Você está visualizando atualmente Congresso Internacional aborda temas sobre Fake News, mercado e a crise energética no Amapá durante a pandemia de Covid-19

Congresso Internacional aborda temas sobre Fake News, mercado e a crise energética no Amapá durante a pandemia de Covid-19

O I Comertec Internacional e IV Comertec Jr. reúne em evento palestras, rodas de conversa e apresentação de GTs sobre o jornalismo na pandemia

O Grupo de Pesquisa de Comunicação, Mercado e Tecnologia (Comertec), vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade federal do Amapá (Unifap), realiza até 10 de junho o I Congresso Internacional Comertec e IV Comertec Jr com o tema “Resistência democrática, ciência e mercado tecnológico na pandemia global da Covid-19”. Iniciado em 8 de junho, o evento conta com participação de especialistas em temas como fake news, inovações no jornalismo e mercado profissional. No segundo dia do evento (9), foi lançado o e-book “Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação”, que reúne artigos apresentados no III Comertec Jr, ocorrido em 2019, assim como foram realizadas as apresentações de Grupos de Trabalho (GTs) sobre o jornalismo na pandemia.

O evento virtual está disponível no canal do Grupo Comertec no YouTube, e conta com palestras gravadas de professores e pesquisadores de renome no Brasil e no mundo.  No primeiro dia de evento ocorreu a palestra Desinformação: o mal do século com a Profª Drª Pollyana Ferrari, que é autora de diversas obras sobre jornalismo e referência em diversos trabalhos acadêmicos. Para a pesquisadora, as fake news viralizam principalmente em redes sociais e muitas vezes surgem de informações reais tiradas do contexto original. Ela reforça que vivemos num momento de infodemia, onde fatos são divulgados de forma distorcida da realidade, criando desinformação facilitada pela falta de verificação dos fatos. “Vivemos todos os dias lutando contra a desinformação, portanto somos responsáveis por cada informação que recebemos e compartilhamos”, completa Ferrari. Ainda na programação do dia 8, O professor Dr. Daniel Chaves, do curso de História da Unifap, mediou a mesa “Mercados, cenários e futuros: perspectivas comparadas”, com a Thayani Costa da Futuros Plurais e o professor Dr. Alaan Ubaiara do curso de Engenharia Elétrica da Unifap. O professor Daniel comenta que a mesa tratou sobre “a busca interdisciplinar e holística de métodos diversos para compreender as tendências e desafios dos cenários futuros”. Para Chaves o evento reúne conteúdo de qualidade capaz de corresponder aos melhores padrões científicos da área. “Acompanhar o evento é não apenas conhecer o resultado empírico e prático da comunicação social, mas compreender a visão mais ampla do que é o grupo e seus trabalhos”, conclui o docente.

Confira o primeiro dia do congresso no link a seguir: https://youtu.be/DTeCg8l221g

No segundo dia (9), a professora Ma. Elisângela Andrade, do curso de Jornalismo da Unifap, mediou a mesa redonda “O vírus das fakenews e da desinformação na Pandemia da Covid-19”, com participação de Mariama Correia da Agência Pública, Cido Coelho jornalista do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e Jalília Messias da TV Liberal/Afiliada Rede Globo. Durante a mesa foram apresentadas as dificuldades e violências sofridas por jornalistas devido a propagação de notícias falsas por movimentos como o anti-vacina e de conservadorismo. Em seguida, o Grupo Comertec lançou o e-book “Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação”, com artigos apresentados no III Comertec Jr. Por fim o congresso apresentou as mini palestras do Prof. Dr. John Pavlik e do Prof. Dr. Yahya Kamalipour, que trouxeram ao evento a discussão sobre desinformação em tempos de Covid-19 e Fake News nas mídias digitais. Os 4 Grupos de Trabalho foram apresentados ao vivo pela plataforma Meet em paralelo com as mini palestras.

Confira o segundo dia do congresso no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=gCGlP3QjFXM

O professor Dr. Yahya Kamalipour, palestrante internacional do evento concedeu entrevista exclusiva para Lorena Lima, da Agência Experimental de Comunicação (AgCom) do curso de Jornalismo da Unifap. Confira um trecho abaixo:

AgCom: Por que você aceitou participar do congresso?

Yahya: Porque o tópico, o tema da conferência é interessante, isso é o que eu disse na minha pesquisa, por isso aceitei. Kamalipour.com Eu pesquiso majoritariamente a área de globalização e impacto das informações na mídia, o jornalismo como serviço público e diversidade cultural, o que seria comunicação intercultural.

AgCom: Como você vê o cenário do jornalismo em meio à pandemia da covid-19?

Yahya: Depende de cada país, pois a pandemia tem imposto mudanças para todos, especialmente repórteres. Porque o desenvolvimento do vírus se projetou desprotegidamente, então foi difícil garantir informação apurada e porque é algo que você não entende muito, a forma como o vírus age e se comporta, e ter essas informações. Há as novas mutações como a indiana, na África, a Sul Africana, na América do Sul, muda o próprio comportamento. Mas jornalismo, independentemente disso, ele mantém o que são, tenta fazer o que pode e é como a verdade vem a tona para manter as pessoas educadas e informadas.

Leia a entrevista completa no portal da AgCom: Entrevista com Prof. Dr. Yahya Kamalipour

Colaboração de texto: Lorena Lima e Iago Fonseca (Bolsistas de Extensão da Agência Experimental de Jornalismo/AGCOM e do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: