0

Encerramento das atividades do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas

A Comissão Gestora do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas informa encerramento das atividades. 

Com a aprovação do Mestrado em Estudos de Cultura e Política, resultante das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, a partir do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, serão priorizadas as ofertas de turmas no Curso de Mestrado. 

Agradecemos a tod@s os envolvid@s nas atividades do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas por torná-lo um laboratório de experimentação e investigação, que teve a capacidade de subsidiar a formatação da proposta do Programa de Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política.

Informamos que o início das atividades do novo Curso de Mestrado está previsto para o segundo semestre de 2023. 

Atenciosamente, 

Comissão Gestora PCULT

Prof Dr Antonio Sardinha
Profa Dra Ana Cristina Maués
Profa Dra Elissandra Barros
Profa Dra Patrícia Rocha Chaves 

0

Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas apresenta novo volume com produção científica de ex-alunos

Publicação digital  reúne em novo volume os resultados de pesquisas defendidas como trabalhos finais de Curso, que se destacaram pela criatividade e inovação;

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT) apresenta novo volume de publicação digital com resultados das principais pesquisas, que foram defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pelo curso.

O livro Pesquisa em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Amazônia – volume 2 reúne artigos que sintetizam resultados de alguns dos principais projetos de pesquisa executados pelos acadêmicos, ao longo da formação, nas duas linhas de pesquisa do Curso: Cultura, Identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas. 

“O volume 2 do livro amplia a apresentação das pesquisas realizadas por novas turmas formadas pelo Curso e atende ao objetivo de divulgar a produção do conhecimento produzido, principalmente, junto aos espaços e aos sujeitos e sujeitas que contribuíram com as investigações dos pesquisadores vinculados ao nosso grupo de pesquisa”, explica o coordenador do PCULT e um dos organizadores da obra, Prof Dr Antonio Sardinha.

A publicação está disponível no site do Curso e na Biblioteca digital do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas:

http://observatoriodh.com.br/?p=4988

https://www2.unifap.br/poscult/publicacoes/

 Sobre o livro

A obra reúne pesquisas caracterizadas por um percurso interdisciplinar e está dividida em duas partes: 1) Políticas Públicas e Direitos Humanos em Territórios Periféricos; 2) Cultura e Dinâmica Sociopolítica (entre) lugares

Na primeira parte (Políticas Públicas e Direitos Humanos em Territórios Periféricos), estão resultados de pesquisa que observam a interface entre o campo de estudos em políticas públicas da área de educação, saúde e direitos humanos voltadas a segmentos e grupos que habitam territórios culturalmente situados.

Na segunda parte (Cultura e Dinâmica Sociopolítica (entre) lugares), estão reunidos resultados de pesquisa que abordam a interface entre o campo cultural e processos políticos envolvendo indígenas e quilombolas. Além disso, destacam-se estudos sobre literatura e fronteira e sobre processos midiáticos e educacionais, em contextos de disputas por sentidos em esferas públicas e sociais locais.  

Grupo de Pesquisa
Os pesquisadores que colaboram com o livro são todos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), criado para apoiar as investigações desenvolvidas no Curso de Especialização e fomentar a cooperação científica entre redes de pesquisa, a partir da Amazônia.

Também participam da publicação pesquisadores do novo curso de Mestrado recentemente aprovado pela Capes – o Mestrado Profissional Interdisciplinar de Estudos de Cultura e Política.

Mais informações:

Email –pospcult@gmail.com

0

Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas apresenta produção científica de egressos

Publicação digital reúne resultados de pesquisas defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pelo Curso e selecionadas pela criatividade e inovação;

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas apresenta publicação digital com resultados das principais e inovadoras pesquisas que foram defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pelo curso.

O livro Pesquisa em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Amazônia – volume 1 reúne artigos que sintetizam resultados de alguns dos principais projetos de pesquisa executados pelos acadêmicos, ao longo da formação, nas duas linhas de pesquisa do Curso: Cultura, Identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas. 

A publicação está disponível no canal de publicações do Curso e na Biblioteca digital do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas:

https://www2.unifap.br/poscult/publicacoes/ 

https://observatoriodh.com.br/?p=4589

 
Grupo de Pesquisa
Os pesquisadores que colaboram com o livro são todos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), criado para apoiar as investigações desenvolvidas no Curso de Especialização e fomentar a cooperação científica entre redes de pesquisa, a partir da Amazônia.

“Nosso objetivo com o livro é difundir à comunidade os principais resultados das investigações científicas, desenvolvidas pelos alunos formados pelo Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, garantindo assim que o conhecimento produzido em colaboração com distintos segmentos sociais e instituições públicas retornem aos campos de pesquisa e possam colaborar com a ação desses atores sociais”, explica o professor Antonio Sardinha, fundador e coordenador geral do Curso.

 Sobre o livro
A obra reúne pesquisas caracterizadas por um percurso interdisciplinar e está dividida em três partes: 1) Tradição, práticas e saberes culturais; 2) Gênero, Cultura e Política e 3) Circuitos, trânsitos e interfaces (entre) culturas, artes e subjetividades.

Na primeira parte (Tradição, práticas e saberes culturais), estão resultados de pesquisa que observam as relações entre o campo da cultura na formatação, constituição e produção de práticas e saberes tradicionais. Destacam-se os estudos sobre etno-história, política e patrimonialização da arte indígena; Comunicação, Cultura e Ciclo do Marabaixo; festejos e tradição no Marajó, dentre outros.

Na segunda parte (Gênero, Cultura e Política), estão reunidos resultados de pesquisa sobre Gênero e Política, a partir da produção e disputas por sentidos protagonizados por atores e coletivos ativistas em distintos espaços sociais e na esfera pública. Destacam-se os estudos sobre Arte, Comunicação Audiovisual, Gênero e Cidades; Ativismo Digital e Gênero; Políticas Públicas, Gênero e Violência; Esporte e Gênero, dentre outros.

Na terceira parte (Circuitos, trânsitos e interfaces (entre) culturas, artes e subjetividades), estão investigações que relacionam o campo da Cultura com produção de práticas sociais interligadas ao campo das Artes e da Psicologia. Destacam-se os estudos sobre interlocuções visuais das narrativas existenciais surdas; Estudos de Cultura, Arte e Performance; além do diálogo entre Psicologia Social, Teorias Feministas e Decolonialidade.

 

 

 

 

 

0

Comunicado geral

Prezad@s alunos e comunidade acadêmica

1 – A coordenação do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT) informa que os processos referentes à emissão da primeira via do diploma aos alunos concluintes foram encaminhados, com cópia de comprovante submetida ao email de cada estudante. 

Informamos também que foram enviados por meio dos emails cadastrados  prazos e orientações gerais para retirada dos diplomas já emitidos pelo Departamento de Registro Acadêmico – DERCA. 

Dúvidas sobre emissão do diploma devem ser enviadas diretamente para 
dird@unifap.br ou  96 9 8119 8976 (whatsapp)

Para outros assuntos referentes ao Curso, a coordenação segue no atendimento  exclusivamente via

email- pospcult@gmail.com

2- A coordenação do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT) informa que não há previsão de abertura de novas turmas do Curso.

 

Atenciosamente 
Coordenação geral PCULT
0

Curso de Especialização em Estudos Culturais lança livro com colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais

Obras são resultados de cooperação entre redes de investigação, vinculadas ao Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap)

 O Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), vinculado ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, apresenta dois livros inéditos com a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais.

Para o professor Dr Antonio Sardinha, líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), as obras resultam de uma rede de cooperação que envolve pesquisadores do Brasil e do exterior. A proposta é ampliar o diálogo e discutir agendas de pesquisa que se conectam, a partir da Amazônia.

Livro Decolonialidade, Comunicação e Cultura

 O livro é organizado pelos professores Antonio Carlos Sardinha (Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap) Eloina Castro Lara – Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México)/Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Valeria Belmonte – Universidad Nacional del Comahue/Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e Verônica Maria Alves Lima – Universidade Federal Fluminense (Brasil)/Universidade de Tübingen (Alemanha).

A obra conta com 21 pesquisadores de 12 instituições de ensino superior de  países latino-americanos  e caribenhos, entre eles Cuba, Argentina e México.

A proposta da publicação é apresentar, a partir de uma perspectiva latino-americana, abordagens críticas e alternativas em torno dos fenômenos comunicacionais e culturais atravessados por dissidências, resistências e conflitos constituídos na mobilização criativa de saberes.

O acesso ao livro pode ser feito pelo link https://observatoriodh.com.br/?p=4495


Livro Política, Deliberação Pública e Organizações Sociais na Contemporaneidade.

O livro é organizado pelos professores Antonio Sardinha (Unifap); Dra Dilneia  Dilnéia Rochana Tavares do Couto (Universidade do Estado do Amapá – UEAP) e  Dr. Delamar José Volpato Dutra (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).

A obra conta com a colaboração de 25 pesquisadores situados em centros de pesquisa de seis instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil.

Além disso, colaboram com o livro os pesquisadores Cristián Valdés Norambuena, do Chile; Salvador Vidal-Ortiz , da American University, de Washington  e Patricio Simonetto, do Institute of the Americas – University  College London.

A proposta da publicação é discutir contribuições resultantes de processos de investigação concluídos ou em andamento, capazes de problematizar a ação política e materializadas em sentidos, representações e outras práticas sociais atravessadas pelo campo da cultura e protagonizadas por  sujeitos, organizações e movimentos sociais.

O acesso ao livro pode ser feito pelo link https://observatoriodh.com.br/?p=4449

 

0

Comunicado Coordenação PCULT

A coordenação geral do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas comunica que não haverá abertura de novas turmas, assim como não serão reofertadas novas disciplinas. 

A orientação  aos alunos matriculados que estão em produção de TCCs (Trabalhos Finais de Curso) é que atendam cronograma aprovado abaixo com as datas limites e finais para encerramento das atividades junto ao Curso. 

Destacamos que o descumprimento dos prazos abaixo resultarão no desligamento automático dos alunos em TCC do Curso. 

Para registro, o curso está com atividades encerradas e será finalizado em dezembro, com a defesa da turma de 2021. 

 

CRONOGRAMA TURMAS ANTERIORES A 2021 

– Envio  de formulário preenchido com indicação das datas e membros de bancas examinadoras.
– 30 de março

– datas do ciclo de defesa
O período para as defesas será de 18 a 23 de abril de 2022, exclusivamente.

– Prazo para entrega das versões finais dos TCCs pós banca 
5 de maio 

– Prazo para envio dos processos para emissão de diploma
10 de maio 

CRONOGRAMA TURMA DE 2021 

Datas: 5 a 10 de dezembro de 2022
 
– Prazo para entrega das versões finais dos TCCs pós banca 
27 de dezembro de 2022
 
– Prazo para envio dos processos para emissão de diploma
– 5 de janeiro de 2023
 
Dúvidas, orientamos contato com pospcult@gmail.com
 
At
Antonio Sardinha
Coordenação Geral PCULT 
 
0

Prorrogado prazo para inscrições no Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas

O prazo para inscrição no processo seletivo do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas foi prorrogado. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio e a entrada de turma está prevista para julho de 2021, por meio de ensino remoto.

As inscrições são gratuitas e serão exclusivamente via internet, no novo site do Departamento de Concursos e Processos Seletivos https://depsec.unifap.br/concursos/processos/6060d0c252981d18908c61e6.

Serão ofertadas 60 vagas e a seleção será por meio de notas de projetos de pesquisa apresentados conforme área de orientação dos professores e de acordo com área de concentração do Curso “Estudos Interdisciplinares em Cultura e Política”.

O candidato deve acompanhar todas as informações do processo seletivo no endereço https://www2.unifap.br/poscult/processo-seletivo/

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas é oferecido, desde 2018, no campus Marco Zero do Equador e em 2019 foi ofertada turma no Campus Binacional, em Oiapoque.
O curso é aberto a alunos graduados em todas as áreas de conhecimento com interesse de pesquisa ou atuação profissional na área de Cultura e Política. Atualmente contam 32 professores com atuação em diversas áreas do conhecimento, com pesquisas distribuídas em duas linhas: Cultura, Linguagem e Identidade e Cultura, Diferença e Política Pública.

Os professores que atuam no Curso integram o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap).

Conheça mais sobre o curso e a produção científica dos docentes em https://www2.unifap.br/poscult

Informações e dúvidas sobre o processo seletivo (atendimento imediato e contínuo): pospcult@gmail.com

0

Abertas inscrições para o Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas

Inscrições são gratuitas e acontecem de 06 de abril a 01 de maio exclusivamente via internet, com início das aulas remotas revisto para junho de 2021

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, com entrada de turma em junho de 2021, por meio de ensino remoto.

As inscrições são gratuitas e serão exclusivamente via internet no site do Departamento de Concursos e Processos Seletivos https://depsec.unifap.br/concursos/ de 06 de abril e 01 de maio de 2021.

Serão ofertadas 60 vagas e a seleção será por meio de notas de projetos de pesquisa apresentados conforme área de orientação dos professores e de acordo com área de concentração do Curso – Estudos Interdisciplinares em Cultura e Política.

Confira relação de orientadores e áreas de orientação. Clique e acesse a RELAÇÃO ORIENTADORES

O candidato deve acompanhar todas as informações do processo seletivo no endereço https://www2.unifap.br/poscult/processo-seletivo/

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas é oferecido, desde 2018, no campus Marco Zero do Equador. Em 2019, foi ofertada turma no Campus Binacional, em Oiapoque.

O curso é aberto a alunos graduados em todas as áreas de conhecimento com interesse de pesquisa ou atuação profissional na área de Cultura e Política. Atualmente, conta 32 professores com atuação em diversas áreas do conhecimento, com pesquisas distribuídas em duas linhas: Cultura, Linguagem e Identidade e Cultura, Diferença e Política Pública.

Os professores que atuam no Curso integram o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap)

Conheça mais sobre o curso e a produção científica dos docentes em https://www2.unifap.br/poscult

Informações e dúvidas sobre o processo seletivo (atendimento imediato e contínuo)

Email contato: pospcult@gmail.com

0

Divulgado programa do II Ciclo de Defesas (2020-2021)

A coordenação do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas divulga programação do II Ciclo de Defesas (202o-2021)

As defesas acontecem de forma remota entre os dias 30 de março a 30 de abril de 2021. 

Os trabalhos resultam de pesquisas de acadêmicos ao longo do processo de formação em cada uma das linhas de pesquisa que estruturam o Curso: Cultura, identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas.

O terceiro ciclo de defesas acontece entre 12 e 23 de julho de 2021.

Acesse Programa de bancas II Ciclo

0

Unifap divulga calendário para retomada das atividades em 2021

O Calendário Acadêmico referente aos semestres 2020.1 e 2020.2 será retomado a partir do próximo mês de abril, conforme normativas estabelecidas pela Resolução n. 5/2021 do Conselho Superior Universitário (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), aprovada Ad Referendum pela presidência, após parecer favorável da Câmara de Ensino do CONSU.

Serão 235 (duzentos e trinta e cinco) dias letivos, divididos em 3 (três) semestres letivos (2020.1, 2020.2 e 2021.1), para realização das atividades de cursos da graduação e da pós-graduação, em todos os campi da instituição.

Acessar calendário na versão completa em CALENDARIO  2021