Projeto Pedagógico do Curso
Sobre o Curso
O que é o Projeto Pedagógico do Curso?
O Curso de Licenciatura em Química da UNIFAP foi criado em 2013, com início das atividades em 2015.
Inicialmente sediado no Campus Santana, foi transferido para o Campus Marco Zero do Equador em 2018, visando melhores condições de infraestrutura para os acadêmicos.
Desde então, o curso tem avançado na formação de professores, contribuindo para suprir a demanda de docentes de Química na Educação Básica do Amapá.
Histórico do Curso
Nossa Trajetória
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química (PPC) da Universidade Federal do Amapá é o documento que estrutura toda a organização acadêmica, curricular e metodológica do curso.
Sua versão atualizada em 2024 reflete os novos desafios da formação docente na Amazônia, atendendo às diretrizes nacionais para a formação de professores.
O PPC detalha desde os objetivos, competências e habilidades esperadas, até a matriz curricular e a metodologia de ensino.
Objetivos do Curso
Nossos Objetivos
🎯 Objetivo Geral: Formar professores de Química para a Educação Básica, com sólida formação científica, ética e pedagógica.
📘 Específicos:
- Desenvolver competências científicas e pedagógicas.
- Formar profissionais capazes de atuar de forma ética e crítica.
- Incentivar a pesquisa e extensão em ensino de Ciências.
- Promover a educação ambiental, inclusiva e voltada aos direitos humanos.
Perfil do Egresso
Quem é o profissional que formamos?
O licenciado em Química da UNIFAP estará apto a atuar como docente na Educação Básica, desenvolver projetos de pesquisa, extensão e também trabalhar na gestão escolar.
🎯 Competências:
✔ Domínio de conteúdos químicos.
✔ Prática pedagógica articulada com a teoria.
✔ Sensibilidade às questões sociais, ambientais e culturais.
✔ Habilidades para uso de tecnologias educacionais.
✔ Capacidade de adaptação a diferentes contextos educacionais.
Estrutura Curricular
Matriz Curricular e Metodologia de Ensino
Disciplinas básicas nas áreas de Educação, Linguagens e Ciências.
Química Geral, Analítica, Físico-Química, Orgânica e Inorgânica.
Disciplinas práticas desde os primeiros semestres e Estágio Supervisionado.
Projetos integrados com a comunidade escolar e participação em eventos científicos.