Objetivos do Curso e Perfil do Egresso
PERFIL DO EGRESSO E OBJETIVOS
OBJETIVOS
– Desenvolver estudos e pesquisas educacionais em seus aspectos
políticos, sociais, históricos e culturais, com base na compreensão das
diferentes formas de articulação entre Estado e sociedade;
– Proporcionar fundamentação teórico-investigativa para a compreensão e
intervenção na realidade educacional, na perspectiva de uma educação
crítica e emancipadora;
– Promover formação científica, com produção e disseminação de
conhecimentos, bem como saberes teórico-práticos, que auxiliem na
efetivação de ações educativas críticas.
– Fomentar intercâmbios com Grupos de Pesquisas e Programas de
Pós-Graduação em Educação de áreas afins, nacionais, internacionais e
especialmente os que atuam na Região Amazônica.
PERFIL DO EGRESSO
Profissional crítico para atuar tanto na docência e em pesquisa, junto a instituições e órgãos de Educação Superior e de Educação Básica, quanto na elaboração e gestão de projetos educativos em contextos escolares e não-escolares, em centros de pesquisa e/ou de formação continuada, com sólida base teórico-metodológica voltada à compreensão e à intervenção, articulando aspectos políticos, sociais, históricos e culturais, no âmbito educacional.
Destarte, almeja-se que o egresso do PPGED/UNIFAP possua as seguintes características:
– Condições de atuar como docente-pesquisador em Instituições da Educação Básica e da Educação Superior, como formador de profissionais da área educacional e na gestão de projetos pedagógicos, tendo como princípios a defesa da educação pública, laica, democrática e inclusiva;
– Capacidade de articular teoria e prática educativa, na perspectiva de desenvolver e estimular a produção de ações críticas, no intuito de compreender a problemática educacional brasileira em sua complexidade e diversidade, especialmente da Região Norte do Brasil;
– Possibilidade de elaborar, executar e desenvolver projetos de pesquisas e/ou de formação em ambientes escolares e/ou não escolares;
– Compreensão visão crítica dos fenômenos educacionais existentes na sociedade, em seus aspectos políticos, sociais e culturais.