Estudos neurológicos apontam que no processo de leitura vários tipos de memória são utilizados e várias áreas do cérebro são ativadas.
Você com certeza já deve ter ouvido que “Ler exercita o cérebro”. Reafirmando a verdade por trás desta frase, o hábito de leitura é uma ferramenta fundamental para quem deseja uma vida mais saudável. E estudos neurológicos apontam que, durante o processo de leitura, vários tipos de memórias são utilizadas e várias áreas do cérebro são ativadas.
E não apenas isso: ler também é fundamental para o nosso vocabulário, ajudando na construção de frases e aprendizado de novas palavras e significados.
É importante estimular a leitura desde a infância, pois ela é importante principalmente para o desenvolvimento da nossa fala e escrita. “Foto/Imagem: shutterstock”.
Outros estudos recentes também apontam que a redução do funcionamento do cérebro durante a velhice pode ser diminuída em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer. Ler também faz com que nos consigamos ter uma melhor percepção de línguas estrangeiras, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.
Entre os principais benefícios da leitura estão:
- Estimula a imaginação e criatividade;
- Estimula a memória;
- Nos ajuda a expressar melhor os nossos sentimentos;
- Nos aproxima da compreensão do mundo e do autoconhecimento;
- Melhora o vocabulário;
- Melhora a escrita e a capacidade de escutar;
- Cria senso de empatia;
- Constrói a percepção de sonhos;
- Ajuda na criação do senso crítico.
Os livros também são ótimas companhias para afastar a solidão e o tédio. Além disso, abrem um novo universo de culturas diferentes e novas experiências para o leitor.
E aí, já leu hoje? Aproveite para conhecer as nossas indicações semanais de leitura no nosso perfil no Instagram e aumente sua biblioteca mental de livros.
Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.