Você está visualizando atualmente I Congresso Internacional Comertec expõe os riscos da desinformação em tempos de pandemia

O evento ocorre desde o dia 8 e encerra hoje (10).  Durante o congresso foi realizado o lançamento oficial do e-book: Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação

O I Congresso Internacional Comertec e IV Comertec Jr realizou ontem (9) pelo YouTube a mesa redonda “o vírus das fakenews e da desinformação na Pandemia da Covid-19” com a mediação da Profa. Ma. Elisângela Andrade, coordenadora do curso de jornalismo na Universidade Federal do Amapá.  O evento contou com a participação do jornalista multimídia Cido Coelho, editor do SBT News e mestre em tecnologia e comunicação, e Mariama Correia, repórter na Agência Pública e pesquisadora do Atlas da Notícia no Nordeste. Durante o evento foi lançado no congresso o e-book: Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação, fruto de pesquisas do Grupo Comertec. No fim da tarde ocorreram, em paralelo com as mini palestras, as apresentações dos 4 Grupos de Trabalho (GTs) pela plataforma Google Meet. As mini palestras foram apresentadas pelos pesquisadores internacionais John Pavlik e Yahya Kamalipour.

Mesa redonda: O vírus das fakenews e da desinformação na Pandemia da Covid-19

“A educação midiática é um tópico a ser pensado e colocado na engrenagem educacional para que as pessoas saibam consumir o conteúdo e faça diferença na vida delas e com isso elas possam se autogovernar, e não se destruam, ou destruam o próximo, mas que elas se construam”, comentou o jornalista Cido Coelho, durante sua fala.

Lançamento do E-Book: Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação

Lançamento do e-book: Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação, organizado pelos pesquisadores do Comertec: Jacks Andrade, Karollinne Levy, Patricia Teixeira, Paulo Giraldi e Roberta Scheibe. Na foto, professora Dra. Roberta Sheibe.

Minipalestras com convidados internacionais:

Mini palestra: Combatendo a desinformação na época da Covid-19

Minipalestra Fighting misinformation in the time of Covid-19, com o palestrante: Prof. Dr. John Pavlik, professor de jornalismo e estudos de midia na Universidade Rutgers.

Mini palestra: Mídia social, notícias falsas e Covid-19

Minipalestra Social media, fake news, and Covid-19, com o palestrante: Prof. Dr. Yahya Kamalipour, professor de mídia e comunicação do departamento de jornalismo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O Grupo de Pesquisa COMERTEC – Comunicação, Mercado e Tecnologia, vinculado ao curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) foi criado em 2013 com o objetivo de desenvolver projetos e pesquisas relacionadas à tríade comunicação, mercado e tecnologia. Reúne pesquisadores interessados em desenvolver estudos e propostas reflexivas sobre a comunicação contemporânea na era tecnológica, assim como analisar a aplicação prática da comunicação nos mais diversos mercados.

Todo trabalho aprovado para os GTS do I Congresso Internacional COMERTEC e IV COMERTEC Jr. automaticamente está aprovado no 4º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies – Desafios e reflexões sobre o ecossistema midiático pós pandemia, que acontecerá entre os dias 01 a 30 de novembro de 2021.

A programação para o último dia conta com a Mesa Redonda: A difícil arte de informar durante a crise energética Amapaense, com a mediação do Professor Dr. Paulo Giraldi, que vai discutir sobre o papel do jornalismo no apagão do Amapá de novembro do ano passado.. A palestra com Mark Deuze, às 18h. E às 18h30, palestra com Luciana Moherdaui. Além de grupo de trabalhos com a apresentação dos resumos expandidos​, os GT’s. Apresentação dos GT 2 e GT 3: a partir das 18h.

Acompanhe o encerramento do I Congresso Internacional Comertec e IV Comertec JR no canal do Grupo Comertec no YouTube

Baixe grátis o ebook Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação.

Outras informações em:  www.comertec.org

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/