DOCENTES DO CURSO

Link para o Currículo  Lattes: 

Realiza estudos e pesquisas sobre recursos sociais e desigualdades educacionais; e sobre socioambientalismo na Amazônia. Coordena o Grupo de Pesquisas Recursos Sociais, Educação e Meio Ambiente/GPCEM. Autor do livro Capital Social e Redes Sociais no Processo Organizacional de Comunidades Agroextrativistas no Amapá (2011).

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Gênero e diversidade  sexual  na educação.  Saberes  e práticas docentes na perspectiva da diversidade. Arte educação em contexto de diversidade.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Estudos socioculturais da Educação Física, esporte e lazer. Educação Física e movimento cultural humano no contexto da saúde.

Link para o Currículo  Lattes :

Interesses de Pesquisa: Políticas  da Educação  Superior.  Trabalho-educação. Função social da escola. Trabalho docente. Politicas da Educação de Jovens e Adulto.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:  Cultura    infantil.   Cultura    lúdica:    jogos,   brinquedos    e brincadeiras. O brincar, a aprendizagem e o processo cultural da criança.  Educação, jogos e cultura.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Políticas  de formação de  professores.  Trabalho-educação e Pedagogia Histórico-Crítica. Gestão da Educação Básica

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa:  Políticas de formação  de professores.  Trabalho docente e desenvolvimento sócio histórico. Política educacional e prática docente.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:  Estudos socioculturais da Educação Física, esporte e lazer. Educação Física e movimento cultural humano no contexto da saúde.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Educação Ambiental Popular. Tecnologia e midias na Educaação Ambiental.

Link para o Currículo Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Religião e Educação, com ênfase em Direito Ambiental Cultural, Religiosidade, Cultura, Relações Étnico-Raciais; Ensino Religioso, Educação Escolar Quilombola e Educação Matemática.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa: Educação,  relações  etnicorraciais  e interculturais: imagens e  narrativas. Racismo, exclusão/inclusão da cultura e das diferenças na educação escolar.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa:  Avaliação de políticas e programas educacionais.  Gestão da Educação Básica. Política de valorização, carreira e remuneração docente.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa: Educação em direitos humanos. Saberes e práticas educativas.  Formação e docência no ensino superior.

Link para o Currículo Lattes:

Interesses de pesquisa: Competencias educativas; educação e cultura democrática; Filosofia da Educação; religião em contextos educacionais

Link para o Currículo Lattes

Interesses de Pesquisa : Politicas para educação superior com ênfase na Avaliação e Regulação da Educação Superior, Movimentos e Redes Internacionais sobre Politicas para educação superior na América latina e na Europa (MERCOSUL/RANA, RIACES e outras ) e organismos internacionais e suas politicas para educação.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Políticas públicas e gestão educacional. O publico e o privado na educação. Reforma, Contrarreforma do Estado e Público não-estatal na educação.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Processos   artísticos   em   suas  dimensões   educacionais   e  de mediação histórico-sociológica, estética e cultural. Participação africana e afro-brasileira na formação artística e cultural local. Conhecimentos tradicionais e quilombolas, como patrimônio cultural afro-brasileiro, constituintes das identidades  etnicorraciais.

Link para o Currículo  Lattes:

Interesses de Pesquisa: currículo e formação de professores.  educação ambiental formal e não-formal, saberes tradicionais e formação docente. Práxis educativa e saberes docente.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: História das políticas educacionais na Amazônia. Educação, hegemonia e subalternidades. Práticas educativas e mundos do trabalho.

Link para o Currículo  Lattes: 

Interesses de Pesquisa: Políticas de educação básica e superior. Gestão da educação. Politicas de educação de jovens e adultos.

PROFESSOR VISITANTE

Ver o currículo Lattes

Professora Titular da Universidade Federal do Pará.(aposentada). Professora Visitante Sênior da UFPA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará , com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Sciences de L’éducation – Université des Sciences et Technologies de Lille III , Lille, França. Fez pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canada em 2002, na Universidade Federal de São Carlos, 2007 e e UFMG em 2011. Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.Ex Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Ex Coordenadora do Fórum de Programas de Pós-Graduação do Norte, FORPRED Norte. Coordena Pesquisa, orienta em nível de pós-graduação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Teorias da Educação; Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior e educação básica, , formação de professores, trabalho docente e Internacionalização do Ensino Superior. Coordena na UFPA o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente. É membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. (CRIFPE), pertencente à UNIVERSITÉ LAVAL- Quebec, Canadá. É associada às seguinte entidades acadêmico-científicas : -Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); -Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC ); Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE).

Ver o currículo Lattes

Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Science de l’Éducation – Université de Paris X, Nanterre (1972) e doutorado em Sciences de l’Éducation – Université de Paris X, Nanterre (1976). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1992) e professor aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política de educação superior, reforma da educação superior, público e privado na educação superior.

Ver currículo Lattes

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação também pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008), realizando estudos sobre pós-colonialismo, colonialidade e educação do campo no Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando alunos de mestrado e doutorado.Tem experiência na área de Educação, pesquisando principalmente nos seguintes temas: educação rural e educação do campo; cultura e educação; etnia e educação; Amazônia e práticas de escolarização; pensamento educacional latino-americano; decolonialidade e educação. Desenvolve pesquisas sobre etnia, gênero e educação. No momento, executa um projeto de pesquisa sobre o pensamento educacional de duas mulheres latino-americanas do século XIX (Brasil e Argentina), financiado pelo CNPq. Apresenta publicações em que se estabelecem reflexões sociológicas, históricas e antropológicas de práticas e discursos em educação. É coordenadora do grupo de pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano” e do grupo “Constituição do Sujeito, Cultura e Educação” (ECOS) . Faz intercâmbio com o Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Grupo Epistemologias alternativas, movimentos sociais e educação (IFPE). Foi representante da região norte na direção da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) entre os anos 2009-2013. Também atuou como vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), biênio 2017-2019.