Você está visualizando atualmente 5ª edição do projeto Tecno Barca leva imersão Cultural aos moradores do Bailique

A programação inicia na terça-feira (01), e segue até o dia 15 de novembro. Está é a 5ª edição do projeto que já é conhecido e esperado pelos moradores do Bailique.

Os moradores do arquipélago do Bailique poderão desfrutar de uma imersão cultural através da 5ª edição do projeto de arte “Tecno Barca”, que leva, de forma gratuita, oficinas de artes visuais, fotografia e reciclagem para as 11 comunidades ribeirinhas da região, entre os dias 01 e 15 de novembro.

A proposta é compartilhar oficinas criativas e ideias com as famílias que vivem às margens do Rio Amazonas, proporcionando uma vivência artística entre comunidade e profissionais.

A realização do Tecno Barca é da Associação Gira Mundo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), que atua há  10 anos com trabalhos desenvolvidos no Bailique, através de projetos e ações de arte, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Uma década de promoção da cultura em lugares tão distantes, no meio da floresta, para pessoas simples, mas com troca de conhecimentos e experiências inesquecíveis.

Performances artísticas para crianças integram programação que ocorrerá no arquipélago. Foto: Divulgação/Gira Mundo

O coordenador do Tecno Barca, Wellington Dias, relata que “uma das experiências mais marcantes para nós também é o legado que estamos percebendo se frutificar na região, pois hoje já é possível encontrar muitos jovens e adolescentes que participaram das oficinas de artes visuais e literatura e que acabaram seguindo carreira acadêmica nessas áreas em Macapá e, depois de formados, retornaram para o Bailique, onde estão empregados nas funções de gestores escolares e são considerados lideranças comunitárias na região”.

Foto: Divulgação/Gira Mundo

Neste ano, participam vários artistas do Amapá e de outros estados. Uma das representantes do Amapá, é a artiste transgênero e não-binarie, Sereia Caranguejo, que já participa do projeto Tecno Barca desde 2019, como artiste selecionade. A artiste também participou do Tecno Barca 4, que aconteceu virtualmente em 2021. Sereia relata que participar do projeto pela terceira vez é um tanto ancestral e que a chegada até o local sempre lhe traz um sentimento de retorno.

“As ilhas que bailam me trouxeram a primeira vez a possibilidade de ser Sereia (…) Na região das ilhas, meu projeto além do começo da gravação de um audiovisual se deu na criação de um memorial com imagens e textos e na criação e colagens de lambes com as crianças. Além de ter participado de ações com outros artistas, pois uma residência sem se conectar com outros artistas não parece ter tanto proveito.” Relata a artiste.

A programação ainda inclui encontros entre artistas, arte-educadores e moradores do Arquipélago do Bailique; projeto de leitura e escrita, performances, produção de biojóias, oficinas de artes; rodas de conversa sobre questões socioambientais e climáticas do Bailique atual; “Cine Catraia” com exibição de obras audiovisuais produzidas no Amapá; lançamento de catálogo e documentário do Tecno Barca IV, que foi realizado em 2021 de forma virtual, durante a pandemia de covid 19; e navegação da Exposição Tecno Barca em uma embarcação por 11 comunidades ribeirinhas do Bailique.

Vila Progresso, Jaranduba, Buritizal, Carneiro, Foz do Gurijuba, Igarapé Grande do Curuá, Freguesia, Franco Grande, Igarapé do Meio, Arraiol e Livramento são as comunidades que receberão o Tecno Barca. E em cada lugar, além do barco-galeria, os trapiches (pontes de madeira que dão acesso às localidades), escolas e centro culturais tornam-se espaços de encontro entre o movimento cultural e os moradores, de todas as idades.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/