Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA) surge da necessidade de preencher uma lacuna existente nos estudos sobre os Palikur-Arukwayene. Assim, o NUKEPA articula em um grupo de pesquisa as ações e projetos que já estão sendo realizados pelos pesquisadores que o constituem e abre espaço para a integração e diálogo de diversas áreas/pesquisadores que trabalham com/sobre este povo. O NUKEPA objetiva fomentar a pesquisa com e entre os Palikur-Arukwayene, produzir conhecimento científico com e sobre este povo, além de formar perquisadores indígenas e possibilitar que as pesquisas realizadas sobre o povo também retornem para a aldeia como fonte de estudos e conhecimento para a comunidade indígena.
Mais informaçoes: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0869410114706180
O grupo de pesquisa investiga, sob uma perspectiva interdisciplinar, as territorialidades na Amazônia, tendo como objeto privilegiado de investigação, as comunidades tradicionais da região. 

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0426365791549386

LABORATÓRIO

Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas 

Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas é um Programa de Extensão, que nasceu vinculado ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá, constituído com a proposta de fomentar, reunir e divulgar pesquisas e ações de extensão e ensino nas áreas de democracia,  direitos humanos e políticas públicas.

ACESSE O SITE AQUI

Laboratório de Inovação Social

O Laboratório de Inovação Social é um espaço interdisciplinar de fomento à divulgação
científica de pesquisa e inovação desenvolvidas por docentes e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Políticas Públicas da UNIFAP (PPCULT)

ACESSE O SITE AQUI

Laboratório  Experimentações em Poéticas Dissidentes (LABEPOD)

O Laboratório de Experimentações em Poéticas Dissidentes (LABEPOD) é um espaço acadêmico vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política (PPCULT), dedicado à pesquisa, ensino, extensão e experimentação no campo das poéticas dissidentes. O laboratório promove práticas artísticas e culturais que questionam paradigmas convencionais, valorizando subjetividades, saberes e experiências diversas. Articula-se com o grupo de pesquisa “Experiências e Dissidências nas Artes Visuais” e estabelece parcerias nacionais e internacionais, incluindo colaborações com a Universidad de Guanajuato (México), UFG, UFPI, URCA e UDESC. 
Coordenação: Prof. Dr. Fábio Wosniak
Rolar para cima