Você está visualizando atualmente Literaturas do Norte dá continuidade aos encontros virtuais do curso “Vozes e Escritas da Amazônia”

A Aula 6 da disciplina de Literaturas Indígenas conta com os professores Ms. Marcos Paulo Torres Pereira e Dr. David Junior de Souza Silva (UNIFAP), além da participação de autores indígenas e palestra com Marinete Tukano.

Dando continuidade a programação do curso de extensão Literaturas do Norte – Vozes e Escritas da Amazônia, do grupo de pesquisa e extensão Literaturas do Norte, acontecem nos dias 06, 07 e 08 de abril os encontros da disciplina de Literaturas Indígenas, com os professores Ms. Marcos Paulo Torres Pereira e Dr. David Junior de Souza Silva (UNIFAP). O evento conta com participação especial dos autores Indígenas Ariabo Kezo e Bruna Karipuna, além de ter como palestrante Marinete Tukano.

O grupo Literaturas do Norte tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da identidade, história, cultura e estudo de autores, grupos e/ou agremiações literárias e de obras referenciais produzidas na região norte, em específico com a nova disciplina, que visa aprofundar a aprendizagem dos alunos no campo da literatura indígena, pouco explorada no Brasil.

Sobre os Convidados

ARIABO KEZO

Luciano Ariabo Kezo é escritor, artista plástico e um grande guerreiro na defesa dos direitos dos povos indígenas brasileiros. Autor do livro de contos “NÓS: Uma antologia de literatura indígena – Histórias tradicionais e de origem” , ele escreve sobre as várias formas de existência da literatura em seu povo e reflete sobre o que seria uma literatura indígena.

Bruna Karipuna

Bruna dos Santos Almeida é participante da etnia Karipuna e atualmente discente do mestrado em Letras, na Universidade Federal do Amapá. É autora e ilustradora nas obras  “Turé dos povos indígenas do Oiapoque” e “UASEI – O livro do açaí“.

Marinete Tukano

Marinete Almeida, do povo Tukano, é originária da região do Alto Rio Negro e é integrante da Associação das Artesãs Indígenas em Manaus da Amazônia e também da Makira-Êta Rede Estadual de Mulheres Indígenas do Amazonas.

O encontro será virtual e é destinado aos alunos da disciplina apresentada, bem como para toda comunidade acadêmica e geral. Você pode assistir online através do canal oficial do Literaturas do Norte. Para mais informações, acompanhe o grupo nas redes sociais

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/