Você está visualizando atualmente Dia da Árvore: entenda a importância dessa data e a programação da cidade em comemoração a este dia

Prefeitura de Macapá promove programação em alusão ao dia da árvore, objetivando conscientizar a respeito da preservação desse bem tão valioso.

O Dia da Árvore, que no Brasil se difere de outras partes do mundo, foi escolhido em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Portanto, em sintonia com a data, a Festa Anual das Árvores foi instituída em todo o território nacional pelo Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, para criar uma versão nacional do “Dia da Árvore”, comemorado mundialmente em 21 de março.

Você sabia que existem 420 árvores para cada habitante do planeta?

Um estudo publicado na revista Nature estimou a existência de três trilhões de árvores no mundo, quase oito vezes mais que resultados de estudos anteriores. Infelizmente, para cada uma dessas pessoas, se perde 1,4 dessas árvores por ano. As árvores e florestas possuem diversos benefícios ao ecossistema do mundo, como fornecimento de oxigênio para os seres humanos, diminuição da poluição atmosférica, água de qualidade, solo fértil, matérias primas, entre outros. Além disso, as árvores no ambiente urbano colaboram com a saúde mental da população, reduzindo até mesmo o risco de agravo no quadro de pessoas com depressão.

O estudo “Paisagem e Urbanismo”, publicado na revista científica Science Direct, indicou que árvores em áreas urbanas ao redor da casa estão associadas a um uso menor de medicamentos antidepressivos prescritos. Portanto, árvores são amplamente benéficas, e a sua contribuição na nossa saúde vai além da conservação da biodiversidade e ajuda a controlar as mudanças climáticas, pois auxilia também na nossa saúde mental.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural.

“Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das árvores, Prefeitura Municipal de Macapá estará distribuindo mudas de mais de 70 espécies entre os dias 20 e 24 de Setembro. Foto/Imagem: @prefeiturademacapa”.

Em comemoração alusiva a essa data, a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (SEMAM), realiza entre os dias 21 e 24 de setembro uma ação de conscientização. Serão distribuídas mudas de plantas — sendo elas 70 mudas de espécies como Oiti, Alvineira, Ipê amarelo e Sumaúma — para incentivar a plantação e o cultivo entre a população.

Com objetivo de envolver a comunidade e conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, a programação também contará com plantio de árvores, campanhas em escolas e visita guiada ao Bioparque da Amazônia. Entre os lugares contemplados com o trabalho de arborização estão a Lagoa dos Índios, Residencial Mucajá, Morada das Palmeiras, Bairro Perpétuo Socorro e a Arena do Zerão.

As atividades buscam principalmente conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente e ampliar os trabalhos de arborização na capital. Você pode acessar a programação completa atraves do link: https://macapa.ap.gov.br/semana-da-arvore-prefeitura-de-macapa-promove-programacao-voltada-ao-meio-ambiente-e-sustentabilidade/ ou nas redes sociais da prefeitura em @prefeiturademacapa.

Participe e ajude o planeta a ser mais sustentável!

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/