Você está visualizando atualmente Pesquisadores da UNIFAP realizam a primeira etapa do projeto “Feridas Complexas e o Segmento de uma Linha de Cuidados”

A prática do projeto será entre os dias 23 de agosto à 08 de setembro.

Pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) realizam a primeira etapa do projeto do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), o projeto “Feridas complexas e o segmento de uma linha de cuidado: da capacitação da equipe à investigação dos determinantes sociais de saúde”.

A proposta do projeto é capacitar os profissionais da Atenção Primária a Saúde para construção da linha de cuidado em feridas do Município de Macapá/AP, disponibilizando conteúdos e tendências de atendimento e tecnologias para subsidiar a implementação da linha de cuidado com feridas de difícil cicatrização, fortalecendo a prática profissional de qualidade para o seguimento na atenção primária à saúde.

Existe a necessidade de geração de conhecimento no âmbito do SUS, através de instrumentos e conteúdo que serão trabalhados, visando promover o aprendizado e a aplicabilidade no município de Macapá, capital do estado do Amapá, haja visto que o quantitativo de pessoas que apresentam feridas de difícil cicatrização (denominadas feridas crônicas), responde ao contingente populacional de pessoas que possuem comorbidades, fatores preditivos para causar esses tipos de feridas.

Os participantes do projeto são profissionais de saúde do município Macapá, atuantes nos serviços de atenção primária à saúde e que atendem em especial as pessoas com feridas desta natureza.

Dentre os resultados esperados, está o lançamento de uma linha temática que se apresenta escassa na prática clínica do atendimento e do cuidado na atenção primária a saúde (APS) de pessoas com feridas crônicas no município de Macapá, a identificação e conhecimento de evidências das análises situacionais no atendimento dessas pessoas, bem como o saber e o fazer dos profissionais para implementar a linha de cuidado para essas pessoas.

O projeto conta com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem – COREN/AP, Grupo Técnico de Condições Crônicas representado; Universidade Federal Fluminense (UFF); da Secretaria do Estado de Saúde – SESA e Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA (Atenção Primária a Saúde), contemplando as coordenações do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Equipes da Atenção Básica (EAB), sendo que a primeira etapa foi realizada em junho de 2021 com a teoria e na semana de 23 de agosto a 8 de setembro estará sendo realizado a prática com a equipe SAD.

Colaboração de texto: Zenaide Castelo (Estagiária do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/