Você está visualizando atualmente Grupo DESCA abre vagas para aulas gratuitas sobre Educação Sexual infanto-juvenil

Grupo DESCA abre vagas para aulas gratuitas sobre Educação Sexual infanto-juvenil

O curso busca promover um diálogo claro e humanizado sobre a importância da educação sexual de crianças e adolescentes para o público geral com objetivo de informar e incentivar a proteção desses menores de predadores sexuais. 

O Grupo DESCA que promove discussões sobre temas que abordam a Educação sexual para crianças e adolescentes em suas lives no Instagram, a partir desta semana, abre inscrições para sua nova turma do Curso “Educação Sexual”. Organizado pelo do Psicólogo Felipe Boian e pelas acadêmicas de Psicologia e facilitadores do projeto, Inara Lopes e Amanda Karoline, o objetivo do curso é promover um diálogo sobre educação sexual através de diferentes temas que buscam abordar a própria sexualidade em si, de modo humanizado e sem tabus. Além disso, o curso busca a capacitação de pessoas para que possam desenvolver um diálogo saudável e livre de constrangimentos sobre a sexualidade com crianças e adolescentes. 

O tema que cerca a educação sexual ainda é pouco abordado pelos pais e pela escola, pois ainda é visto como um tabu na sociedade, a mediadora do curso, Inara Lopes, comentou que “é uma conversa necessária, mas que ainda não ocorre de forma naturalizada, não é comum ouvir pais falando sobre sexualidade, por exemplo”.  As crianças e adolescentes com a falta de informação sobre educação sexual podem acabar se tornando alvos fáceis de predadores sexuais, e casos assim tiveram grande aumento ano passado, durante a pandemia.

Segundo dados apresentados em uma cartilha pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), responsável pelo serviço Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em cerimônia em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, em 17 de Maio deste ano, mostrou que de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100. A cartilha também mostra, por exemplo, que o Disque 100 teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2020. Os registros corresponderam a 368.333 violações e incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual. 

Tendo isso em vista, o grupo DESCA vê nessa jornada de aulas uma oportunidade de fazer a diferença a respeito dessas estatísticas. E para além de apenas transmitir aprendizado e informação, a jornada de aulas também tem grande impacto positivo na vida das organizadoras, como comenta a acadêmica Inara Lopes: 

“Participar do DESCA é algo muito rico para nossa formação, nos leva a estudar mais sobre o assunto, a querer mudar nossa realidade e a querer melhorar cada vez mais e acaba por dizer o tipo de profissionais somos e que queremos ser. É uma experiência mais que acadêmica, é pessoal, porque desperta nossa sensibilidade e empatia enquanto pessoa.” E completa, “O Desca nasce a partir de uma inquietação, um incômodo. Não podemos mais permitir que a cultura da desinformação e da repressão continue fazendo vítimas, o nosso dever de alertar e proteger vai para além da área profissional, é uma missão escolhida para a vida.” 

O Grupo DESCA possui um público alvo bem abrangente para as suas aulas, voltado para todos aqueles que buscam aprender mais sobre do que se trata a educação sexual infantil e juvenil, na intenção de proteger as crianças e adolescentes através da educação. “Na última turma, por exemplo, tivermos professores, psicólogos, pais, estudantes, pessoas de diversas áreas de atuação”, comentou a mediadora Inara Lopes, e a Amanda Karoline completa: “Nossa missão é contribuir para a disseminação de informações importantes para a proteção dos menores. Queremos trazer com o curso orientações práticas e pontuais aos responsáveis sobre como tornar a sexualidade positiva e saudável, além da própria reflexão sobre a temática”. 

“Conheça quem compõem o grupo DESCA”. Foto/Imagem: @grupodesca_

O grupo pretende durante as aulas acolher as dúvidas, necessidades, medos e experiências dos alunos de forma dinâmica e humanizada. A temática de cada encontro é pré estabelecida, mas não é regra, segundo a organização. “Sentimos o movimento e a subjetividade de cada um e procuramos nos guiar a partir da escuta e da empatia. Dependendo da demanda do grupo, vamos adequando nossos materiais e proporcionando informações que sejam condizentes com a realidade da turma”, explica Amanda Karoline. 

Os encontros ocorrerão, assim como na primeira edição, de modo virtual através da plataforma Google Meet. Serão 4 encontros, com duração de uma hora e meia, a partir das 19 horas toda segunda-feira. O curso será gratuito e terá também certificado para os alunos ao final da conclusão do mesmo. As inscrições irão até sábado, 28 de agosto, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceDXOwP7-t77AzDtwvRLU_gStuz8hg0SZbWoPdY-NVXI2uvQ/viewform. Com previsão para o início do curso para o dia 06 de setembro. Participe!

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

 

Related Images: