Você está visualizando atualmente Discente do curso de Letras da UNIFAP lança conto sobre a Amazônia

Discente do curso de Letras da UNIFAP lança conto sobre a Amazônia

O conto faz parte de uma das 51 histórias escritas por autores nacionais

Acadêmico do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o escritor independente Gabriel Yared teve, recentemente, um de seus contos expostos na duologia “Depois do Fim”, publicada pela Editora Cartola. O conto se chama “Bem-vindos à Amazônia” e tem como cenário a cidade de Macapá várias décadas no futuro, quando um ataque nuclear, que encerrou a Terceira Guerra Mundial, devastou as principais cidades do Brasil.

“Quando vi meu nome na lista de selecionados para a duologia Depois do Fim, fiquei eufórico, pois foi o primeiro conto que submeti a uma avaliação. Seguindo com o processo, conheci escritores incríveis de todo o Brasil e nossos contos foram muito bem editados e revisados pela equipe da Cartola. O resultado disso é o lançamento dessa coletânea de contos pós-apocalípticos e bem diversos em dois volumes através de um financiamento coletivo que foi um sucesso”, comenta Gabriel.

A oportunidade de publicar o conto surgiu a partir da seleção em um edital da Cartola, que abre submissões de contos temáticos mensalmente, no qual pode se inscrever qualquer autor que escreva em língua portuguesa.

Sobre o conto, Yared explica: “Quando comecei a escrever, coloquei em mente que não queria apenas uma ficção científica que se passasse nessa ambientação, mas também um recorte da realidade que vivemos quanto amapaenses.”

Nesse sentido, o autor deu ênfase ao fato de que o Estado do Amapá não foi considerado suficientemente importante para ser alvo de uma das bombas nucleares, porém, depois da queda do governo brasileiro, o estado tornou-se um dos últimos lugares no mundo em que ainda há água potável. Sendo assim, o ponto central do conto é: o que farão os sobreviventes de Macapá quando se percebem alvo de um novo ataque, dessa vez de um governo sulista que os despreza.      

Gabriel garante que, apesar de ter sido escrito antes, a analogia sobre como os recursos naturais do Amapá são explorados por todo país, conforme é apresentado no conto, se encaixou perfeitamente no fato do apagão que ocorreu em novembro do ano passado, e que só foi noticiado com ênfase pela grande mídia após dias de completa incomunicabilidade.

“Como nortistas, é preciso que resistamos sempre e em vários aspectos para termos nossos direitos assegurados”, acrescenta.

Além do conto “Bem-vindos à Amazônia”, Gabriel também possui uma noveleta de terror chamada Bahum e participa mensalmente da antologia Romances Infelizes, produzida pela UmBerro Literário. Ambas estão disponíveis na Amazon. Há, ainda, a produção da revista digital Égua Literária, em parceria com outros escritores nortistas, e a publicação de um romance de fantasia sombria, que está sendo editado pela Editora Corvus.

Os dois volumes do livro “Depois do Fim” encontram-se disponíveis para venda no site da Editora Cartola, em:

https://livrariadacartola.com.br/produto/depois-do-fim/

https://livrariadacartola.com.br/produto/depois-do-fim-vol-2/

 

Colaboração de texto: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Supervisão: Prof. Dra. Roberta Scheibe

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: