Os novos alunos conheceram os espaços da Rádio, onde as atividades práticas do curso são realizadas.
A Rádio Universitária, pertencente a Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou na última sexta-feira (12) um momento de acolhimento e apresentação dos projetos vigentes nos espaços do prédio. Filiada à Empresa Brasil de Comunicações (EBC), a Rádio funciona desde 2010, ofertando estágios e bolsas através de processos seletivos.
Para Wallace Fonseca, calouro do curso de Jornalismo, é de suma importância ter acesso a todos os dispositivos que auxiliam no desenvolvimento e aprendizado da prática jornalística desde o início do curso. “A experiência foi ótima, inspiradora. Me deixou ansioso para manusear os aparelhos de rádio e TV”comentou. O aluno afirma, ainda, que pretende fazer parte da equipe futuramente.
Os calouros conheceram os espaços de produção, como estúdio de gravação e transmissão, sala de fotografia, e as salas onde funcionam os projetos de extensão. A recepção contou com a presença dos calouros, veteranos, bolsistas e estagiários, técnicos e do diretor da rádio.
O professor e diretor da Rádio Universitária, Paulo Giraldi, deu boas-vindas aos calouros e falou da alegria em recebê-los. “Para nós principalmente, esse é o momento oportuno para que nós possamos apresentar as atividades que toda a equipe desenvolve”, comentou Giraldi.
Letícia Amorim, também aluna do curso, passou pela experiência de estagiar na Rádio Universitária e conta que o seu tempo de atuação a incentivou a sair de sua zona de conforto e ampliar o olhar em relação à profissão. “Aos poucos fui pegando o gosto e quis aprender outras coisas também”, comentou a aluna. Letícia ainda acrescenta que passou “por uma experiência de estar estagiando em uma equipe onde tinha também a supervisão do professor, que tem toda uma didática, então passei de fato por uma experiência de aprendizado em que diariamente estava me aperfeiçoando”, finalizou.
“Desenvolver conteúdos para a rádio e televisão é uma oportunidade preciosa […] Quero deixar aberto o convite para que os nossos calouros e veteranos também participem dos projetos de extensão que nós temos, o Escritório Modelo e a TV Digital”, reforçou o professor.
É possível ainda que o aluno interessado participe e assista o trabalho durante o dia a dia da Rádio e após isso decida em qual função melhor se encaixa para colaborar.
Os acadêmicos interessados podem participar e até mesmo assistir ao trabalho desenvolvido pelas equipes no dia a dia da Rádio e, após isso, decidir em qual função melhor se encaixa para colaborar. Basta ir até o prédio, que está aberto das 8 às 18h, de segunda a sexta, no Campus Marco Zero.
Colaboração de texto: Amanda Isis (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.