Você está visualizando atualmente Projeto de extensão Construir abre inscrições para capacitação especializada na construção civil

Serão disponibilizadas 30 vagas para o mês de junho. Público-alvo são trabalhadores do setor.

O Projeto Construir, iniciativa do Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), está com inscrições abertas e gratuitas para a quarta turma do curso, que tem como objetivo capacitar alunos para leitura e interpretação de projetos na área da construção civil. As inscrições, via Google Formulários, ficarão abertas no período até 14 de junho e as aulas estão programadas para iniciar na próxima segunda-feira, 17 de junho.

O curso gratuito busca elevar o nível de habilidades dos participantes, promovendo o desenvolvimento de mão de obra especializada e capacitada, contribuindo para o aproveitamento desses profissionais no mercado da construção civil. Entre os conteúdos a serem abordados nas aulas do curso, destacam-se a leitura de plantas arquitetônicas, estruturais, elétricas e hidrossanitárias, a interpretação de detalhes construtivos e noções de segurança do trabalho.
A maioria dos participantes são profissionais atuantes no setor, mas que não possuem nenhum tipo de formação acadêmica, como pedreiros, carpinteiros e eletricistas, além de autônomos. De acordo com o vice-coordenador do projeto, esses alunos, por não possuírem nível superior, não tiveram acesso à base teórica e habilidades que são comumente ensinadas nas universidades, assim as aulas ajuda-os a amenizar a ausência desses conhecimentos.
Sobre o Profid

O Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) objetiva o diálogo permanente da Unifap com a sociedade, na compreensão de seu papel à formação de uma universidade mais inclusiva e engajada, mediante a democratização de conhecimentos, artes, cultura e das ciências produzidas nesta Instituição de Ensino Superior.

Em 2024, serão ofertados cursos de Libras, inglês, francês, português e redação, literaturas do norte, metodologias em história e geografia, experimentos práticos na área de Física, programação em informática, engenharia para mulheres, construção civil, empreendedorismo, oficinas e artes visuais; atividades culturais como cinema nas escolas e canto, assim como esportivas nas modalidades de futsal, vôlei, atletismo, capoeira e crossfit. Haverá também atendimento em fisioterapia, geração de memória da arte da carpintaria por meio de documentário, produção em mídias nas aldeias indígenas.
Saiba mais sobre o Profid em https://www2.unifap.br/profid/.

Seleção de alunos para a quarta turma do Projeto Construir
Inscrições gratuitas até 14 de junho de 2024. 30 vagas. Público alvo: trabalhadores da construção civil. Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGFJqUjd6zyw2mHBdalFCgq77HjPPeFwG6jWbnA4z9e7XMHA/viewform.