A revista digital Égua Literária objetiva proporcionar um espaço acessível para que autores da Região Norte tenham acesso à publicação de suas histórias e mostrem a diversidade e as vivências da região amazônica.
Ocorreu ontem, 25, através de live realizada no Instagram, o lançamento da Égua Literária, revista digital de ficção especulativa (fantasia, ficção científica e terror) cujo objetivo é possibilitar a publicação de autores da Região Norte, que, sabe-se, é a região com menor índice de leitores, além de buscar a criação de um espaço em que os autores possam ser lidos, lutando contra o apagamento que o Norte sofre e trazendo representações não-estereotipadas da cultura nortista.
O projeto é idealizado pelos escritores Gabriel Yared (Amapá), Giu Yukari Murakami (Pará), Felipe L. Cavalcante (Amazonas) e Lucas Lorran (Pará), motivado pelo fato de as obras mais conhecidas da literatura nacional contemporânea terem um endereço fixo: o Sudeste. Foi a partir dessa percepção que surgiu a necessidade de criar os próprios espaços, visto que os que já estão estabelecidos lhes são negados.
“Queremos mesmo que o Norte se torne conhecido por sua riqueza literária, cultural, por sua pluralidade de vivências e realidades, em contraste com o estereótipo de que aqui ‘é tudo mato’, que criaram sobre nós lá no Sudeste”, pontua Gabriel, editor-chefe da revista.
A Edição 0 – O Norte pelo Norte, marca a estreia da revista e já está disponível no site da publicação. O volume traz contos inéditos dos escritores Fernando Canto (Amapá), Roberta Spindler (Pará) e Jan Santos (Amazonas), além de entrevistas com os autores Luiz Andrade (Amazonas), sobre a produção literária na Região Norte, e Daniel Munduruku (Pará), sobre sua percepção como autor indígena.
O ponto central da edição é o artigo “O Norte pelo Norte”, da Prof.ª Suellen Cordovil da Silva, efetiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em que discute sobre os caminhos que a literatura nortista deve tomar diante das dificuldades que enfrenta. A ilustração da capa é da ilustradora paraense Helô Rodrigues.
Ilustração: Helô Rodrigues.
Segundo Gabriel, a expectativa é de que a revista seja um canal para que autores iniciantes da Região Norte tenham acesso à primeira publicação no meio digital, entrem em contato com o processo editorial e recebam feedbacks de leitores de todo o país.
“Esperamos que os leitores de outras regiões conheçam uma dimensão da produção literária que não chega a eles por meio das grandes editoras”, comenta Yared.
A revista é representada pela Produtora Duas Telas e é decorrente da seleção do projeto em edital do recurso de fomento à cultura da Lei Aldir Blanc pela Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (SECULT-AP).
Colaboração de texto: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.
Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP: