O Dia de Combate à Poluição, comemorado todo 14 de agosto, possui o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente.
No nosso atual panorama do planeta terra, é perceptível ver as mudanças sofridas no meio ambiente todo. Sejam as baixas temperaturas alarmantes no sul e sudeste do Brasil ou as enchentes, e altas temperaturas em locais originalmente frios, todas essas sequências de mudanças no clima são em decorrência da ação humana.
Desde o último relatório de 2013 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), foram levantados dados sobre as emissões dos gases de efeito estufa, em que apontava que a temperatura global média continuaram a aumentar nas últimas décadas. Os especialistas do Painel Internacional sobre a Mudança Climática (IPCC) também alertaram ainda na época, que já ocorreram mudanças que serão “irreversíveis” durante “séculos ou milênios”.
Os cientistas defendem que o mundo necessita reduzir as emissões pela metade até 2030 e zerá-las até 2050, para impedir um aquecimento global acima de 1,5 ºC que poderia desencadear grandes impactos catastróficos em todo o globo. Essas catástrofes serão responsáveis por modificações que afetarão diretamente na nossa qualidade de vida também.
“Devemos não apenas ter consciência ambiental sobre a importância de preservar nosso meio ambiente, mas também cobrar dos nossos governantes ações e políticas públicas em prol do meio ambiente. Foto/Imagem: shutterstock “.
Mas como essas consequências poderão acontecer? A gente explica:
A poluição ocorre através de vários processos, como o descarte inadequado de esgoto e lixo, liberação de gases tóxicos por fábricas e veículos automotores, queimadas e até volumes muito elevados de som. A poluição também existe de 5 formas, sendo elas: a hídrica, a atmosférica, a do solo, a sonora e a visual.
Definida pela Lei nº 6938/81 como “a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos”.
Ainda temos algumas alternativas tanto para evitar com que a poluição de forma geral possa afetar nosso meio ambiente, como para prevenir mais catástrofes climáticas. É essencial que para a saúde do planeta e das futuras gerações, tomemos medidas rápidas para evitar o aumento das alterações do meio ambiente.
Faça sua parte e ajude o meio ambiente!
Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.