0

Prorrogado prazo para inscrições no Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas

O prazo para inscrição no processo seletivo do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas foi prorrogado. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio e a entrada de turma está prevista para julho de 2021, por meio de ensino remoto.

As inscrições são gratuitas e serão exclusivamente via internet, no novo site do Departamento de Concursos e Processos Seletivos https://depsec.unifap.br/concursos/processos/6060d0c252981d18908c61e6.

Serão ofertadas 60 vagas e a seleção será por meio de notas de projetos de pesquisa apresentados conforme área de orientação dos professores e de acordo com área de concentração do Curso “Estudos Interdisciplinares em Cultura e Política”.

O candidato deve acompanhar todas as informações do processo seletivo no endereço https://www2.unifap.br/poscult/processo-seletivo/

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas é oferecido, desde 2018, no campus Marco Zero do Equador e em 2019 foi ofertada turma no Campus Binacional, em Oiapoque.
O curso é aberto a alunos graduados em todas as áreas de conhecimento com interesse de pesquisa ou atuação profissional na área de Cultura e Política. Atualmente contam 32 professores com atuação em diversas áreas do conhecimento, com pesquisas distribuídas em duas linhas: Cultura, Linguagem e Identidade e Cultura, Diferença e Política Pública.

Os professores que atuam no Curso integram o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap).

Conheça mais sobre o curso e a produção científica dos docentes em https://www2.unifap.br/poscult

Informações e dúvidas sobre o processo seletivo (atendimento imediato e contínuo): pospcult@gmail.com

0

Abertas inscrições para o Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas

Inscrições são gratuitas e acontecem de 06 de abril a 01 de maio exclusivamente via internet, com início das aulas remotas revisto para junho de 2021

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, com entrada de turma em junho de 2021, por meio de ensino remoto.

As inscrições são gratuitas e serão exclusivamente via internet no site do Departamento de Concursos e Processos Seletivos https://depsec.unifap.br/concursos/ de 06 de abril e 01 de maio de 2021.

Serão ofertadas 60 vagas e a seleção será por meio de notas de projetos de pesquisa apresentados conforme área de orientação dos professores e de acordo com área de concentração do Curso – Estudos Interdisciplinares em Cultura e Política.

Confira relação de orientadores e áreas de orientação. Clique e acesse a RELAÇÃO ORIENTADORES

O candidato deve acompanhar todas as informações do processo seletivo no endereço https://www2.unifap.br/poscult/processo-seletivo/

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas é oferecido, desde 2018, no campus Marco Zero do Equador. Em 2019, foi ofertada turma no Campus Binacional, em Oiapoque.

O curso é aberto a alunos graduados em todas as áreas de conhecimento com interesse de pesquisa ou atuação profissional na área de Cultura e Política. Atualmente, conta 32 professores com atuação em diversas áreas do conhecimento, com pesquisas distribuídas em duas linhas: Cultura, Linguagem e Identidade e Cultura, Diferença e Política Pública.

Os professores que atuam no Curso integram o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap)

Conheça mais sobre o curso e a produção científica dos docentes em https://www2.unifap.br/poscult

Informações e dúvidas sobre o processo seletivo (atendimento imediato e contínuo)

Email contato: pospcult@gmail.com

0

Divulgado programa do II Ciclo de Defesas (2020-2021)

A coordenação do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas divulga programação do II Ciclo de Defesas (202o-2021)

As defesas acontecem de forma remota entre os dias 30 de março a 30 de abril de 2021. 

Os trabalhos resultam de pesquisas de acadêmicos ao longo do processo de formação em cada uma das linhas de pesquisa que estruturam o Curso: Cultura, identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas.

O terceiro ciclo de defesas acontece entre 12 e 23 de julho de 2021.

Acesse Programa de bancas II Ciclo

0

Unifap divulga calendário para retomada das atividades em 2021

O Calendário Acadêmico referente aos semestres 2020.1 e 2020.2 será retomado a partir do próximo mês de abril, conforme normativas estabelecidas pela Resolução n. 5/2021 do Conselho Superior Universitário (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), aprovada Ad Referendum pela presidência, após parecer favorável da Câmara de Ensino do CONSU.

Serão 235 (duzentos e trinta e cinco) dias letivos, divididos em 3 (três) semestres letivos (2020.1, 2020.2 e 2021.1), para realização das atividades de cursos da graduação e da pós-graduação, em todos os campi da instituição.

Acessar calendário na versão completa em CALENDARIO  2021

0

Divulgada programação do Ciclo de Defesas de TCC/2020

A coordenação do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas divulga programação do Ciclo de Defesa de TCCs do ano de 2020.

As defesas acontecem de forma remota entre os dias 9 e 30 de dezembro de 2020.

Os trabalhos resultam de pesquisas de acadêmicos ao longo do processo de formação em cada uma das linhas de pesquisa que estruturam o Curso: Cultura, identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas.

As defesas serão organizadas em ciclos que se entendem até meados de 2021. O segundo ciclo está marcado entre 29 de março e 02 de abril de 2021.

O terceiro ciclo de defesas acontece entre 12 e 23 de julho de 2021.

Confira  Programação Bancas PCULT

0

Live apresenta dossiê Práticas socioculturais na Amazônia, organizado por professores da Unifap e UFMT

Dossiê da revista Fênix, especializada em História e Estudos Culturais, será apresentado em live, no dia 30 de julho, às 19h.

Evento da equipe editorial da Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), divulga em live última edição do periódico, com o dossiê “Práticas e processos socioculturais na Amazônia”.

O evento terá transmissão ao vivo pela página da Revista no Facebook, no dia 30 de julho, às 19h.

O endereço para acesso é https://www.facebook.com/revistafenix

O dossiê foi organizado pelos professores Antonio Sardinha e Marcos Vinicius de Freitas Reis, do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, da Universidade Federal do Amapá, em parceria com o professor Yuji Gushiken, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal de Mato Grosso.

O objetivo da proposta foi apresentar resultados de investigações, no âmbito dos programas de pós-graduação e dos grupos de pesquisa, que se propõem a descrever, analisar e refletir sobre fenômenos, práticas e processos sociais que atravessam ou são atravessados pelo campo cultural.

O dossiê está marcado por uma abordagem interdisciplinar, incluindo contribuições das áreas de Ciências Sociais, Geografia, História, Filosofia e Comunicação.

Os autores são pesquisadores com formação, trajetória acadêmica e/ou atuação em programas de pós-graduação marcados também pelo diálogo da interdisciplinaridade.

Colaboram com o dossiê pesquisadores do Pará, Amazonas, Paraná, Tocantins, Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro, observando desde realidades muito particulares, que marcam o complexo e plural território amazônico, a amplos processos culturais constitutivos de fenômenos sociais característicos da região.

O acesso à edição pode ser feito pelo link https://www.revistafenix.pro.br/wp/numero-atual/

 

0

Comunicado sobre retorno das atividades acadêmicas

A coordenação informa que as atividades do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas estão suspensas, atendendo decisão do Conselho Superior que suspendeu o calendário acadêmico, a contar do dia 15 de março de 2020. 

Desde então, a coordenação está trabalhando em plano de retorno gradual das atividades pela via remota.

Estamos aguardando a decisão do Conselho Superior sobre retomada do calendário para que possamos informar os discentes sobre os procedimentos que serão adotados para continuidade de aulas, orientações de TCC e demais atividades acadêmicas

Coordenação Geral PCULT

 

 

0

Chamada pública – Vagas Bolsa Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas

A coordenação geral do Programa Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas divulga chamada para 04 bolsas de extensão, destinadas a alunos de jornalismo para atuarem na agência de notícias do programa. 

Verificar regras, datas e procedimentos de inscrição no documento abaixo:

Chamada Pública Bolsa Extensão 

Acompanhar resultados nessa página!

RESULTADO PARCIAL

RESULTADO FINAL

0

Curso de Especialização participa de formação em parceria com Prefeitura Municipal de Macapá

O pesquisador do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, Prof Antonio Sardinha, participa do Curso de Formação para agentes públicos de saúde, assistência social e Guardas Municipais da Prefeitura de Macapá. 

A formação tem como proposta capacitar os servidores públicos no atendimento à população LGBT em Macapá.

A formação conta com o apoio do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas e do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas e integra as ações de implementação do Plano Municipal de Políticas Públicas para População LGBT, por meio do Projeto de Extensão Formação em Políticas Públicas, Gênero e Sexualidade para movimentos sociais e conselheiros de políticas públicas (PROEAC/UNIFAP).

 

Programação

Curso de capacitação para agentes públicos de saúde, Assistência Sociais e Guardas Municipais da Prefeitura de Macapá
DATA: 27 de 28 de janeiro de 2020
Local: Auditório Central da UEAP (av. Presidente Vargas, nº. 650, Centro, Macapá/AP)
Horários: 08h às 12h; e 14h às 18h.
Carga  Horária: 16h
 
PROGRAMAÇÃO:
 
UA1 – Movimento LGBT: Histórico e Sujeito de Direitos (4h)
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Sardinha (UNIFAP)
Data: 27/01/2020
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório Central da UEAP
Ementa: A presente unidade de trabalho resgata o histórico do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e sua caminhada na luta por políticas públicas.
 
UA2 – A população LGBT e o SUS: No enfrentamento de violências no cuidado em saúde (4h)
Palestrante: Silvio Marcos –  Coordenação de Garantia da Equidade do Ministério da Saúde
Data: 27/01/2020
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório Central da UEAP
Ementa: Serão abordadas as Políticas de Saúde e a Política de Saúde Integral de LGBT na perspectiva da intersetorialidade e da integralidade. O desafio da integralidade da atenção à saúde e universalidade do SUS. Apresentação da Política de Saúde LGBT, em destaque a ações e estratégias do seu Plano Operativo.
 
UA3 – A política de assistência social voltada aos/às LGBT (4h)
Palestrante: Séfora Alice Rôla do Carmo
                      Prof. Dr. Antônio Sardinha (UNIFAP)
                     
Data: 28/01/2020
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório Central da UEAP
Ementa: Abordar-se-á a política de assistência social como instrumento crucial para a consolidação de direitos sociais a população LGBT+. O desafio da integralidade e a equidade da proteção social na rede de atendimento do SUS. Inclusão de fato da população LGBT+ no contexto societário, enquanto sujeitos/as de direitos, sobretudo no ínterim da PNAS.
 
UA4.1 – Políticas públicas de segurança para a população LGBT no Brasil (2h)
Palestrantes: Promotora Fábia Nice; 
                       Dr. Lana Diniz (Comissão da Diversidade OAB/AP) e 
                        Geovanna Burgo (Defensora Pública – AP)
Data: 28/01/2020
Horário: 14h às 16h
Local: Auditório Central da UEAP
Ementa: Unidade que aborda as legislações que protegem a população LGBT.
 
UA4.2. – Políticas públicas de segurança para a população LGBT no Brasil (2h)
Palestrantes: Major Robert – PM/AP 
                       Del. Neuton Junior – 5ª DP
Data: 28/01/2020
Horário: 16h às 18h
Local: Auditório Central da UEAP
Ementa: Esta unidade trata da segurança como um dos direitos individuais fundamentais e também como direito social; quanto a abordagem dos agentes de segurança para com a população LGBT+, com foco na dignidade da pessoa humana e da igualdade, como fundamento para a proteção dos direitos da população LGBT+.
*Obrigatório
0

Nota – Processo Seletivo – Turma Oiapoque 2020

A coordenação do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas comunica que todas as informações referentes ao calendário do processo seletivo, regido pelos Editais PCULT 01 e 02 de 2020, serão divulgadas na página do processo seletivo: 

www2.unifap.br/poscult/processo-seletivo/

É responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento e verificação de resultados, seguindo cronograma do processo seletivo já divulgado.