Projetos

Mapeamento e caracterização da violência de gênero no contexto das comunidades ribeirinhas e rurais do Amapá (Financiador Programa de Pesquisa para o SUS – Gestão compartilhada em Saúde/PPSUS/FAPEAP)
Projeto financiado por meio de chamada pública nº. 003/2020 – Programa de Pesquisa para o SUS ? Gestão compartilhada em Saúde ? PPSUS, 5ª Edição no Estado do Amapá, a investigação propõe apresentar caracterização da violência de gênero no contexto das comunidades ribeirinhas e rurais do Amapá, identificando perfil, modalidades, especificidades, bem como apresentar percepção e experiências de mulheres em situação de violência no acesso e atendimento no âmbito dos serviços de saúde. Espera-se apresentar diagnóstico capaz de subsidiar a construção de protocolos para orientar a atenção integral à saúde no âmbito da Política Estadual de Saúde, bem como subsidiar a construção da política estadual de atenção integral à saúde da mulher e a capacitação dos atores do SUS para o atendimento das mulheres rurais e ribeirinhas nos serviços de saúde, além de contribuição para ações e diretrizes da política de educação permanente em saúde do Amapá, de um modo geral, e nos serviços de referência na área de saúde, no contexto da RAM – Rede de Atendimento à Mulher, vítima de violência doméstica, familiar e sexual no Estado do Amapá, em particular..
Integrantes: Antonio Carlos Sardinha; Dilnéia Rochana Tavares do Couto; Conceição Cordeiro; Patricia Rocha Chaves; Nelma Nunes; David Júnior de Souza Silva; Ana Cristina de Paula Maués Soares; Silvia Carla Marques;  Marineide Pereira de Almeida; Lana Patrícia de Matos dos Santos ; Fátima Sueli Oliveira dos Santos; Ariely Nunes Ferreira de Almeida; Carla Isadora Barbosa Canto; Raimunda Kelly Silva Gomes – Marina Lemes Landeiro. 

Projeto de Pesquisa Representações de Gênero, Direitos Humanos e Esfera Pública na Amazônia (FINANCIADOR – FAPEAP)
O projeto propõe observar a interface entre representações de gênero na esfera midiática, na esfera constituída a partir da ação coletiva dos movimentos sociais e a esfera política especializada do parlamento estadual. O pressuposto é ode que entender o entrelaçamento entre dispositivos,práticas e processos em torno da representação de gênero nessas três esferas centrais de agendamento de questões ligadas aos direitos humanos das mulheres contribui para compreensão de como tem sido pensadas as políticas públicas para esse grupo. Os tensionamentos,contradições, silenciamentos, bem como limitações,constrangimentos e práticas simbólicas que interferem na legitimação, agendamento e enquadramento das questões de gênero e direitos humanos são elementos centrais para compreender e estrategicamente orientar o processo de formulação de políticas para garantia dos direitos humanos das mulheres, incluindo direitos sexuais e reprodutivos..
Integrantes: Prof Antonio Sardinha, Profa Camila Risso, Profa Ana Cristina Maués, Profa Patrícia Chaves, Profa Eliane Cabral, Profa Cássia Hack

Projeto de Extensão Programa Radiofônico  Observatório de Direitos Humanos no Rádio  – Programa  veiculado na Rádio Web do Programa de Extensão Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unifap. 
Acesso em https://soundcloud.com/user-425726129
Coordenação: Profa Francisca de Paula, Prof Antonio Sardinha e Profa Ana Cristina Maués

Projeto de Extensão Formação em Políticas Públicas, Gênero e Sexualidade para movimentos sociais e conselheiros de políticas públicas – Formação de atores da política pública e dos movimentos sociais para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas com interface com gênero e sexualidade e assessoramento na elaboração do plano estadual de políticas públicas para população LGBT. (PARCERIA COM CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS LGBTs Do AMAPÁ)
Coordenação: Prof Antonio Sardinha e Profa Francisca de Paula

Programa de Extensão Observatório de Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas
O Observatório reúne ações de extensão, atreladas ao ensino e à pesquisa, envolvendo a formação, divulgação de conhecimento e informação sobre democracia, participação social, direitos humanos e políticas públicas. A proposta é articular e promover a interação entre professores/as e pesquisadores/as que atuam em ações e pesquisas voltadas a promover o debate, a produção de saberes, a troca de experiências e a mobilização da comunidade universitária e da sociedade em geral em torno do direito político à participação, da defesa da democracia, dos direitos humanos.
Acesso em http://observatoriodh.com.br/
Integrantes: Profa Camila Risso, Prof Antonio Sardinha, Profa Ana Cristina Maués, Profa Cássia Hack, Profa Eliane Cabral, Profa Paula Bastone

Escola de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas 
Setor de formação do Programa de Extensão Observatório de Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas que tem a proposta de ofertar cursos de curta duração nas áreas de direitos humanos e políticas públicas. 
Acesso em http://www2.unifap.br/escoladh
Coordenação:
Prof Antonio Sardinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*