A obra contou com a participação de 35 pesquisadores dos 26 estados e do Distrito Federal.
O livro “Transformação digital, tecnologia e inovação nos estados brasileiros: Os caminhos propostas para o período 2023-2026” é resultado do trabalho de 35 pesquisadores dos 26 estados e do Distrito Federal. A obra foi lançada, oficialmente, em 21 de abril, e publicada pela Red Académica de Gobierno Abierto International (RAGA), entidade sediada na Argentina.
A equipe de docentes/pesquisadores analisou 1.343 propostas de 85 candidatos a Governador das UFs brasileiras, eleitos e não eleitos, além de 45 indicadores com o conceito de Nação Digital. A investigação permitiu análises e discussões aprofundadas das propostas e indicadores de cada UF. A organização geral do livro é dos docentes e pesquisadores: Prof. Msc. Thiago José Tavares Ávila (FGV/EAESP), Profa. Dra. Beatriz Barreto Brasileiro Lanza (UFPR) e Prof. Me. Daniel de Souza Valotto (UFPR).

A Rede Acadêmica de Governo Aberto (RAGA) foi estabelecida, em 2015, na Argentina, na ausência de um espaço rigoroso para construção conceitual, geração de evidências e verificação de iniciativas. Sua Coordenação Internacional está sediada no CEDES, Argentina e é fortalecida por um convênio de desenvolvimento com o ILPES/CEPAL. O RAGA conseguiu co-construir vários Capítulos Nacionais (RAGAs nacionais) na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Peru.
Amapá digital
O capítulo sobre o Amapá teve a colaboração do Prof. Dr. Paulo Giraldi, diretor da TV Digital e Rádio Universitária, e docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Segundo o autor, a Amazônia Amapaense revela grandes potenciais locais para impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação. No entanto, se faz necessário acompanhar sistematicamente os Indicadores Internacionais.
“O Amapá é um estado fronteiriço, com potenciais para interligação de internet entre o Oiapoque/Amapá e a Guiana Francesa/França (conforme propostas do governador Clécio), além de implantar e executar possíveis ações conjuntas (captação de recursos, cooperações, pesquisa) com países da Amazônia Internacional, que fazem fronteiras com o Estado: Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa”, explica o professor.
Ainda, conforme o pesquisador, “a Transformação Digital, Tecnologia e Inovação no ciclo governamental do Amapá passa intrinsecamente pela melhoria urgente da qualidade dos serviços de energia elétrica, para que não se repita outro crime de energético – como o ‘apagão de 2020’. O Amapá tem muitos potenciais, como seus recursos naturais e capacidades territoriais, para um crescimento digital sustentável, para um posicionamento, inserção no mercado e representação internacional”.
Obra pioneira
Na visão dos pesquisadores, a Transformação Digital é um processo cada vez mais presente em todo o mundo, e que traz impactos significativos na sociedade, na economia e na política. Nesse sentido, é importante que governos de todas as esferas também estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem com a adoção de tecnologias inovadoras.
“Espera-se que esta obra possa contribuir para que pesquisadores, acadêmicos, profissionais da área de tecnologia ou gestores públicos, que trabalham com políticas digitais, avancem na construção de políticas públicas mais eficientes e eficazes na promoção da Transformação Digital nos Estados brasileiros”, expressou a coordenação geral da publicação.
Além da UNIFAP, participam da obra as instituições federais do: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Rio de Janeiro, Amapá, Rondônia e Goiás. Também são participantes do livro a Universidade de Brasília (UNB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
O livro publicado em formato de e-book está disponível para download: https://www.transformacaodigital.org
Siga nas redes sociais: @livro.transformacao.digital | https://www.facebook.com/RAGAInternacional
Colaboração de texto: Escritório Modelo Rádio e TV UNIFAP 2023.
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2023.
Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
· Facebook: https://www.facebook.com/radiounifapoficial
· Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
· WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/