NOTA DE REPÚDIO DO PPGLET AO FUTURE-SE

O Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Amapá (PPGLET/UNIFAP), vem publicamente demonstrar o seu repúdio ao Projeto Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Este projeto implementa um programa do atual governo que se desobriga do financiamento das instituições federais de ensino superior e das responsabilizando pela captação dos recursos necessários ao desenvolvimento de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desta forma, institui a lógica do mercado como uma nova estrutura de funcionamento da educação pública, destituindo a autonomia da Universidade. O Projeto Future-se prevê, ainda, meios privados de autofinanciamento dos Institutos e Universidades Federais, distorcendo o princípio constitucional de financiamento público do ensino superior, o qual defendemos desde sempre. É fundamental uma universidade pública, gratuita e assentada numa comunidade socialmente referenciada.