Você está visualizando atualmente Dia das Crianças: projeto social irá arrecadar doações de brinquedos em Macapá

Dia das Crianças: projeto social irá arrecadar doações de brinquedos em Macapá

A ação Social será realizada por dois jovens estudantes da UNIFAP e busca transformar o dia das crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, em uma data ainda mais especial.

O Dia das Crianças – tradicionalmente comemorado no dia 12 de outubro – foi criado por uma empresa de brinquedos a partir de uma grande campanha realizadas no Brasil, já que, pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a data é comemorada apenas no dia 20 de novembro – data em que foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança.

Anualmente, o dia das crianças é marcado principalmente por ser uma data em que muitas pessoas fazem doações de alimentos, roupas e, especialmente, brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade ou pobreza. Foi pensando nisso que os acadêmicos da Universidade Federal do Amapá, Raiou, do curso de Artes, e Jomar, de Jornalismo, criaram uma campanha solidária de doação de brinquedos para as crianças aqui da capital Macapá.

“Foto/Reprodução: Arquivo Pessoal de @_Raiou”

“Eu tive essa ideia ao ir visitar o meu amigo Jomar na festa de São Cosme e São Damião e ver tantas crianças que tinham ali”, contou a acadêmica, que também é mãe. Raiou também relatou que, ao perceber o acúmulo de brinquedos que o próprio filho pequeno tem em casa, pensou nas crianças ali presentes.

Serão contempladas as crianças da comunidade do Jardim I, onde a quantidade de brinquedos doados seguirá a quantidade de doações recebidas pela população que aderir à campanha.

Geralmente, durante a data, é comum que os pais de crianças mais privilegiadas façam uma limpeza nos brinquedos dos filhos, ensinando-os, também, a doar aqueles que já não são mais utilizados. Sendo assim, desde pequena Raiou aprendeu os significados de dividir e de generosidade, atos que marcam fortemente a data. Esse gesto tão singelo, aprendido durante a infância, agora será passado adiante: “Fico feliz de estar passando essa tradição tão bonita para meu filho também”, comenta Raiou.

Infelizmente o número de crianças em situação de vulnerabilidade social e pobreza aumentou durante o período de pandemia em que vivemos. Percebendo isso, Raiou viu a importância que a data marca na vida dessas crianças: “Parece simples, e é para nós, mas eu sei como é maravilhoso para uma criança ganhar presente nesse dia”, pontua Raiou.

A campanha também tem o objetivo de incentivar outras pessoas em Macapá a terem iniciativas sociais como essa e, assim, mais campanhas e iniciativas sociais independentes conseguirem surgir entre a população Amapaense.

As doações estarão sendo recebidas neste sábado, 02 de outubro, durante o período da manhã na praça Veiga Cabral, localizada no centro de Macapá. Mas quem não puder fazer a doação pessoalmente no dia, também poderá pedir para as doações serem recolhidas mediante a combinação de horários.

Você poderá entrar em contato com a dupla através das suas redes sociais: @_raiou e WhatsApp: (96) 98139-1789 (Raiou) e (96) 98803-7656 (Jomar).

Participe! Pratique a generosidade e faça uma criança feliz.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/