Você está visualizando atualmente Literaturas Norte abre aula nova com disciplina voltada para Literaturas Indígenas

Literaturas Norte abre aula nova com disciplina voltada para Literaturas Indígenas

O grupo de extensão terá como convidados especiais, escritores indígenas que são autores de literatura indígena contemporânea.

Acontece entre os dias 30 de Março e 01 de Abril a aula inaugural da nova disciplina do grupo de pesquisa e extensão Literaturas do Norte, intitulada “Literaturas Indígenas“. 

A disciplina faz parte da programação de aulas do semestre 2021.01 do grupo que tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca de sua identidade, história, cultura e estudo de autores, grupos e/ou agremiações literárias e de obras referenciais produzidas na região. Participarão do encontro como convidadas especiais as escritoras Auritha Tabajara, Lucia Morais Tucuju e o também escritor Casé Tupinambá.

O Literaturas do Norte é uma iniciativa vinculada ao Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (PROFID). 

Auritha Tabajara

Auritha Tabajara, é escritora indígena, poeta e contadora de histórias, conhecida nacionalmente por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. É autora do livro “Coração na Aldeia, Pés no Mundo”, que conta a trajetória da artista, os desafios de ser mulher, os preconceitos enfrentados por ser indígena e lésbica, a separação da aldeia, a vivência na cidade e muito mais, e do cordel “Toda luta, a história e a tradição de um povo”, no qual fala sobre a história e as tradições do povo Tabajara e Magistério Indígena em Verso e Poesia, que foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará. 

Lucia Morais Tucuju 

Lucia Morais é de origem indígena do povo Tucuju, aqui do Amapá, e atua como professora, atriz, narradora de histórias, mediadora de leitura, psicopedagoga, escritora e especialista em literatura infantil e juvenil. Sua obra literária “Tucumã”, traz poesias que enaltecem os povos originários e descreve a beleza única da natureza Amazônica e suas lendas. A obra é inspirada nos contos de infância que ouvia de sua avó, quando era criança. 

A autora também é ativista de Bibliotecas Comunitárias no RJ, idealizadora de projetos de Leitura, como o Livro Bate a Sua Porta. Como atriz, atuou com monólogo no Espetáculo Arandu Lendas Amazônicas, patrocinado pelo Banco do Brasil, em cartaz nos CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. 

Casé Tupinambá

Casé é indígena e morador da Aldeia Gwarini Taba Atã – Território Tupinambá de Olivença. Historiador e Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, é autor dos livros “Nem tudo era italiano e pobreza” , “Identidade Urbana e Globalização – A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP”, co-autor do artigo “ Protagonistas Indígenas: (re(existências indígenas e indignidades”, com Ayara Tupinambá (Vanessa Rodrigues dos Santos), e atualmente participa da Cátedra Indígena-LEER e do projetos índios no Brasil, coordenado pelos Professores Dr. Guilherme Assis de Almeida e Maria Luiza Tucci Carneiro.

A aula acontece de maneira virtual, através do canal oficial no YouTube do Literaturas do Norte. Para mais informações, acompanhe o grupo nas redes sociais

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: