Publicação digital reúne resultados de pesquisas defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pelo Curso e selecionadas pela criatividade e inovação;
O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas apresenta publicação digital com resultados das principais e inovadoras pesquisas que foram defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pelo curso.
O livro Pesquisa em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Amazônia – volume 1 reúne artigos que sintetizam resultados de alguns dos principais projetos de pesquisa executados pelos acadêmicos, ao longo da formação, nas duas linhas de pesquisa do Curso: Cultura, Identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas.
A publicação está disponível no canal de publicações do Curso e na Biblioteca digital do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas:
https://www2.unifap.br/poscult/publicacoes/
https://observatoriodh.com.br/?p=4589
Grupo de Pesquisa
Os pesquisadores que colaboram com o livro são todos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), criado para apoiar as investigações desenvolvidas no Curso de Especialização e fomentar a cooperação científica entre redes de pesquisa, a partir da Amazônia.
“Nosso objetivo com o livro é difundir à comunidade os principais resultados das investigações científicas, desenvolvidas pelos alunos formados pelo Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, garantindo assim que o conhecimento produzido em colaboração com distintos segmentos sociais e instituições públicas retornem aos campos de pesquisa e possam colaborar com a ação desses atores sociais”, explica o professor Antonio Sardinha, fundador e coordenador geral do Curso.
Sobre o livro
A obra reúne pesquisas caracterizadas por um percurso interdisciplinar e está dividida em três partes: 1) Tradição, práticas e saberes culturais; 2) Gênero, Cultura e Política e 3) Circuitos, trânsitos e interfaces (entre) culturas, artes e subjetividades.
Na primeira parte (Tradição, práticas e saberes culturais), estão resultados de pesquisa que observam as relações entre o campo da cultura na formatação, constituição e produção de práticas e saberes tradicionais. Destacam-se os estudos sobre etno-história, política e patrimonialização da arte indígena; Comunicação, Cultura e Ciclo do Marabaixo; festejos e tradição no Marajó, dentre outros.
Na segunda parte (Gênero, Cultura e Política), estão reunidos resultados de pesquisa sobre Gênero e Política, a partir da produção e disputas por sentidos protagonizados por atores e coletivos ativistas em distintos espaços sociais e na esfera pública. Destacam-se os estudos sobre Arte, Comunicação Audiovisual, Gênero e Cidades; Ativismo Digital e Gênero; Políticas Públicas, Gênero e Violência; Esporte e Gênero, dentre outros.
Na terceira parte (Circuitos, trânsitos e interfaces (entre) culturas, artes e subjetividades), estão investigações que relacionam o campo da Cultura com produção de práticas sociais interligadas ao campo das Artes e da Psicologia. Destacam-se os estudos sobre interlocuções visuais das narrativas existenciais surdas; Estudos de Cultura, Arte e Performance; além do diálogo entre Psicologia Social, Teorias Feministas e Decolonialidade.