A pesquisa busca sondar artistas amapaenses através de cadastro de forma online
O Projeto Laboratório de Acessibilidade Cultural – LABAC está realizando um levantamento dos artistas com deficiência, através do formulário de Cadastro de Artistas com Deficiência – PcD. A ação extensionista é uma realização do Curso de Teatro da UNIFAP, e objetiva instigar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à cultura no município de Macapá, em específico na área de Acessibilidade Cultural, de artistas amapaenses com deficiência.
“A intenção desse cadastro é mapear quem são as pessoas com deficiência que são artistas no estado, para darmos visibilidade e criar eventos em conjunto, como festivais, e contribuir com essas informações com o poder público e fomentar políticas públicas de cultura na área de acessibilidade cultural”, afirma o Prof. Dr. Emerson de Paula, coordenador do Laboratório de Acessibilidade Cultural – LABAC e docente do curso de licenciatura em Teatro – Unifap.
O objetivo do LABAC é analisar de forma teórica e prática a Arte/Educação como linguagem capaz de contribuir para a Acessibilidade Cultural em espaços culturais para pessoas com algum tipo de deficiência, usando a potencialidade da linguagem teatral como estimuladora artística às pessoas com deficiência, construindo metodologias e materiais.
“O laboratório de acessibilidade cultural acontece desde 2017, com e para pessoas com deficiência e realiza várias ações como: trabalho com pessoas surdas e pessoas cegas, envolvendo em ações de teatro. Neste momento de pandemia estamos trabalhando, além do grupo de estudos, com a questão do cadastro artístico e com os projetos que vamos começar a trabalhar, ainda de teatro, para pessoas com deficiência de forma online”, comenta o coordenador.
Se você é um/uma Artista que possui alguma deficiência, cadastre-se através do formulário abaixo:
https://forms.gle/MaWDfCSpUfWTjb9Z6
Para mais informações, acesse:
www.instagram.com/labac.unifap/
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Supervisão: Prof. Dra. Roberta Scheibe
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.