Você está visualizando atualmente Curso de arquitetura discute urbanização e vulnerabilidade socioambiental

Curso de arquitetura discute urbanização e vulnerabilidade socioambiental

 

Na noite de ontem, 06 de maio de 2021, aconteceu a palestra “Experiências de transformação em assentamentos precários e de qualificação urbano-ambiental” com o arquiteto-urbanista Marcos Boldarini. O evento foi uma iniciativa do projeto Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, ATAU, Projeto de Extensão Universitária da UNIFAP.  A palestra aconteceu de forma online, pelo canal do Youtube da ATAU, e contou com a participação da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do evento, Melissa Kikumi Matsunaga, e do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Oscarito Nascimento.

Marcos Boldarini é arquiteto e urbanista, titular do escritório Boldarini Arquitetos Associados, em São Paulo, e professor da Escola da Cidade, faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O palestrante apresentou alguns projetos e obras desenvolvidas no escritório. Destacam-se alguns projetos de urbanização de assentamentos precários geralmente associados à questão ambiental.

Dentre os principais projetos está o Cantinho do Céu, área periférica situada no extremo sul de São Paulo, onde grande parte da população vivia em condições precárias de infraestrutura e acessibilidade. O projeto de urbanização, elaborado para esses loteamentos irregulares que compõem o Cantinho do Céu, foi desenvolvido como alternativa a uma ação civil pública que determinava a desocupação da área.

“A ideia de trazê-lo como palestrante parte do objetivo de despertar nos estudantes outras possibilidades de atuação profissional orientadas para a melhoria dos assentamentos precários existentes nas nossas cidades”, comenta a coordenadora do projeto ATAU,  Profª Dra. Melissa Kikumi Matsunaga.

“O escritório Boldarini tem demonstrado que a urbanização de assentamentos precários e a produção de unidades habitacionais de interesse social vinculadas a políticas públicas existentes são de extrema importância na nossa sociedade, marcada pela grande desigualdade socioeconômica”, afirma a organizadora sobre a importância de trazer um profissional de êxito para a discussão.

O curso de Arquitetura e Urbanismo mantém desde 2016 o Projeto de Extensão Universitária “Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo”, ATAU, idealizado e coordenado pela Dra. Melissa. O projeto é viabilizado a partir do envolvimento dos acadêmicos, e presta assessoria técnica a famílias de baixa renda no município de Macapá.

O Projeto conta com responsabilidade e orientação técnica de docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP e envolve atividade projetual vertical, integrando acadêmicos em diferentes áreas do curso. A atividade aproxima os estudantes de arquitetura e urbanismo à experiência profissional, além de atender famílias de baixa renda que possuem direito à assistência técnica pública e gratuita.

Para mais informações acesse:

 http://www.instagram.com/atau_unifap/

www2.unifap.br/atau/

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Supervisão: Prof. Dra. Roberta Scheibe

 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: