Você está visualizando atualmente Novembro Azul: Macapá inicia programação voltada à saúde do homem

Novembro Azul: Macapá inicia programação voltada à saúde do homem

Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção, que, além de combater a doença, incentiva os homens a fazer exames preventivos regularmente.

O Novembro Azul é um movimento internacional que objetiva alertar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata — doença comum entre os homens com mais de 40 anos.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com o tumor. Mas a pior notícia é que a doença faz, aproximadamente, 15 mil vítimas fatais por ano. Segundo a Sociedade Brasileira, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata.

Foto/Imagem: Portal cristofoli

Sintomas e Diagnóstico

Os principais sintomas do câncer de próstata são:

• Dificuldade para urinar (por exemplo, demora para começar e terminar);
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Dor ao ejacular.

O diagnóstico precoce é fator fundamental para facilitar o tratamento e elevar as chances de cura, além de evitar possíveis efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos e radioterápicos. A maior parte dos casos de câncer de próstata costuma aparecer após os 55 anos. A orientação é que, após uma primeira avaliação com o médico, define-se quando é recomendado iniciar e repetir os exames — como o de toque retal e o PSA. Quem tem um histórico do tumor na família, por sua vez, precisa começar a fazer esse check-up antes, aos 45 anos, e voltar ao consultório uma vez por ano para continuar o acompanhamento.

A recomendação é que todos os homens — independentemente da idade — realizem consultas, pelo menos, uma vez por ano com um urologista.

Foto/Imagem: Instagram @prefeiturademacapa

Campanha para prevenção

Neste ano, a campanha também aborda a saúde dos homens de uma forma geral, jogando luz a outros problemas que podem acometê-los. Pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o tema do movimento é “Saúde Também É Papo de Homem”.

A Prefeitura de Macapá preparou um mês de ações de saúde voltadas ao homem como parte da campanha Novembro Azul. A abertura aconteceu na quinta-feira (4), na unidade básica de saúde (UBS) Marabaixo, de 8h às 14h. A programação Novembro Azul disponibiliza atendimentos de acolhimento, consultas médicas, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, acolhimento psicológico, massoterapia, auriculoterapia, orientador físico, exames de PSA e hemoglobina glicada.

Confira abaixo a programação completa:

08/11 – Ação em saúde do homem

Local: Mercado Central

18/11 – Ação em saúde do homem

Local: Horto Municipal

22/11 – Ação em saúde do homem

Local: Macapá Shopping

26/11 – Ação em saúde do homem

Local: Villa Nova Shopping

27/11 – Encerramento

Local: Ijoma

Horário: 8h às 12h

Para receber os atendimentos de saúde voltados para o público masculino será necessário a apresentação de um documento oficial com foto e cartão do SUS.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/