Você está visualizando atualmente Projeto Comprova lança programa de Educação Midiática para maiores de 50 anos

Projeto Comprova lança programa de Educação Midiática para maiores de 50 anos

O minicurso “MediaWise for Seniors”, é gratuito e busca ajudar o público da melhor idade a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, além de ensina-los a buscar fontes confiáveis, para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

O Projeto “Comprova”, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), juntamente com a organização sem fins lucrativos “Poynter Institute”, lançaram no Brasil do primeiro minicurso “MediaWise for Seniors”. Voltado para um público de maiores de 50 anos, o programa se trata de uma educação midiática desenvolvida pela iniciativa MediaWise, com o objetivo de ser uma ferramenta informativa que ajudará os alunos a distinguir fatos de boatos e orientar para a identificação de informações falsas compartilhadas nas plataformas digitais.

Com o slogan “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”, as aulas do minicurso serão conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do Media Wise no Brasil, e objetiva auxiliar na identificação de boatos e desinformação que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. O curso terá duração de 10 dias, e nesse período os participantes receberão lições diárias por WhatsApp com orientações para detectar conteúdos enganosos que circulam pela web, nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram.

Prático e fácil, cada lição pode ser conferida em 5 a 7 minutos e no final do curso os participantes estarão aptos a identificar conteúdos suspeitos, conseguirão fazer algumas verificações por conta própria e saberão lidar com muito mais discernimento com os conteúdos enganosos ou deliberadamente falsos com os quais lidamos cotidianamente, principalmente na plataforma de conversas instantâneas. O treinamento é gratuito e será realizado totalmente pelo WhatsApp, uma vez que o aplicativo segue sendo não apenas a plataforma de mensagens instantâneas mais usada pela população, como também dona de um formato que permite um acesso fácil e lúdico para os participantes.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o final do ano. Para se inscrever, a única exigência é que você tenha uma conta de WhatsApp e acessar ao site do projeto.

Para saber mais sobre verificação de conteúdos suspeitos que circulam em redes sociais, em aplicativos de mensagens ou por outras vias, consulte a página de Dicas do projeto Comprova e saiba como verificar conteúdos de diferentes formatos, e mais importante: não espalhar desinformação na Internet.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo link de WhatsApp do Comprova ou pelo e-mail do projeto: comprova@abraji.org.br.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/