You are currently viewing Prêmio Professor Samuel Benchimol: Estão abertas as inscrições para a edição 2020/2021

Prêmio Professor Samuel Benchimol: Estão abertas as inscrições para a edição 2020/2021

O período de inscrições ocorre de 21 de junho à 19 de setembro.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol visa reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Instituído em 2004, a premiação conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Ação Pró-Amazônia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), e será divida em: “Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica” e “Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica”. 

A escolha do nome de Samuel Benchimol dignifica essa iniciativa. Em todas as suas publicações, Samuel defendeu a importância da Região Amazônica no contexto do desenvolvimento nacional e a necessidade do desenvolvimento sustentável, respeitando o que ele definiu como os quatro paradigmas fundamentais para o desenvolvimento da Amazônia: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.

Prêmio Professor Samuel Benchimol 2020/2021
Divulgação: Unifap Oficial

Para a edição 2020/2021, a categoria “Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica” terá uma premiação temática, denominada “Iniciativas para mitigação dos efeitos do Covid-19 na Amazônia”. Já o Prêmio do Banco da Amazônia pretende revelar o potencial de transformação da Região Amazônica através de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica.

Haverá também uma premiação honorífica que busca o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

O período de inscrições ocorre de 21 de junho à 19 de setembro de forma online através do link: http://amazonia.ibict.br/ e o julgamento dos prêmios será no dia 26/11/2021.

Público-alvo

  • Pessoas vinculadas a comunidade empresarial;
  • Instituições de representação sindical ou profissional;
  • Instituições universitárias ou de pesquisa sediadas no País ou no exterior;
  • Instituições públicas ou privadas com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia;
  • Instituições que tenham o objetivo de promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional;
  • Empresas públicas ou privadas com investimento na Região Amazônica; autônomos com atividades referentes à Região Amazônica.

As propostas podem ser apresentadas por pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas ao desenvolvimento da Região Amazônica.

Professor Samuel Benchimol
Imagem: internet

Samuel Isaac Benchimol foi um grande pensador da Amazônia. Sua morte abriu um grande vazio na reflexão sobre a região. Essa ausência levou o então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a estimular a discussão sobre o espaço continental amazônico e em 2003 idealizou o Prêmio Prof. Samuel Benchimol. Entre os objetivos principais do certame estava pensar a Amazônia em variadas dimensões, estimulando a criação e implementação de projetos para o desenvolvimento sustentável da região, visando o aumento da produtividade das empresas, exploração de recursos naturais sem impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida da sua população.

Saiba mais: http://www.unifap.br/premiacao-busca-revelar-novos-caminhos-sobre-desenvolvimento-sustentavel-da-regiao-amazonica/

 

Colaboração de texto: Diego Balieiro (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/