Você está visualizando atualmente Filme “Cartografia Sentimental Tucuju” é exibido em cinema virtual do Paraná

Filme “Cartografia Sentimental Tucuju” é exibido em cinema virtual do Paraná

A produção amapaense foi contemplada pelo edital Pimpolho Sanches, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), garantindo fomento à programas, projetos e ações artísticas e culturais continuadas, através da lei Aldir Blanc.

O filme “Cartografia Sentimental Tucuju”, dirigido por Cleber Braga em parceria com o coletivo Tenebroso Crew, será exibido em cinema virtual do Paraná. O projeto é uma obra audiovisual experimental que propõe uma reflexão sobre a capital Macapá. Cleber iniciou seu trabalho em Curitiba no início dos anos 2000, quando criou o coletivo artístico “O Elenco de Ouro”, que chegou a fazer apresentações pela Europa e América Latina. Em 2016, chegou a Macapá para ser professor da Universidade Federal do Amapá, onde se deparou com uma cultura brasileira que até então desconhecia.

O Longa-metragem mostra a complexidade e diversidade da cultura macapaense. Com um enredo que conta com performances de diferentes artistas e agentes culturais locais, atravessando diferentes histórias a partir da conexão de um lugar autobiográfico e também amazônida, mais especificamente amapaense.

A exibição do audiovisual poderá ser acessada até o dia 18 de novembro através do canal oficial no YouTube do projeto Cartografia Sentimental Tucuju.

Foto/Imagem: Facebook Cartografia Sentimental Tucuju

O filme conta com participações de artistas amapaenses, entre eles: Mc Deeh, Pretogonista, Laura do Marabaixo, Maniva Venenosa, Banzeiro do Brilho-de-Fogo, Ana Caroline, Carla Antunes, Jones Barsou, entre outros. A trilha sonora é do músico macapaense Paulinho Bastos.

Outros artistas que participam do filme são Ana Caroline e Jones Barsou, da Casa Circo, primeiro grupo amapaense que participou do evento Palco Giratório do Sesc, viajando por todo país. Além dos artistas acima citados, houve também outra participação unifapiana neste projeto com a Professora Lylian Rodrigues do colegiado de Jornalismo.

O projeto foi realizado com fundos da Lei Aldir Blanc (SECULT/AP) e em parceria com o Programa de Cultura da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Foto/Imagem: Facebook Cartografia Sentimental Tucuju

O filme foi idealizado durante a pandemia e realizado em parceria com o coletivo audiovisual Tenebroso Crew. As gravações ocorreram no mês de julho de 2021, no espaço multicultural Céu das Artes de Macapá, seguindo todos os protocolos de segurança.

Foto/Imagem: Facebook Cartografia Sentimental Tucuju

Você pode conferir outras informações do longa-metragem no site oficial do Projeto e acessar ao filme na íntegra através da sala Virtual Vitória, no site do Cine Passeio: www.cinepasseio.org

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/