You are currently viewing “Literaturas do Norte” abre inscrições para curso de extensão

“Literaturas do Norte” abre inscrições para curso de extensão

São ofertadas 250 vagas e o início das aulas está previsto para o mês de novembro. 

O Grupo de Pesquisa e Extensão Literaturas do Norte: vozes e escritas da Amazônia iniciou nesta quarta-feira, 22, as inscrições para o curso de extensão realizado através do Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento e Idiomas (PROFID). São mais de 250 vagas ofertadas pelo Departamento de Letras e Artes (DEPLA), em parceria com os cursos de Letras Inglês, Francês e Português (EaD).

O curso possui carga horária de 180h, com direito a certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC). As aulas acontecerão virtualmente nos meses de novembro e dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022, transmitidas pelo perfil do projeto na plataforma YouTube. Para participar, basta acessar o formulário de inscrição até o dia 24 de setembro e anexar a documentação exigida no edital. 

“Foto/Imagem: site Literaturas do Norte”. 

O professor e mestre do curso de Letras – Português/Inglês, Marcos Paulo Torres, relata que já no primeiro dia o número de inscrições foi alto. “De início, planejávamos que pudéssemos atender a duas turmas de 30 alunos, em dois semestres de oferta, mas nessa nova condição acabamos aumentando um cadinho esse número… ao invés de 30, abrimos edital ofertando 25o vagas em cada semestre. Findo o primeiro dia de inscrição, já quase atingimos a quantidade de vagas da primeira turma! Esperávamos que a procura fosse grande porque nosso público-alvo é bastante plural […]”, relata o professor.

O grupo de pesquisa nasceu a partir de uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas Pós-Coloniais (NePC), em conjunto com os colegiados dos cursos de Letras da universidade. Dentre os objetivos do projeto, temos a promoção de debates sobre os recortes históricos, rurais e urbanos da literatura nortista e do mercado literário da região, o incentivo da produção e circulação de livros entre a população, sejam eles literários ou didáticos, e a fomentação da pesquisa em relação ao assunto entre estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na área. 

“Desde o ano de 2020 ele [o projeto] vinha sendo pensado, maturado, até chegar nesse formato em que se oferece. A pandemia acabou por nos apresentar outras propostas e potencialidades de atuação, podendo, inclusive, atender a um público maior do que pensávamos. Também nos permitindo chegar a outras cidades do estado, como Oiapoque, Vitória do Jari e Jaranjal do Jari”, comenta Marcos Paulo. 

O curso objetiva promover o interesse e a pesquisa acerca das literaturas produzidas na região norte do país, levando assim a capacitação, aprofundamento e atualização de conhecimento do público-alvo, através dos estudos sobre a identidade e cultura. Segundo Marcos Paulo, qualquer pessoa pode se inscrever, visto que seria impossível promover um diálogo e atingir os objetivos propostos se limitassem o curso a um público restrito. 

“O Literaturas do Norte é para todos, que a Amazônia não é única, é plural em sua essência, em seu imaginário e em suas cores, assim como plural é seu povo”, finaliza. 

Para mais informações, confira o site do projeto de extensão, onde consta o edital de abertura de inscrição do curso.

 

Colaboração de texto: Amanda Isis (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/