Você está visualizando atualmente 13 de Setembro: Conheça a história do aniversário da criação do território do Amapá

13 de Setembro: Conheça a história do aniversário da criação do território do Amapá

A constituição do ex-território considerou fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial. 

Você sabia que o Território Federal do Amapá, foi um território federal durante muito tempo foi pertencente do Estado do Pará? Por esta proximidade com o outro estado, até hoje vemos uma certa semelhança principalmente na herança da parte de nossa cultura local, hábitos alimentares e até mesmo na nossa música. 

Voltando à aquela época em que o Amapá pertencia ao Pará, o mundo todo estava em plena Segunda Guerra Mundial e, por mais que do Brasil não estivesse efetivamente de fato em guerra, ou seja, em batalha dentro de seu território, o país sofria diversas intervenções por fazer parte das potências do grupo de países aliados que eram liderados pelos Estados Unidos, Inglaterra e China. O Brasil, naquela época, vivia o modelo de Estado Novo de Getúlio Vargas e assim o país passou a ser usado pelos americanos como base estratégica naval e terrestre, na qual havia uma estratégia de ocupação para todo o litoral do Brasil, em especial a região Norte do país, para servir como bases de apoio aos americanos. 

“A descoberta de ricas jazidas de manganês na área de Serra do Navio, em 1945, também revolucionou a economia local posteriormente.” Foto/Imagem: IBGE/CIDADES

O Amapá, que até então pertencia ao estado do Pará, foi enfim desmembrado e elevado á categoria de Território Federal, e a sua criação fora exclusivamente visando fatores estratégicos, econômicos, políticos e principalmente militares nos quais o Brasil necessitava. A criação do Território no dia 13 de Setembro de 1943, foi uma estratégia de administração, ocupação litorânea e territorial do Amapá, através do Decreto-lei nº 5.812 realizado pelo então presidente Getúlio Vargas, na qual visava à lógica da Segunda Guerra. O território passou a possuir três municípios: Macapá, Mazagão e Amapá, e este último foi decretado capital. 

Três meses depois da criação, no dia 17 de novembro de 1943, Janary Gentil Nunes é nomeado governador do território. Porém, ao chegar em terras amapaenses em 1944, o governador acaba por intitular o município de Macapá como capital do território. Janary Nunes, então escolhido por Vargas para governar o recém-criado Território, alegou que o município do Amapá possuía dificuldades de comunicação por via fluvial, e por sua vez Vargas transferiu o status de capital para Macapá. Janary instalou a sede de governo no prédio onde hoje funciona o Museu Joaquim Caetano da Silva,no centro de Macapá. A construção inaugurada em 15 de novembro de 1895, servia antes de sede da intendência municipal de Macapá, onde eram tomadas grandes decisões, como por exemplo, a criação de municípios, construção de escolas, divisão da arrecadação pública e resolução de outros problemas, inclusive a instalação da Base Aérea no município do Amapá em 1945. O lugar, localizado a 15 quilômetros da cidade de Amapá, abrigava um aeroporto na cidade para abastecer aviões norte-americanos que iriam combater as tropas do eixo durante a Segunda Guerra Mundial. 

Com a instituição do Território Federal do Amapá também foram criadas diretrizes políticas e administrativas, infra-estruturas e incentivos para que assim houvesse o desenvolvimento de atividades econômicas dentro do estado, principalmente voltadas ao setor do extrativismo mineral. Com a descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945 a instalação da mineradora ICOMI no território, acabou por revolucionar a economia local e gerar um crescimento ao estado recém formado.

Como forma de preservar a memória e a história do nosso estado, este feriado foi criado e anualmente comemora-se em todo Estado do Amapá através de eventos culturais. Na última sexta-feira, 10, houve a abertura da programação da campanha “Orgulho de Ser Amapá”, realizada em alusão aos 78 anos de criação do Território Federal do Amapá e de 68 anos de inauguração do próprio Mercado.

E Hoje, 13, data os 78 anos de fundação do Território Federal. A programação iniciará com Alvorada no Mercado Central, com a banda da Guarda Municipal, plantação do pé de Amapazeiro e de uma cápsula do tempo com os sonhos de crianças amapaenses. Haverá ainda o anúncio da segunda fase de revitalização do Mercado Central. Em seguida, na Assembleia Legislativa do Amapá, será realizada sessão solene com a participação da Orquestra Florescer, Batuque Raízes do Cunani e a entrega das Medalhas Notável Edificador do Amapá a 14 personalidades amapaenses, além da presença de 24 amapaenses ilustres que serão homenageados ocupando as cadeiras do parlamento estadual.

Participe e comemore essa data tão importante!

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: