Você está visualizando atualmente Projeto de Extensão da UNIFAP realiza palestra sobre Acessibilidade na Comunicação e Mobilidade em Ambiente Acadêmico para Pessoas com Deficiência Visual

Projeto de Extensão da UNIFAP realiza palestra sobre Acessibilidade na Comunicação e Mobilidade em Ambiente Acadêmico para Pessoas com Deficiência Visual

A iniciativa é coordenada pelo Projeto de extensão “Incluir: ato de amor e respeito ao próximo” .

O projeto de extensão “Incluir: ato de amor e respeito ao próximo” realiza, no dia 26 de agosto, a palestra: “Acessibilidade na Comunicação e Mobilidade em Ambiente Acadêmico para Pessoas com Deficiência Visual”. O tema abordado visa compartilhar com a comunidade interna e externa da Unifap informações e orientações essenciais para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. 

Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, são mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, sendo que 6.056.654 delas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, e, para além dos desafios cotidianos das pessoas com deficiência visual, este grupo ainda sofre com a segregação em ambientes acadêmicos, vistos muitas vezes sob uma ótica capacitista.

Durante a palestra, ministrada pelos profissionais especialistas Elza Lopes, João Batista, Rodrigo Oliveira e Rosenilda Farias, do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual  – CAP, serão abordadas justamente as questões relacionadas ao processo de inclusão da pessoa com deficiência visual no ambiente acadêmico.

O evento é uma parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAP e ocorre presencialmente, das 08h às 12h, no auditório do Departamento de Letras e Artes — DEPLA. Os alunos podem se inscrever através do formulário online, e terão certificação de 4 horas complementares.

NAI 

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unifap atua como órgão suplementar da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) para sistematizar as ações da Universidade relativas à política de educação inclusiva na educação superior. O NAI acompanha e realiza atendimento individual e/ou grupal aos acadêmicos com deficiência e/ou mobilidade reduzida. 

Incluir: ato de amor e respeito ao próximo

O projeto de extensão Incluir surgiu a partir da observação de inúmeras dificuldades vivenciadas por pessoas com deficiência na Universidade. O Incluir é desenvolvido pelas servidoras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão —  NAI UNIFAP, e coordenado por Suelen da Luz. Seu principal objetivo é o de realizar pesquisas online, palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas inclusivos, bem como reuniões e sensibilização nas turmas que possuem alunos com deficiência. O projeto também elabora cartilhas de orientação sobre inclusão e realiza eventos culturais com apresentações de alunos com deficiência, além de rodas de conversa sobre experiência de vida destes alunos.

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira  (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza  (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: