Programa de Pós-Graduação em História

Políticas de Autoavaliação e de Acompanhamento de Egressos

A autoavaliação é central na qualificação do PPGH e é concebida como um processo permanente, participativo, multidimensional e sistemático. É permanente porque todas as atividades de gestão, ensino e pesquisa do Programa são continuamente avaliadas tendo em vista os objetivos a serem alcançados por meio delas.

A avaliação da execução das atividades planejadas pelo Programa se dá de duas formas: 1) ao longo do quadriênio, por meio de debates realizados nas reuniões ordinárias de Colegiado (mensais); 2) depois de encerrado o quadriênio, durante o novo Ciclo de Autoavaliação do PPGH. Além dessas duas formas de autoavaliação, o Programa convida periodicamente professores-pesquisadores com larga experência em avaliação de PPGs para reuniões de balanço do que tem sido executado e planejado pelo PPGH.

O Ciclo de Autoavaliação é formado por três encontros em que docentes, discentes, técnicos e egressos do PPGH discutem os três eixos da ficha de avaliação quadrienal, a saber: programa, formação e impacto na sociedade. No Ciclo também é debatido o Relatório de Avaliação Quadrienal da Capes. Tal debate aborda centralmente o desempenho do Programa no quadriênio anterior. A partir daí são tirados os apontamentos para a elaboração do Planejamento Estratégico quadrienal, o que ocorre num Seminário com ampla participação dos que integram o Programa.

O processo de monitoramento das atividades planejadas para quadriênio é protagonizado pela Coordenação do PPGH, considerando, inicialmente, três classificações: 1) meta totalmente atingida; 2) meta parcialmente atingida; e 3) meta a ser efetivada. É importante ressaltar que a maioria dos resultados esperados tem indicadores quantitativos, o que facilita a detecção, pela referida Coordenação, do quanto o Programa se aproximou dos objetivos estipulados.

Além da supervisão geral da Coordenação do PPGH no processo de monitoramento da execução das atividades planejadas, cada estratégia fica sob a responsabilidade de um ou mais segmentos ou órgãos pertencentes ao Colegiado do Programa. Tais órgãos são os responsáveis pela elaboração de fichas técnicas que subsidiarão processos de acompanhamento e de registro das atividades desenvolvidas. Comissões, secretaria, segmentos discente e docente protagonizam a organização de eventos científicos, as inserções de informações sobre o Programa nas redes socais, o acompanhamento de egressos, a produção de coletâneas entre outros.

O corpo discente do PPGH é avaliado ao longo e no final das disciplinas. Estes componentes curriculares são postos em discussão nas reuniões pedagógicas (de linha ou de Colegiado). Nessa ocasião, são avaliadas a bibliografia, as metodologias de ensino e o impacto das aprendizagens na formação dos(as) mestrandos(as). As pesquisas discentes são avaliadas em seminários e bancas (de qualificação e defesa) com apresentações de relatórios parciais ou finais. No relativo aos bolsistas, cabe destacar a avaliação feita por meio de relatórios semestrais, pois o Regimento Interno estabelece no parágrafo único do Artigo 20 que, “ao final de cada semestre de gozo da bolsa, o bolsista deverá apresentar, em até 30 dias, o relatório de atividades acadêmicas, utilizando-se para isso de formulário fornecido pela Coordenação do PPGH/Unifap”.

A avaliação do corpo docente é coordenada internamente pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação Docente (Caad), cabendo-lhe a responsabilidade pela observância dos parâmetros estabelecidos pela Capes e no Regimento do PPGH. Esta avaliação culminará no processo de recredenciamento, que consiste na manutenção (ou não) do docente na mesma categoria em que foi credenciado.

Para permanecer no quadro de permanente o docente deverá manter produção acadêmica qualificada vinculada diretamente à Linha de Pesquisa na qual atua, observando os parâmetros vigentes estabelecidos pela Capes e a coordenação da área de História e em consonância com os parâmetros relativos ao conceito (nota) atribuído ao PPGH/Unifap na última avaliação quadrienal. Na avaliação parcial, que ocorrerá no meio do período avaliado, o docente deverá ter cumprido pelo menos 40% das ações previstas em seu Plano de Trabalho para o quadriênio. Na avaliação final (final do 4º ano), ele deverá ter cumprido ao menos 80% das ações previstas em seu Plano de Trabalho e apresentar sua nova proposta, para 4 anos vindouros. A Caad, seja na avaliação parcial seja na final, considerará as produções bibliográficas, técnicas e as atividades de ensino, pesquisa, orientação e gestão previstas no Plano de Trabalho e executadas pelo docente.

O acompanhamento de egressos do Programa é coordenado pela Comissão de Acompanhamento de Egressos (Caeg/PPGH) e ocorre de forma contínua, seja por meio de comunicação regular entre estes e a Coordenação do PPGH, seja pela participação dos mesmos nos eventos promovidos localmente, seja ainda através de pesquisa quali-quantitativa, visando ter uma percepção mais exata de sua atual situação. A Caeg/PPGH realiza tal pesquisa a cada dois anos (meio e fim do quadriênio de avaliação da Capes), aplicando questionário no Google Forms encaminhado através de e-mail ou Whatsapp, abordando a inserção dos(as) egressos(as) em atividades científicas, profissionais e político-sociais. Por meio da tabulação e interpretação dos dados, a Caeg gera inferências que são apresentadas ao Colegiado do PPGH a fim de que possam por ele ser debatidas e ensejar ações de melhorias internas.

O PPGH incentiva e oportuniza a continuidade da formação acadêmica de seus egressos, convidando-os a participar de seus eventos como comunicadores de trabalhos e como mediadores de debates. Eles também são convidados a publicar artigos em revistas científicas com chamadas abertas, assim como em coletâneas organizadas pelos docentes do Programa.

A cada dois anos (no primeiro e penúltimo anos do quadriênio de avaliação), o PPGH realiza o seu Colóquio de Egressos, evento cujo objetivo principal é melhorar a compreensão do Programa acerca de como a formação que oferece tem impactado a trajetória de seus egressos. Trata-se de uma importante fonte de autoconhecimento para o PPGH, o que possibilita o aperfeiçoamento de sua forma de atuação nos campos da pesquisa, do ensino e da divulgação científica.

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